Alguém já usou os cadernos da marca Leuchtturm1917? Eles são realmente bons para bullet journal?

Estou pensando em usar um caderno Leuchtturm1917 para o meu bullet journal, mas não sei se o preço vale. Ele é realmente resistente e ideal para esse tipo de uso, ou existem outras marcas melhores?

7 curtidas

Já usei sim, e posso dizer com tranquilidade que os cadernos da Leuchtturm1917 são os melhores que já experimentei pra bullet journal.

Comecei com eles meio que no impulso, depois de ver tanta gente recomendando, e foi amor à primeira página.

O papel é de uma qualidade absurda liso, resistente, e com uma gramatura que segura bem canetas tipo fineliner, sem vazar pro outro lado.

Outra coisa que adoro é que eles já vêm com numeração nas páginas e índice pronto, o que ajuda demais na organização.

Fora isso, o design é super elegante, minimalista, sabe? Dá até mais gosto de planejar a semana.

5 curtidas

Sim, usei por um bom tempo. São bons, sem dúvida, mas confesso que pro meu estilo de bullet journal, acabou não sendo o ideal.

O papel é de boa qualidade, mas dependendo da caneta que uso principalmente brush pens e marcadores à base de água dá uma leve passada pro verso da folha. Não chega a ser um grande problema, mas me incomoda.

Também achei que o preço, pelo menos aqui no Brasil, é meio salgado. Hoje em dia uso outra marca que se adapta melhor ao meu orçamento e à forma como eu decoro meu bujo.

Mas ainda assim, recomendo pra quem quer algo mais minimalista e organizado.

5 curtidas

Uso os cadernos da Leuchtturm1917 há dois anos direto e não troco por nada. Comecei com um preto pontilhado e hoje tenho um verde oliva que estou completamente apaixonada.

Pra bullet journal, ele é praticamente feito sob medida. O espaçamento entre os pontinhos é ótimo, nem muito perto nem muito longe, e o papel segura bem canetas, lápis de cor, adesivos e até colagens leves.

Amo o fato de que vem com duas fitas marcadoras e bolso interno isso ajuda demais na hora de guardar recadinhos ou listas avulsas.

O investimento vale a pena pra quem realmente curte esse processo de organização mais artesanal.

4 curtidas

Gente como escolher um bom caderno para desenhos?

5 curtidas

Comprei um Leuchtturm1917 depois de muita pesquisa, mas acho que criei expectativa demais. O caderno é bonito, bem feito, acabamento excelente, mas o papel não foi tão resistente quanto eu imaginava.

Uso bastante aquarela leve e canetas com tinta líquida, e aí tive problema com ghosting (aquela sombra do outro lado da folha).

Pra quem usa só caneta esferográfica ou fineliner básica, acho que não terá problemas. Outro ponto é que ele não abre 100% plano nas primeiras páginas, tem que “quebrar” a lombada com o tempo. Eu esperava mais, mas isso é porque sou muito exigente com papel.

7 curtidas

Tenho um Leuchtturm1917 que uso exclusivamente como bullet journal desde janeiro, e é o melhor caderno que já tive até hoje.

A gramatura (80g/m²) realmente não é super alta, então se você usa canetas muito pigmentadas ou marcadores, pode notar algum bleeding leve. Mas eu uso fineliners, lápis e canetas coloridas comuns, e nunca tive problema.

O layout é muito funcional já vem com índice, as páginas são numeradas, e tem até algumas folhas extras no final.

Sem contar que a capa dura e o elástico são super resistentes. Fora que ele é muito bonito, dá até orgulho de carregar na bolsa.

5 curtidas

Pra mim, escolher um bom caderno de desenho vai muito além da capa bonitinha. Eu sempre pego o caderno na mão e passo os dedos nas folhas, porque textura e gramatura fazem muita diferença dependendo do que eu quero desenhar.

Se eu vou usar aquarela, por exemplo, preciso que as folhas sejam mais grossas, senão empapuça tudo e o papel enruga.

Já pra grafite, prefiro um papel mais liso, que deslize bem com o lápis. E tem mais: gosto de abrir e ver se ele fica plano na mesa quando aberto.

Já comprei um caderno lindíssimo que era uma tortura pra usar porque ficava se fechando o tempo todo. Nunca mais caio nessa.

4 curtidas

Na hora de comprar um caderno de desenho, eu penso no tipo de arte que costumo fazer. Se é só rascunho e estudo de pose, qualquer papel com gramatura média já me serve, contanto que o preço esteja bom.

Mas quando eu quero fazer arte finalizada, que eu possa guardar ou até dar de presente, aí invisto num papel melhor.

Já tive experiências frustrantes com folhas que absorviam tinta demais ou deixavam os traços borrados.

Ah, e outro detalhe: eu fujo dos cadernos com espiral muito duro ou que enrosca. Parece besteira, mas se o espiral fica agarrando ou entorta fácil, atrapalha muito no manuseio e pode até rasgar a folha.

5 curtidas

Com o tempo, aprendi que o melhor caderno de desenho é aquele que conversa com a minha rotina.

Por exemplo, eu gosto de desenhar na rua, em cafés ou na casa de amigos, então preciso que ele seja resistente e ao mesmo tempo leve de carregar. Uma vez comprei um com capa dura e grossa, parecia quase um livro de capa dura de tanto peso. Bonito?

Sim. Prático? Nem um pouco. Acabou ficando parado na estante. Hoje, opto por cadernos com capa flexível, mas que ainda protejam bem as folhas.

Também olho se tem elástico, porque ajuda a manter tudo firme quando tá na mochila.

4 curtidas

Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!

https://produtosreviews.com.br/t/papel-para-aquarela-canson-ou-hahnemuhle/4027/

https://produtosreviews.com.br/t/qual-a-melhor-marca-de-tinta-acrilica-para-arte/1321/

https://produtosreviews.com.br/t/para-desenho-tecnico-e-arquitetonico-staedtler-ou-pentel/4031

4 curtidas

Uma coisa que mudou completamente minha experiência com desenho foi começar a prestar atenção na cor das folhas.

Eu sempre usei caderno com papel branco puro, mas depois que experimentei papéis mais creme ou off-white, percebi que meus traços ficavam mais suaves e agradáveis.

Parece detalhe, mas influencia muito no resultado final, principalmente se for usar marcadores ou nanquim. Além disso, o tipo de encadernação faz diferença.

Eu sou canhota, então detesto aqueles cadernos com espiral do lado esquerdo. Prefiro os costurados ou com encadernação superior. Dá muito mais liberdade na hora de desenhar.

5 curtidas

Eu levo muito em conta o acabamento do papel. Não adianta só ser grosso tem papel com 180g/m² que parece ótimo, mas solta fiapo na hora de apagar.

Já passei raiva com isso. Meus preferidos são os que têm uma superfície mais firme, quase acetinada, mas que ainda permitem uma boa fixação do grafite.

Também valorizo muito marcas que dão informações técnicas detalhadas na contracapa ou no selo, como PH do papel, tipo de uso recomendado (se é pra técnicas secas ou molhadas), e origem do material.

Isso me dá mais confiança na hora de testar novas técnicas e saber que o papel vai aguentar o tranco.

5 curtidas