Alguém tem experiência com os cadernos da Tilibra e Jandaia? Qual vale mais a pena?

Estou comprando cadernos para o próximo semestre e não sei qual dessas marcas escolher. Tilibra tem mais variedade de capas, mas Jandaia parece ter um acabamento melhor. O que acham?

7 curtidas

Olha, eu já usei os dois por bastante tempo, tanto na escola quanto na faculdade, e sinceramente acho que depende do que você procura.

A Tilibra tem uma qualidade de papel muito boa, principalmente nas linhas mais “premium”, tipo a linha Académie ou a Capricho.

As folhas são mais grossas, então não vaza caneta fácil, e os cadernos duram bastante mesmo com o uso diário pesado.

Já a Jandaia eu usava mais no ensino médio, e os modelos eram sempre muito bonitos, com capas criativas, mas eu sentia que o papel era mais fino e às vezes a folha soltava da espiral com o tempo. Se for pra anotar bastante e usar caneta, eu iria de Tilibra.

5 curtidas

Pra mim a Jandaia vale mais a pena pelo custo-benefício. Eu tô na faculdade, compro vários cadernos por semestre porque faço muitas anotações, e a diferença de preço às vezes pesa.

Já usei Tilibra e gostei, mas quando fui comparar, vi que por um valor mais em conta a Jandaia entregava quase tudo que eu precisava.

Claro, tem algumas linhas da Jandaia que são mais simples, e aí a folha pode ser mais fina mesmo, mas se você pegar aquelas edições temáticas ou universitárias, costuma vir com folhas decoradas, espaço pra resumo, cronograma, etc.

Eu gosto também do fato de que as capas da Jandaia são muito estilosas.

5 curtidas

Eu sou apaixonada por papelaria e sempre experimento marcas diferentes. Já testei vários modelos da Tilibra e da Jandaia, e sinceramente, acho que a Tilibra é um pouco mais consistente em qualidade.

A espiral é mais firme, as folhas são mais grossas e não ficam dobrando fácil. Sem contar que eles têm uma variedade de layouts internos que eu amo, tipo folhas com divisória, adesivos funcionais e até checklist em algumas edições.

A Jandaia tem umas capas lindas, isso não dá pra negar, mas em relação ao miolo, às vezes sinto que falta um cuidado maior. Então, no meu caso, Tilibra ganha.

4 curtidas

Gente como saber se o caderno é bom?

5 curtidas

Eu sempre usei Jandaia e nunca tive grandes problemas. As folhas são boas, a diagramação interna me agrada e a durabilidade é ok.

Mas no último semestre resolvi comprar um Tilibra mais por curiosidade, e sinceramente, senti a diferença.

O acabamento é mais refinado, a folha segura melhor a tinta da caneta, e o caderno em si aguenta mais o tranco do dia a dia na mochila.

Acho que a Tilibra tem um padrão de qualidade mais alto. Hoje, prefiro investir um pouco mais num Tilibra do que economizar e acabar tendo que trocar de caderno no meio do semestre.

4 curtidas

Meu filho tá no ensino fundamental e já testamos os dois. A Jandaia tem umas linhas infantis com temas de personagens que ele ama, tipo super-heróis, dinossauros e coisas do tipo.

Mas o que me incomodou foi que algumas folhas começaram a soltar da espiral depois de poucas semanas.

Esse ano compramos Tilibra (linha Académie Kids) e foi outra história: o caderno se manteve firme até o final do ano letivo, e as folhas pareciam mais resistentes.

Pra quem tem criança que carrega caderno pra lá e pra cá, eu acho que a Tilibra vale mais a pena, mesmo sendo um pouco mais cara.

5 curtidas

Já usei muito os dois, principalmente durante o cursinho. A Jandaia eu comprava porque era mais barata e tinha umas capas muito bonitas, mas a folha deixava a desejar, principalmente quando eu usava marca-texto ou caneta gel.

Manchava do outro lado e me incomodava. Quando troquei pra Tilibra, senti uma diferença grande na qualidade do papel.

Além disso, eles têm umas divisórias que são super úteis pra separar matérias. Hoje em dia, só uso Tilibra mesmo. Pra mim, é mais confiável e durável.

7 curtidas

Pra mim, qualidade de caderno vai muito além da capa bonitinha. Eu aprendi isso depois de comprar um caderno super estiloso, mas que me irritou demais por dentro. Hoje em dia, eu sempre olho primeiro a gramatura das folhas sério, faz diferença demais.

Se a folha é muito fina, qualquer caneta que você usar vai vazar pro outro lado, e isso me dá nos nervos. Eu gosto de escrever com caneta preta, ponta 0.7, e se o papel for fraquinho, já era, mancha tudo. Outra coisa é o tipo da espiral.

Tem uns cadernos que começam a soltar a espiral depois de umas semanas na mochila, aí as folhas começam a cair, amassar, um caos.

Quando o caderno é bom mesmo, ele aguenta o tranco do dia a dia, seja na bolsa, no transporte, no abre-e-fecha da aula.

5 curtidas

Eu costumo pegar o caderno na mão e virar as páginas como se estivesse folheando um livro. Se a folha rasga fácil ou se o papel é muito áspero, eu já descarto.

Também dou uma olhada na encadernação se a espiral tá bem presa, se não tem pontinha solta que enrosca nas roupas ou no estojo. Uma vez comprei um caderno que parecia ótimo, mas a cola do miolo era ruim e as páginas começaram a soltar no meio do semestre.

Horrível. Desde então, eu só compro cadernos de marcas que já usei e que sei que entregam algo durável.

E sim, eu passo a mão na folha pra sentir a textura! Papel bom tem uma maciez, parece bobeira, mas dá outra experiência na hora de escrever.

4 curtidas

Acho que a melhor forma de saber se o caderno é bom é lembrar do que já deu errado. Por exemplo: eu comprei um caderno lindo, com capa dura, arte gráfica perfeita, mas o papel era tão fino que até lápis fantasma aparecia do outro lado da folha.

Foi péssimo, parecia que eu tava escrevendo em guardanapo. Agora eu sempre procuro a especificação da gramatura (pelo menos 90g/m² é ideal pra mim) e também vejo se tem aquela folha de apoio pra evitar marcações.

Ah, e uma coisa que eu valorizo muito: índice no começo e divisórias resistentes. Se o caderno tem tudo isso, é sinal de que a marca se preocupou com a usabilidade real e não só com o visual.

5 curtidas

Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu costumo escrever bastante, principalmente durante as aulas, então pra mim o caderno precisa ter resistência. Uma coisa que eu sempre confiro é o miolo: se ele é colado ou costurado.

Os colados geralmente arrebentam depois de um tempo, e aí a gente fica com um monte de folhas soltas.

Também vejo se a capa é impermeável já derrubei água no meu estojo e o caderno que tava junto se salvou por causa disso.

A folha também precisa ter boa absorção de tinta, senão borra tudo. Já passei raiva com caderno baratinho que não segura nem marca-texto. Então, mesmo que o preço seja tentador, hoje eu invisto um pouco mais e escolho com calma.

5 curtidas

Sempre que vou comprar um caderno novo, eu passo uns bons minutos analisando ele na papelaria. Começo abrindo, vendo se ele fica plano na mesa quando aberto, porque se ficar voltando sozinho, já sei que vai ser uma luta na hora de escrever.

Depois, dou uma olhada no acabamento geral: como a capa foi colada, se a espiral é bem ajustada, se as folhas estão retinhas.

E também, claro, escrevo uma palavrinha com a caneta de teste da loja, só pra ver se a folha aguenta.

Se a tinta espalhar demais ou marcar atrás, eu já deixo de lado. Aprendi que caderno bom facilita a vida, e não o contrário.

5 curtidas