Sempre ouvi falar que Winsor & Newton é top de linha, principalmente em aquarela e tinta a óleo. Mas será que faz tanta diferença no resultado?
Olha, eu pintei com marcas mais acessíveis por anos e sempre achei que dava pra chegar num bom resultado com elas.
Mas um dia resolvi investir numa caixa de aquarela da Winsor & Newton Professional e, sério, foi um divisor de águas.
A intensidade da cor, a forma como os pigmentos se misturam, até a maneira como a tinta se comporta na água… tudo muda!
Não é que outras marcas sejam ruins, mas a W&N tem uma qualidade tão estável que você sente mais confiança em cada pincelada. Se você pinta com frequência ou vende seus trabalhos, vale cada centavo.
Sinceramente? Eu comprei uma bisnaga de tinta a óleo da Winsor & Newton pra testar, meio no susto, e fiquei bem surpresa.
A cobertura é absurda, e o tempo de secagem é mais controlado, o que me ajuda a fazer camadas melhores.
No começo achei que era só “nome de grife”, mas percebi que o rendimento dela também compensa: um pouco de tinta vai muito mais longe que as mais baratas que eu usava.
Claro, não é uma marca obrigatória pra todo mundo, mas faz diferença, sim principalmente se você já tem certa prática.
Eu sou estudante de arquitetura e uso aquarela mais pra ilustração técnica, então nunca investi muito. Mas outro dia testei a linha Cotman (que é a aquarela mais “de entrada” da Winsor & Newton) e mesmo assim senti diferença!
As cores são mais vivas, e achei que elas secam mais uniforme, sem aquelas manchas chatas. Acredito que a linha profissional deve ser ainda melhor.
Pra quem tá começando ou faz mais como hobby, talvez não seja essencial, mas quem busca mais controle e fidelidade de cor vai notar, sim, diferença.
Gente como saber se a aquarela é boa?
Eu pinto com tinta a óleo há mais de 10 anos, já passei por várias marcas e posso dizer com convicção: Winsor & Newton é confiável e consistente.
As cores são puras, e eles têm uma gama excelente de pigmentos. Uma vez tentei economizar comprando uma marca mais barata e tive problemas com craquelamento da pintura com o tempo.
Nunca tive esse tipo de dor de cabeça com a W&N. Pode parecer caro, mas pra trabalhos mais sérios e especialmente se você vende quadros a durabilidade e estabilidade da tinta fazem muita diferença.
Olha, pra mim, a diferença existe, mas não é milagrosa. Eu uso tanto Winsor & Newton quanto outras marcas boas, tipo Van Gogh ou Sennelier, e dependendo do tipo de papel, da técnica e até do clima do dia, o resultado final pode ser bem semelhante.
Agora, se você for comparar com marcas muito baratinhas, aí sim a Winsor se destaca. Mas acho que a diferença maior aparece mais na sensação de pintar, no controle e na fidelidade das cores, do que no visual final da obra em si.
Já aconteceu comigo de comprar uma aquarela bem baratinha e não conseguir de jeito nenhum fazer um degradê bonito ou manter a transparência da cor.
Depois que comprei algumas pastilhas profissionais da Winsor & Newton, foi como se as portas do paraíso artístico se abrissem.
As cores fluem muito melhor, e é mais fácil controlar a intensidade do pigmento. Claro que isso não substitui técnica, mas ajuda muito. Às vezes, a gente acha que tá errando no traço, e o problema tá na tinta mesmo.
Pra mim, escolher uma boa aquarela foi quase como escolher um vinho: precisa testar, comparar e ver o que agrada seu gosto pessoal.
Eu comecei com aquelas escolares mesmo, super básicas, mas logo percebi que elas não davam conta do que eu queria.
Fui pesquisar e descobri que aquarelas com pigmentação mais forte e alta transparência fazem uma diferença absurda no resultado final.
Hoje uso Winsor & Newton Cotman pro dia a dia e a linha profissional quando quero algo mais elaborado. Ah, e outra coisa: prefiro pastilhas a tubos, mas isso vai muito de como você gosta de pintar. Testar é a chave.
Na minha experiência, a escolha da aquarela tem muito a ver com o seu momento como artista. Quando eu tava começando, fui direto nas marcas baratinhas achando que era tudo igual…
Que engano! A diferença na qualidade do pigmento e na forma como a tinta reage com a água é gritante. Depois que testei uma da marca Sennelier, minha cabeça explodiu!
As cores são vibrantes, o fluxo é suave, e ela se mistura lindamente. Então meu conselho é: se puder, invista em pelo menos uma caixinha de qualidade intermediária. Você vai sentir a diferença na hora.
Eu aprendi na marra que aquarela boa não é só a mais cara. Já gastei dinheiro em marcas que todo mundo falava bem, mas que não se adaptaram ao meu jeito de pintar.
A dica que dou é: preste atenção na transparência da tinta, na pigmentação (se ela fica forte com pouca água) e na durabilidade no papel.
Também levo em consideração se ela mancha ou levanta fácil. Hoje sou apaixonada pela Van Gogh, que é uma linha intermediária da Royal Talens.
Tem um ótimo custo-benefício e me atende super bem tanto em estudos quanto em ilustrações mais caprichadas.
Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!
Quando fui escolher minha aquarela, fiz um comparativo que me ajudou muito. Peguei amostras de diferentes marcas e pintei as mesmas formas com as mesmas quantidades de água e pigmento.
Aí analisei secagem, intensidade da cor, granulação e até o cheiro (sim, algumas fedem!). Percebi que algumas marcas tinham pigmento super fraco, outras ficavam opacas demais.
No fim das contas, me dei bem com a Daniel Smith as cores são incríveis e tem umas opções com efeitos granulosos lindos. Mas aviso: é viciante, você vai querer comprar todas.
Eu escolhi minha aquarela pensando na portabilidade, já que gosto de pintar ao ar livre. Queria algo compacto, com boa gama de cores e que resistisse bem à luz.
Li muito sobre resistência à luz (lightfastness), e percebi que isso é essencial se você pretende vender ou expor seus trabalhos.
Optei por uma paleta com cores primárias de alta qualidade da Schmincke Horadam, que cabem numa latinha pequena, perfeita pra levar na mochila.
E o melhor: dá pra recarregar só as pastilhas que acabam, o que sai bem mais em conta a longo prazo.