Gente, estou em dúvida entre caderno de brochura e espiral. Para quem tem mais experiência, qual marca entrega o melhor custo-benefício para os dois tipos?
Caderno de brochura ou espiral? Acho que depende muito da necessidade de cada um. Eu sou uma pessoa que adora praticidade, então, sempre que preciso de algo mais compacto, o caderno de brochura é a escolha.
Ele é mais fininho, leve e fácil de carregar na mochila. Não gosto muito de coisas que ocupam muito espaço, sabe? Já o espiral, apesar de ser mais robusto, me incomoda um pouco porque, dependendo de como você guarda, pode danificar as folhas e a espiral pode soltar.
Mas, sem dúvida, o espiral é ótimo para quem tem o hábito de escrever de forma mais intensa e precisa de algo mais durável.
Em relação a marcas, gosto muito dos cadernos da Tilibra e da Progresso. Ambos têm uma boa durabilidade e o preço é bem acessível.
Eu sou super fã do caderno espiral, principalmente pela flexibilidade que ele oferece. Como gosto de escrever e fazer anotações ao longo do dia, ter a liberdade de abrir o caderno de forma totalmente plana é essencial.
Isso ajuda muito na hora de fazer anotações mais longas, porque não preciso me preocupar em deixar o caderno todo dobrado para ele não sair da posição.
Quanto à marca, não tem erro com a Canson ou a Spiral. Ambos têm cadernos de espiral bem resistentes e o material das capas é bem legal, não rasga com facilidade. Ah, e claro, a durabilidade é um fator que sempre me atraiu.
Eu sou bem clássica, então prefiro sempre o caderno de brochura. Ele tem aquele jeitinho simples e prático, e eu, que não sou muito fã de coisas grandes ou pesadas, acho que ele atende bem às minhas necessidades.
Eu uso o caderno de brochura para minhas anotações diárias, listinhas e pequenos esboços, então o tamanho e a flexibilidade me agradam muito.
A marca que sempre comprei foi a Tilibra, acho que tem um bom custo-benefício e as folhas são de boa qualidade, não ficando tão amareladas com o tempo.
E, claro, ele ocupa bem menos espaço na minha bolsa, o que é ótimo para o meu dia a dia.
Vocês sabem como saber se o caderno é duradouro e de qualidade?
Entre o caderno de brochura e o espiral, vou de caderno de brochura sem dúvida. Ele é mais simples e bem mais leve, o que faz toda a diferença quando estou levando ele para a faculdade ou para o trabalho.
Eu prefiro ter algo mais compacto, que não ocupe muito espaço e que eu possa carregar sem problema.
O espiral, apesar de ser mais durável, sempre acaba me incomodando no bolso ou na mochila. Em termos de marca, a Tilibra sempre foi minha favorita, os cadernos de brochura deles são super resistentes e não rasgam fácil.
Eles também têm opções mais coloridas e modernas, o que ajuda a dar um toque de personalidade ao meu material.
Caderno de espiral é a minha escolha, sem dúvidas! Eu gosto de ter bastante espaço para escrever, e o espiral permite que eu abra o caderno totalmente, sem que ele fique torto ou difícil de usar.
Isso me ajuda bastante quando estou fazendo resumos ou escrevendo coisas mais longas. A única desvantagem é que o espiral pode enferrujar com o tempo, mas isso nunca foi um grande problema para mim.
Eu sempre confio nas marcas como Canson ou Spiral, que oferecem boa qualidade e resistência. Se bem cuidados, esses cadernos duram bastante.
Eu costumo olhar muito a capa do caderno, porque ela me dá uma boa ideia da durabilidade. Se a capa for rígida e resistente, é sinal de que o material é de qualidade.
Eu prefiro as capas de papelão ou até mesmo as de plástico mais grosso, pois elas protegem as folhas e não amassam fácil.
Também gosto de ver se as costuras da lombada são bem feitas e se as páginas estão bem presas. Um caderno de qualidade geralmente tem uma lombada reforçada, o que evita que as folhas soltem com o tempo.
Quando vou comprar um caderno, sempre dou uma olhada no tipo de papel. Para mim, o papel grosso é essencial, especialmente se eu for usar canetas de tinta, porque papéis mais finos costumam deixar as tintas passar para o outro lado.
O papel deve ser liso e de boa gramatura, o que dá um toque de qualidade. Além disso, gosto de sentir a textura do papel na hora da compra, porque isso também me ajuda a avaliar a resistência.
Um bom caderno tem um papel que resiste ao desgaste do uso diário.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Qual é a melhor marca de cadernos de desenho para quem trabalha com grafite e carvão?
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Alguém já usou os cadernos da marca Leuchtturm1917? Eles são realmente bons para bullet journal?
- Caderno universitário: qual a marca que tem as melhores opções de folhas?
- Post-it: qual marca tem o melhor poder de aderência e durabilidade?
- Alguém aqui já testou as canetas da marca Muji? São boas para escrever no dia a dia?
- Qual marca de régua tem melhor acabamento e resistência?
- Vocês acham que os cadernos da marca Moleskine valem o preço?
- Cadernos de capa dura da Tilibra ou Jandaia: qual é mais resistente ao longo do ano?
- Canetas gel: qual marca tem a melhor fluidez de tinta?
- Qual marca de canetas coloridas vocês recomendem para quem escreve muito e não quer que a tinta desbote?
- Blocos de anotações: qual marca tem o papel mais resistente?
- Alguém já usou os lápis da marca Derwent? Como eles se comparam com Faber-Castell para desenho?
Para saber se um caderno vai durar, eu gosto de testar a abertura dele. Um bom caderno se abre de forma bem natural, sem forçar muito, e as folhas ficam bem alinhadas quando abertas.
Isso mostra que a encadernação foi bem feita. Além disso, quando vou escrever nele, percebo que ele não “entorta” com o uso e continua bem firme.
Cadernos com encadernação espiralada, por exemplo, costumam ter esse problema, mas os de brochura com cola forte geralmente têm uma estrutura mais sólida.
Uma coisa que eu sempre vejo ao comprar um caderno é a durabilidade das folhas e a qualidade da impressão da capa.
Se o caderno tem uma capa que desbota rápido ou começa a rasgar com o tempo, é sinal de que a qualidade não é boa.
Cadernos que têm a capa laminada e um acabamento bem feito tendem a durar mais. Quanto às folhas, eu geralmente procuro por cadernos que não sejam excessivamente finos, pois eles podem rasgar ou amassar facilmente.
O ideal é que o caderno tenha uma boa espessura, mas sem ser pesado demais.