Caderno universitário: qual a marca que tem as melhores opções de folhas?

Eu sou super exigente com a qualidade do papel. Caderno da Tilibra ou da Jandaia? Eu gosto de papel mais grosso, que não rasgue facilmente quando uso caneta esferográfica.

7 curtidas

Depois de anos na faculdade (e muitos cadernos comprados), a marca que eu mais confio quando o assunto é qualidade das folhas é a Tilibra. Especificamente, gosto da linha ‘Credeal’ e da linha ‘Happy’.

As folhas têm uma gramatura excelente (geralmente 90g), o que faz toda a diferença pra mim porque eu uso caneta em gel e marca-texto o tempo todo.

Nunca tive problema de tinta atravessando a folha, e o espaçamento entre as linhas é ótimo. Outro detalhe que me agrada muito são as margens bem definidas, que facilitam a organização.

Já usei outras marcas como Jandaia e Foroni, mas a Tilibra segue sendo minha queridinha, principalmente pela variedade de capas lindas que eles oferecem também.

7 curtidas

Eu sou do time que escreve com caneta-tinteiro, então a folha do caderno faz muita diferença! As folhas mais finas geralmente deixam a tinta vazar, o que me incomoda muito.

A única marca que segurou bem a tinta, sem ficar parecendo sombra do outro lado, foi a Spiral da São Domingos. Eu fiquei surpresa, porque não é uma marca que se fala tanto por aí, mas eles têm cadernos com folhas grossas e resistentes.

O toque do papel também é gostoso, não é aquele papel muito liso nem muito poroso, sabe? Gosto de como a folha aceita bem diferentes tipos de tinta. Me ganhou.

5 curtidas

Eu sempre fui fã da linha Capricho da Tilibra, não só pelo visual, mas porque as folhas são super confortáveis pra escrever.

Elas não são aquelas folhas que esfarelam ou que rasgam fácil com borracha, e isso pra mim conta demais porque sou meio perfeccionista com meus resumos.

A gramatura de 90g é um diferencial real, porque consigo usar marca-texto de ponta grossa e a folha continua intacta.

Fora que a diagramação é pensada mesmo pra quem escreve bastante, com espaço, margem clara e linhas visíveis mas não gritantes. Já testei cadernos da Jandaia também, mas achei que as folhas eram muito finas, então voltei pra Tilibra sem pensar duas vezes.

4 curtidas

Gente como saber se o caderno é bom?

5 curtidas

Gente, eu preciso falar da linha ‘Cartografia e Desenho’ da Cícero. Sei que eles são mais conhecidos por planners e cadernos pontilhados, mas a qualidade da folha é surreal.

É uma folha mais encorpada, que serve tanto pra quem quer escrever quanto pra fazer alguns esquemas com lápis de cor, marcador, etc.

Eu sou de artes visuais, então isso é essencial pra mim. Gosto da textura do papel, que segura bem o grafite e até aquarela leve.

Pode não ser o típico caderno universitário de matérias, mas pra quem estuda em áreas mais criativas, essa marca é maravilhosa. Fora que o acabamento do caderno como um todo é muito caprichado.

4 curtidas

Eu sempre quis um caderno que aguentasse a intensidade dos meus estudos, porque faço muitos resumos com canetas coloridas, marca-texto e até adesivos. A marca que mais se saiu bem nesse sentido foi a DAC.

Pouca gente comenta sobre ela, mas as folhas são bem brancas, têm uma gramatura acima da média (geralmente 90g) e não mancham nem enrugam com facilidade.

Além disso, eles têm cadernos universitários com divisórias práticas, o que facilita minha organização. Já testei Foroni, que tem capas lindas, mas a folha era muito fina pra minha rotina de estudos. Então a DAC virou minha favorita silenciosa.

5 curtidas

Ah, escolher caderno para escola sempre foi uma missão pra mim. Eu gosto de prestar atenção na qualidade das folhas, sabe? Tem uns cadernos que a folha é tão fina que você vê tudo do outro lado, aí pra mim já é complicado porque uso caneta esferográfica e acaba borrando ou até rasgando fácil.

Outro ponto que eu olho bastante é o tipo de encadernação. Eu prefiro cadernos com espiral, porque assim dá pra abrir bem, ficar confortável pra escrever e até dobrar o caderno no meio quando preciso estudar em lugares apertados.

Também reparo muito no tamanho: se o caderno for muito pequeno, dá pra ser ruim pra fazer anotações maiores, e se for muito grande, acaba sendo pesado pra carregar na mochila o dia inteiro.

E claro, o visual ajuda também, sempre escolho uma capa que me anime a usar, porque a gente acaba criando um vínculo com o material quando ele é bonito.

4 curtidas

Quando eu vou escolher um caderno para a escola, o que pesa mesmo pra mim é a quantidade de folhas e a qualidade do papel.

Tem vezes que compro cadernos com menos folhas e acabo ficando sem espaço antes do fim do semestre, aí preciso comprar outro no meio do ano, o que é chato.

Também observo se o papel é mais grosso, porque assim dá menos chance de caneta ou marca-texto vazarem.

Outro detalhe é a margem e o espaçamento entre as linhas eu prefiro aquelas folhas com linhas mais espaçadas, porque minha letra não é tão pequena e me ajuda a escrever de forma mais organizada.

Às vezes até testo o papel antes de comprar, passando a caneta e vendo se mancha ou não. Isso faz toda a diferença no dia a dia.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, podem te interessar!

4 curtidas

Pra mim, escolher um bom caderno vai muito além da estética. Eu levo muito em conta a durabilidade, porque a gente usa tanto que, se o caderno for frágil, ele acaba ficando todo destruído rapidinho.

Então eu sempre tento pegar aqueles que têm capa dura ou uma capa plástica resistente, porque evita que o caderno amasse e estrague quando está na mochila.

Ah, e o acabamento das folhas também importa muito se for mal cortado ou com folhas muito soltas, vira uma bagunça. Um detalhe que aprendi é que os cadernos com espiral duplo são mais firmes e aguentam mais o tranco do que os que têm só um arame fino.

E não posso esquecer do preço, porque às vezes a gente encontra cadernos ótimos com preços super em conta, e é bom saber escolher sem gastar muito.

5 curtidas

Sempre achei que a escolha do caderno impacta bastante no meu rendimento na escola. Se eu pego um caderno com folha de má qualidade, além de a tinta borrar, a escrita não fica boa, e isso me irrita bastante.

Por isso, eu gosto de olhar bem o papel ele tem que ser macio e firme na medida certa, sem ser áspero nem muito fino. Também levo em consideração o tamanho do caderno, já que gosto de fazer muitos desenhos, esquemas e resumos bem organizados, então o formato A4 é o meu favorito.

Outro ponto que acho importante é se o caderno tem uma boa margem para anotações extras, porque sempre sobra espaço pra colocar lembretes ou coisas importantes que eu não quero perder.

Além disso, acho legal quando tem uma página inicial para colocar nome, matéria e ano, ajuda a organizar melhor.

5 curtidas