Chocolate em pó 50%, 70% ou tradicional: Qual usar em receitas?

Chocolate em pó 50%, 70% ou tradicional: qual usar em receitas?

Se você é como eu, provavelmente já se viu diante da prateleira do supermercado, na seção de chocolates, se perguntando qual tipo de chocolate em pó escolher para suas receitas. Afinal, existem várias opções: chocolate em pó 50%, 70% e o tradicional, que tem aquele sabor mais doce. Mas, qual será o mais adequado para o prato que você está preparando? Vou compartilhar com você as minhas descobertas e experiências ao longo do tempo, para te ajudar a fazer a melhor escolha na hora de cozinhar.

O que diferencia os tipos de chocolate em pó?

Quando estamos falando de chocolate em pó, a principal diferença entre eles é o percentual de cacau que eles contêm. Vamos entender melhor:

1. Chocolate em pó 50%: Este tipo é mais suave, com sabor doce, perfeito para quem não quer um chocolate muito amargo nas receitas.
  2. Chocolate em pó 70%: Com um teor mais elevado de cacau, o sabor é mais intenso e menos doce. Ideal para quem gosta de um toque mais amargo no chocolate.
  3. Chocolate em pó tradicional: Este é o tipo mais comum e utilizado, com um sabor doce e suave, que agrada a maioria das pessoas.

Cada um tem suas particularidades e se encaixa melhor em diferentes tipos de receitas.

Quando usar o chocolate em pó 50%?

O chocolate em pó 50% é perfeito para quem gosta de doces mais suaves e com um sabor de chocolate não tão intenso. Eu costumo usá-lo em bolos, cupcakes e mousse de chocolate. O que eu mais gosto dele é que ele traz aquele sabor de chocolate cremoso e doce, sem ser enjoativo. Além disso, é uma ótima opção para quem está começando a explorar o mundo do chocolate em pó, pois o gosto do cacau não é tão pronunciado.

Exemplo de receita com chocolate em pó 50%:

• Bolo de chocolate fofinho: Eu sempre opto por usar chocolate em pó 50% para garantir que o bolo fique macio e saboroso, sem um gosto amargo que pode não agradar tanto.

Quando usar o chocolate em pó 70%?

Agora, se você ama um sabor mais intenso de chocolate, o 70% vai te conquistar. Esse chocolate é menos doce e tem um toque amargo, o que é perfeito para receitas mais sofisticadas, como trufas, ganache ou até mesmo em brownies. Eu, particularmente, adoro usar em tortas de chocolate, pois ele confere um sabor mais encorpado e adulto.

Uma dica que aprendi com o tempo: se a receita pede chocolate amargo e você não tem a versão em barra, o chocolate em pó 70% pode ser uma excelente substituição.

Exemplo de receita com chocolate em pó 70%:

• Trufas de chocolate amargo: Elas ficam com aquele sabor irresistível, bem intenso, e eu uso o chocolate 70% para que a trufa não fique doce demais, mantendo o equilíbrio perfeito.

E o chocolate em pó tradicional? Quando usar?

O chocolate em pó tradicional é o famoso que muitos de nós crescemos usando. Ele é aquele com sabor mais doce, e funciona bem em praticamente qualquer receita que peça chocolate em pó. Eu gosto de usá-lo para fazer biscoitos de chocolate, caldas para cobrir bolos e até mesmo em chocolates quentes. Quando não estou muito afim de um sabor tão forte de cacau, o tradicional é a escolha perfeita.

Exemplo de receita com chocolate em pó tradicional:

• Chocolate quente cremoso: Quando o friozinho chega, faço um chocolate quente super cremoso com o chocolate em pó tradicional. Fica leve, doce e delicioso, ideal para quem gosta de um chocolate quente mais suave.

Comparativo entre os tipos de chocolate em pó

Para facilitar a sua escolha, fiz um comparativo rápido entre os três tipos de chocolate em pó:

Tipo de Chocolate Percentual de Cacau Sabor Melhor para…
50% 50% Doce e suave Bolos, cupcakes, mousses, receitas doces
70% 70% Intenso e amargo Trufas, ganache, tortas, brownies
Tradicional Menos de 50% Doce e leve Biscoitos, chocolate quente, caldas doces

Minha experiência pessoal

Eu, particularmente, adoro explorar os diferentes tipos de chocolate em pó e suas aplicações. Sempre que faço um bolo para os amigos, opto pelo chocolate em pó 50%, pois ele resulta em uma massa macia e com o sabor ideal para agradar a todos. Já quando estou fazendo uma sobremesa mais refinada, como um mousse de chocolate amargo, o 70% é meu fiel aliado.

No entanto, se eu estou apenas preparando algo simples para a família, como um chocolate quente, o tradicional é sempre o que uso. Ele me dá a sensação de conforto e é sempre um sucesso entre os meus.

Cada tipo de chocolate em pó tem o seu espaço nas receitas, e a escolha vai depender do que você está buscando em termos de sabor e intensidade. Se você procura algo mais suave, o chocolate em pó 50% ou tradicional pode ser o ideal. Já se o seu objetivo é algo mais sofisticado e com sabor mais intenso, o chocolate 70% é a melhor opção.

Lembre-se sempre de testar e ajustar as proporções conforme o seu gosto pessoal. O chocolate é uma paixão universal, e as possibilidades para experimentar com ele são infinitas!

**Dica pessoal: Se você também fica na dúvida de qual o melhor chocolate em pó para bolo recomendo os da Nestlé!

7 curtidas

Oi, pessoal! Eu sempre usei o chocolate em pó tradicional nas minhas receitas, porque é o mais comum, né? Mas depois que li esse post, fiquei curiosa sobre o chocolate 70%. Alguém já usou em receita de brigadeiro? Será que fica muito amargo?

5 curtidas

Eu já usei o chocolate 70% no brigadeiro, e vou te falar que o sabor fica super intenso, mas nada muito amargo. Eu gosto do contraste do doce com o amargo. Se você for fazer um brigadeiro mais doce, pode misturar o chocolate 70% com um pouco do tradicional, assim não fica tão forte, mas fica com aquele toque de chocolate mais sofisticado.

5 curtidas

Eu adoro usar o 70% no brigadeiro também, mas eu também sou da opinião do ChocoLover. Acho que se colocar 100% do 70% no brigadeiro, ele fica com um sabor muito “adulto”, e quem está acostumado com o brigadeiro mais doce pode estranhar. Então, se você gosta de uma experiência mais equilibrada, misturar os dois tipos de chocolate é uma ótima ideia!

4 curtidas

Adorei as dicas de brigadeiro com chocolate 70%! Eu sou do time do chocolate 50% para bolos. Não gosto de um sabor muito amargo, então ele é perfeito para deixar a massa mais suave. Alguém já tentou usar o chocolate 50% para fazer uma calda de chocolate? Será que fica boa?

5 curtidas

Eu já fiz uma calda com o chocolate em pó 50% e ficou maravilhosa! Fica cremosa, com o sabor de chocolate bem leve, o que combina super bem com bolos mais simples ou até sorvetes. Se quiser uma calda mais espessa, é só adicionar um pouquinho mais de chocolate e mexer bem. Fica delicioso!

5 curtidas