Leio muitos livros digitais e tô na dúvida se invisto em um Kindle ou uso um tablet mesmo. Qual cansa menos a vista e é mais prático?
Depois que comprei meu Kindle, minha relação com a leitura mudou completamente. Eu lia muito no celular e até tentei usar o tablet, mas me incomodava o brilho da tela, principalmente à noite. Com o Kindle, a experiência é muito mais confortável.
A tela é fosca e imita papel mesmo, o que me faz esquecer que estou num dispositivo eletrônico. Além disso, a bateria dura semanas!
Sério, é surreal não precisar carregar o tempo todo. Outro ponto pra mim foi o foco: no tablet, eu vivia sendo tentado pelas notificações, redes sociais, e-mails… já no Kindle é só leitura e ponto final. Pra quem lê muito, como eu, não tem comparação.
Comprei um Kindle há uns dois anos achando que ia ser a salvação, mas confesso que me decepcionei.
Apesar de ser ótimo pra livros em texto puro, senti falta da agilidade que tenho no tablet. Eu leio muito conteúdo técnico, livros com gráficos, PDFs complexos, e o Kindle não dá conta disso bem.
No tablet, consigo ampliar, rolar, fazer anotações com a caneta, acessar aplicativos complementares… enfim, é um mundo mais versátil.
Se a pessoa lê só romance, até entendo o Kindle. Mas se você lê muitos formatos diferentes, o tablet ainda é imbatível.
Eu tenho Kindle e também tenho tablet. E sinceramente? Amo os dois, mas cada um tem seu momento.
O Kindle é imbatível pra leitura prolongada, especialmente à noite ou em ambientes com muito sol. Já o tablet é meu queridinho pra quadrinhos, revistas e PDFs com diagramações mais elaboradas.
Se estou na praia, Kindle. Se estou no sofá com um gibi da Marvel, tablet. Então, pra mim, não é uma questão de qual é melhor, mas sim de qual atende melhor a situação.
Se puder ter os dois, recomendo. Mas se tiver que escolher, pense no tipo de leitura que você mais faz.
Gente ter Kindle ainda vale a pena?
Nunca imaginei que um gadget me faria ler mais, mas foi isso que aconteceu com o Kindle. Sempre gostei de livros, mas vivia adiando a leitura por preguiça de carregar peso ou falta de iluminação.
Com o Kindle, levo minha biblioteca inteira na mochila e posso ler em qualquer lugar até no escuro, graças à iluminação embutida.
Além disso, ele marca minha página automaticamente, permite destacar trechos e é super leve. Com ele, comecei a criar o hábito de ler antes de dormir e hoje já devoro dois a três livros por mês. Virou um vício saudável.
Olha, ter um Kindle foi uma das melhores decisões que já tomei como leitora. Eu lia bastante, mas estava começando a ter problema com espaço físico. Minha estante virou uma bagunça, e tinha livro até em caixa de sapato.
Quando comprei o Kindle, achei que ia estranhar por não ter o “cheiro do livro”, mas foi justamente o contrário: ele me devolveu o prazer da leitura constante.
A bateria dura semanas, posso carregar dezenas de títulos de uma vez e ler no escuro sem incomodar ninguém.
Sem contar os preços: com a Amazon, pego muitos eBooks com desconto ou até de graça pelo Kindle Unlimited. Valeu muito a pena, tanto pelo conforto quanto pela economia.
Eu comprei o Kindle achando que ia revolucionar minha rotina de leitura, mas sendo bem honesto… acabou virando mais um objeto parado na gaveta.
Não porque ele é ruim muito pelo contrário, a tela é ótima, não cansa a vista, e a leveza ajuda bastante. O problema foi meu mesmo: percebi que tenho um apego grande ao ritual do livro físico.
Gosto de folhear, de marcar com caneta, de ver o livro gastando com o tempo. Além disso, meu ritmo de leitura ficou irregular, então eu não aproveitei o investimento.
Pra quem lê muito e ama praticidade, recomendo. Mas se você é mais do tipo que gosta do charme dos livros, talvez não compense tanto.
Dá uma olhada nesses links, pode te interessar!
- Amazon Kindle Colorsoft é lançado com função inesperada que divide opiniões
- Quais as melhores marcas de teclado para quem usa tablets para desenho?
- Teclado OEX é bom?
- Quais os melhores modelos de teclado para quem usa Apple?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Teclado sem fio é bom?
- Tablet para estudar: Samsung, Lenovo ou Multilaser?
Pra mim, o Kindle salvou a minha vida acadêmica. Eu curso Direito, então a quantidade de leitura é insana. Antes, eu imprimia tudo ou ficava caçando PDFs mal formatados no notebook.
Quando ganhei o Kindle Paperwhite, comecei a ler os artigos, textos e livros direto nele, com destaque, marcação, busca por palavra, tudo prático.
Fora que meus ombros agradeceram por eu não carregar mais mil folhas na mochila. Também consigo ler no transporte público com uma mão só e olha, isso faz diferença no dia a dia corrido. Foi um investimento que se pagou rapidinho.