Vocês têm preferência por alguma dessas escolas de fabricação? Quais diferenças você já percebeu no timbre e na resposta ao toque?
Eu sempre fui apaixonado por pianos europeus. Meu primeiro contato com a marca de piano Steinway & Sons alemão foi em uma sala de concertos, e a riqueza tonal me arrebatou. Há algo na construção desses instrumentos que confere profundidade e personalidade ao som.
O ataque das notas é mais suave, permitindo um legato mais expressivo, e os harmônicos ressoam de maneira quase tridimensional no espaço. Para peças de Chopin, Debussy ou Rachmaninoff, prefiro um europeu sem hesitação. Ele permite mais nuances dinâmicas e um timbre encorpado que enche a sala sem precisar de muito esforço.
Claro, pianos japoneses como Yamaha e Kawai são excelentes, especialmente em termos de precisão e estabilidade, mas para um concerto, onde a emoção e a ressonância importam mais do que a durabilidade mecânica, meu coração sempre pende para um europeu.
Eu já toquei em diversos pianos europeus e japoneses, e apesar de reconhecer a tradição e o prestígio dos europeus, tenho uma preferência pessoal pelos japoneses, principalmente os Yamaha CFX e os Kawai Shigeru.
Eles oferecem uma resposta ao toque muito precisa, algo essencial para peças rápidas e técnicas. Além disso, o som é cristalino e tem um brilho que funciona maravilhosamente em grandes auditórios.
Muitas pessoas dizem que os pianos europeus têm mais “alma”, mas eu discordo. Acho que os pianos japoneses evoluíram muito e, em termos de qualidade de timbre, já rivalizam com Steinway e Fazioli. O Yamaha CFX, por exemplo, tem um sustain maravilhoso e permite uma grande variação de timbres. Para concertos modernos, prefiro a clareza e o equilíbrio de um bom japonês.
Não tem como negar: um Steinway D ou um Bösendorfer Imperial tem um som que é praticamente sinônimo de concerto.
Eu sou pianista há mais de 20 anos, e sempre que toco em um piano europeu de alta gama, sinto que estou lidando com um instrumento que foi criado para emocionar. O timbre é mais quente, cheio de nuances, e a resposta ao toque é quase espiritual.
Já toquei em Yamahas maravilhosos, mas sinto que falta aquela “mágica” que um Fazioli ou um Bechstein trazem. Nos grandes teatros, onde a acústica interage com os harmônicos do piano, os europeus simplesmente brilham mais.
Sempre achei a ideia de que os pianos europeus são “superiores” um pouco ultrapassada. Eu gosto de um timbre limpo, sem excessos de ressonância, e os pianos japoneses me entregam exatamente isso.
Os Yamaha da série CF, em especial, têm um som incrivelmente equilibrado. Para concertos de repertório contemporâneo, ou mesmo peças clássicas mais técnicas, eu prefiro a clareza do timbre japonês.
Outro fator que pesa para mim é a ação das teclas. Pianos europeus podem ser pesados demais para certos repertórios, enquanto um Yamaha bem regulado permite uma agilidade incrível. E não é só isso: a afinação e estabilidade de um Yamaha ou Kawai são incomparáveis.
Eu sou um purista quando se trata de pianos para concertos. Para mim, nada se compara ao timbre de um Bösendorfer ou um Steinway europeu. A complexidade harmônica, a profundidade do som e a capacidade de criar um verdadeiro “arco narrativo” na música são coisas que só um europeu consegue oferecer.
Já toquei em muitos Yamaha e Kawai, e por mais que eles sejam confiáveis e bem construídos, sempre senti que falta aquele brilho emocional.
Um Fazioli, por exemplo, consegue trazer uma riqueza tonal que transforma completamente uma performance. Em peças românticas ou impressionistas, essa diferença se torna ainda mais evidente.
Como escolher um bom piano acustico?
Eu sempre recomendo testar o piano antes de comprar. Quando fui escolher o meu, sentei e toquei algumas peças que já conhecia para sentir a resposta das teclas e a ressonância do som. Outro detalhe importante é a marca fiquei entre um Yamaha e um Kawai, mas acabei escolhendo o Yamaha porque achei o timbre mais equilibrado. Também levei um técnico comigo para verificar o estado das cordas e do mecanismo interno. Melhor decisão que tomei!
Para mim, um bom piano acústico precisa ter um toque confortável e um som que me agrade. Quando comprei o meu, pesquisei bastante sobre modelos de armário e de cauda, mas como meu espaço era pequeno, optei por um vertical da marca Petrof. Além do som encorpado, ele tinha teclas bem responsivas, o que fez toda a diferença. Também levei em conta a manutenção: um piano que segura a afinação por mais tempo vale muito a pena!
Eu já toquei em pianos que pareciam incríveis no começo, mas depois percebi que não seguravam bem a afinação. Por isso, quando fui escolher o meu, além do som e do toque, procurei saber sobre a estrutura do instrumento. Um piano com boas cravelhas e uma tábua harmônica de qualidade dura muito mais tempo. Testei várias marcas e acabei levando um C. Bechstein usado, que tem um som maravilhoso e uma mecânica impecável.
O que mais pesou na minha escolha foi o timbre. Sempre gostei de sons mais quentes e encorpados, então descartei pianos que soavam muito brilhantes.
Testei vários e acabei escolhendo um Shigeru Kawai, porque além do som lindo, ele tem um toque muito preciso.
Outra dica que dou é considerar a idade do piano: modelos muito antigos podem precisar de reformas caras, então sempre vale chamar um técnico para avaliar antes de fechar negócio, dá uma olhada nesse vídeo também, pode ajudar!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Quais são as melhores marcas de pianos antigos?
- Piano da marca Steinway & Sons é bom?
- Quais são as melhores marcas de piano alemão?
- Yamaha e Casio são boas marcas de piano digital?
- Qual a melhor marca de piano acústico para concertos?
- Qual é o melhor método para aprender piano?
- Quais são as melhores marcas de piano acústico?
- Pianos japoneses vs. alemães: Qual a diferença no timbre e na durabilidade?
- Pianos de cauda menores são boas opções para quem tem pouco espaço?
- Vale a pena investir em um piano acústico novo ou usado para concertos?