Quais marcas de séruns faciais são mais eficazes para combater manchas e sinais de envelhecimento?

Quero compartilhar com vocês uma jornada de amor, testes e muitos resultados com um dos meus itens preferidos de skincare: os séruns faciais.

Se você, assim como eu, já começou a notar umas manchinhas insistentes, linhas finas ou aquela falta de viço na pele, provavelmente já se perguntou:
“Mas qual sérum realmente funciona? Vale a pena pagar caro? E os mais acessíveis, funcionam?”

Depois de testar muitas marcas ao longo dos últimos anos, resolvi montar essa matéria pra ajudar quem está nessa busca também.

O que procurar em um bom sérum anti-manchas e anti-idade?

Antes de entrar nas marcas, aqui vai uma dica que mudou meu jeito de escolher produtos:

Ingredientes fazem toda a diferença.
Então, preste atenção em ativos como:

Ativo Para que serve
Vitamina C Clareia manchas, uniformiza o tom da pele e dá luminosidade
Niacinamida Ajuda com hiperpigmentação e melhora a textura da pele
Ácido Hialurônico Hidrata profundamente e suaviza linhas
Retinol Estimula colágeno e combate rugas (uso noturno!)
Ácido Tranexâmico Potente contra melasma e manchas escuras
Peptídeos Firmam e suavizam a pele

1. adcos – sérum clareador concentrado

Esse foi um dos primeiros que me surpreenderam de verdade!
A textura é leve e absorve rápido, o que é ótimo pra quem tem pele mista como a minha.

“Depois de umas 4 semanas usando à noite, comecei a perceber minhas manchas de sol no rosto mais suaves e o tom da pele mais uniforme.”

:check_mark: Pontos positivos:

• Contém ácido tranexâmico e niacinamida
  • Realmente clareia manchas de sol e acne
  • Funciona muito bem em peles sensíveis (pelo menos na minha!)

:cross_mark: Contra:

• O preço é mais alto, mas vale cada gota!

2. Skinceuticals – discoloration defense

Se você quer algo realmente potente contra manchas, esse aqui é quase um “trato de laboratório”.

Ele tem uma mistura de ácido tranexâmico, niacinamida e ácido kójico que atua direto na hiperpigmentação.

“Usei por 3 meses em uma rotina combinada com protetor solar e percebi clareamento real até de umas manchinhas mais antigas.”

:check_mark: Prós:

• Resultados visíveis a partir do segundo mês
  • Textura sequinha, boa até pra peles oleosas
  • Não arde nem irrita

• É um investimento (mais de R$ 400), então recomendo só se o seu melasma for mais forte

3. La roche-posay – pure vitamin c10

Esse é o meu queridinho do dia a dia, porque une vitamina C + ácido salicílico + neurosensine.

“Uso sempre pela manhã antes do protetor solar. Além de ajudar nas manchas, sinto que a pele fica mais iluminada e com textura mais fina.”

:check_mark: O que eu amo:

• Textura aveludada, perfeita como primer de maquiagem
  • Ajuda com sinais de idade e luminosidade da pele
  • Não deixa a pele oleosa

:cross_mark: Pode oxidar rápido, então fique atenta à validade e conservação.

4. The ordinary – niacinamide 10% + zinc 1%

Se você quer começar com algo mais acessível e eficaz, esse aqui é um ótimo ponto de partida.

“Usei por meses e ele ajudou MUITO nas manchas de acne que eu tinha no queixo e nas bochechas. Fora que segurava bem a oleosidade.”

:check_mark: Pontos positivos:

• Preço super em conta (menos de R$ 100)
  • Dura bastante e tem bons resultados em pele oleosa

• Tem quem reclame de ardência na primeira aplicação. Então, se for sua primeira vez, teste com moderação.

5. Payot – sérum preenchedor ácido hialurônico e peptídeos

Se seu foco é mais preenchimento de linhas finas e firmeza, essa opção da Payot me surpreendeu demais!

“Sinto a pele mais encorpada e com aparência descansada quando uso com frequência.”

:check_mark: O que gosto:

• Ótimo custo-benefício
  • Textura confortável e cheiro suave
  • Pele mais firme e hidratada

:cross_mark: Não atua tanto em manchas, então uso combinado com outro sérum.

Comparativo rápido dos meus preferidos:

Marca Melhor para Preço médio Uso
Adcos Clareamento de manchas e melasma R$ 250–280 Noturno
Skinceuticals Manchas persistentes e melasma R$ 450+ Noturno
La Roche-Posay Iluminar e suavizar linhas R$ 200 Diurno
The Ordinary Acne, manchas leves e oleosidade R$ 90 Dia ou noite
Payot Firmeza e hidratação R$ 75 Diurno ou noturno

Minha rotina (pra quem quiser se inspirar):

Manhã:

1. Gel de limpeza
  2. Sérum de vitamina C (uso o da La Roche)
  3. Hidratante leve
  4. Protetor solar FPS 50

Noite:

1. Demaquilante + sabonete facial
  2. Sérum clareador (revezando entre Adcos e Skinceuticals)
  3. Hidratante com ácido hialurônico

Encontrar o sérum ideal é meio que uma jornada, e o que funcionou pra mim pode não ser perfeito pra todo mundo. Mas espero que minha experiência ajude quem tá nessa busca por pele mais uniforme, iluminada e firme.

E lembre-se: nada adianta usar o melhor sérum do mundo se você não usar protetor solar todos os dias.

Se alguém aí já usou algum desses ou tem outras sugestões de marcas, vamos trocar dicas nos comentários!

7 curtidas

Gente, amei essa matéria! Super completa :heart_eyes:
Alguém aí já testou o da Adcos? Tô com umas manchas de sol no rosto que não saem por nada e tô considerando investir, mas queria saber se o custo-benefício vale mesmo.

5 curtidas

Simmm, eu usei o da Adcos por uns 2 meses e já vi diferença! As manchas não somem do dia pra noite, mas o tom da pele vai ficando mais uniforme, sabe? Só recomendo usar sempre com protetor solar, senão perde o efeito. Ah, e ele rende bastante!

5 curtidas

Achei legal que citaram o da The Ordinary! Comprei pela internet ano passado e foi uma das melhores compras pro meu bolso e minha pele oleosa kkk. Só acho que quem tem pele sensível tem que testar devagar, ele dá uma leve ardência nas primeiras vezes.

4 curtidas

Nossa @SarahMendes , eu senti essa ardência mesmo! Tenho rosácea leve e usei o da The Ordinary por uma semana só. A pele ficou meio vermelha, então tive que parar. Agora tô usando o da Payot, que é mais suave, e tô amando!

5 curtidas

Alguém já usou o da Skinceuticals? Eu vejo MUITA gente falando bem, mas o preço me desanima total :weary: Queria saber se ele é tão milagroso assim mesmo…

5 curtidas

Usei sim @FabiolaErmelindo ! Foi o único que clareou umas manchinhas de melasma que eu tenho na testa. Mas vou ser sincera: só funciona direitinho se usar por vários meses e com protetor solar sempre, senão volta tudo. Eu comprei numa promoção e valeu a pena, mas confesso que choro um pouco pagando o valor cheio.

4 curtidas

Vocês acham que dá pra combinar o da La Roche (com vitamina C) de manhã com o da Adcos à noite? Tô montando minha rotina agora e queria saber se essa dupla faz sentido.

5 curtidas

Faz sim! Eu faço exatamente isso! Vitamina C de manhã ajuda a proteger contra os danos do dia e ainda potencializa o efeito do protetor solar. E o da Adcos à noite atua no clareamento. Só cuida pra hidratar bem e observar como sua pele reage. Pra mim, foi uma combinação perfeita

5 curtidas