Estou procurando livros que cativem a imaginação das crianças e as levem a mundos encantados cheios de aprendizado e diversão. Quais são os melhores livros infantis disponíveis atualmente?
Aqui em casa, estamos viciados em ‘O Monstro das Cores’ da Anna Llenas. É perfeito para ajudar as crianças a entenderem suas emoções de forma lúdica.
Meu filho ama, e eu também aproveito para aprender mais sobre como ajudá-lo a lidar com o que sente.
Outro que fez sucesso por aqui foi ‘A Casa na Árvore com 13 Andares’ do Andy Griffiths. Super divertido e com uma linguagem leve, cheia de aventuras malucas.
Recomendo para pais que querem ver os filhos mergulharem em uma leitura sem parar
Recentemente, li ‘O Menino, a Toupeira, a Raposa e o Cavalo’ do Charlie Mackesy e, gente, que experiência maravilhosa! Fiquei tão emocionada com essa história!
Os diálogos entre os personagens são tão sinceros e tocantes, e cada ilustração é um encanto à parte. Adorei como o livro aborda temas como a aceitação, a vulnerabilidade e a importância de estarmos lá uns pelos outros.
Temos lido muito ‘A Pequena Sereia’, nessa nova versão ilustrada de Lisbeth Zwerger. As ilustrações são incríveis, e a forma poética com que a história é contada encanta qualquer criança. Recomendo demais, meus filhos adoram e vivem pedindo pra ler toda hora!
Meu filho ama o ‘Diário de um Banana’! Ele é completamente apaixonado pelos livros e já leu quase todos! É incrível como ele se diverte com as histórias do Greg. A cada nova leitura, ele dá risadas altas e acaba contando pra gente as partes mais engraçadas. É uma alegria vê-lo tão engajado e animado com a leitura!
A forma como o autor escreve, com aquelas ilustrações divertidas e o estilo de diário, realmente chama a atenção das crianças. Meu filho se identifica muito com o Greg e suas aventuras, o que faz com que ele se sinta mais à vontade para ler.
Meus filhos curtiram bastante o ‘Percy Jackson e o Ladrão de Raios’.

Mesmo sendo para crianças um pouco mais velhas, acho que é perfeito para quem está começando a se aventurar em histórias mais longas, com muita ação e mitologia!
Em casa, a leitura da vez é ‘O Pequeno Príncipe’, mas nessa edição nova, que tem umas ilustrações que deixam o livro ainda mais encantador.
Acho que é um daqueles clássicos que todas as crianças deveriam ler.
Ultimamente, estamos explorando livros com temas ambientais, e ‘A Menina que Tinha um Grande Sonho’ da Elma van Vliet tem sido um dos favoritos aqui em casa. O livro fala sobre a importância de cuidar da natureza e traz uma mensagem superpositiva.
Outro que está bombando entre as crianças é ‘A Revolta dos Gizes de cera’ de Drew Daywalt. É engraçado e criativo, e meus filhos adoram como os gizes ‘reclamam’ de serem usados de maneira errada. É leitura leve e divertida!
Meus filhos estão começando a aprender a ler, quais dicas vocês podem me dar?
Uma coisa que fiz foi criar um ambiente bem estimulante em casa. Coloquei livros em lugares acessíveis e escolhi alguns coloridos e cheios de ilustrações. Isso fez com que ele se interessasse mais pela leitura!
Outra dica é sempre ler para eles antes de dormir. Escolhemos juntos livros que ele gostava, e assim ele foi se familiarizando com as palavras. Ah, e quando ele começava a reconhecer algumas letras, eu incentivava que ele tentasse ler as placas de rua ou os rótulos dos produtos no mercado.
Recomendo dar uma olhada nesse vídeo, tem boas dicas aqui!
Eu sou mãe de uma menininha de 6 anos e, desde que ela começou a mostrar interesse pela leitura, decidi investir um tempo nisso. Uma das estratégias que funcionou muito foi usar jogos e aplicativos educativos. Existem várias opções disponíveis que ensinam letras e sons de forma divertida.
Além disso, sempre que ela lê algo, mesmo que sejam pequenas palavras, eu a elogio bastante. Isso motiva a continuar tentando e a ganhar confiança.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Quais são os melhores livros para estudar para o Enem?
- Quais livros devo ler para entender melhor a história mundial?
- Quais os melhores livros bibliográficos do momento?
- Quais são os melhores livros sobre desenvolvimento pessoal?
- Quais são os melhores livros sobre economia?
- Quais os melhores livros para estudar para concurso?
- Quais os melhores livros de documentários do momento?
- Quais os melhores livros de terror do momento?
- Quais livros me ajudariam a melhorar minhas habilidades de escrita?
- Quais livros são recomendados para aprender sobre investimentos?
- Quais os melhores livros sobre educação do momento?
Se eu tivesse que escolher dois livros infantis que mais marcaram recentemente, seriam ‘O Meu Amigo é o Meu Monstro’ e ‘Pedro e Tina’. Ambos trazem mensagens incríveis sobre empatia, amizade e autoconhecimento, de forma super leve e cativante.
Minha filha adora, e sempre acabamos conversando sobre as lições que aprendemos após a leitura. Esses livros fazem com que as crianças entendam o valor de respeitar as diferenças, algo tão importante hoje em dia.