Queria saber qual a melhor farinha de trigo saudável.
Eu sempre achei que a farinha de trigo era só farinha de trigo, mas nos últimos anos comecei a prestar mais atenção nos rótulos e percebi que isso faz toda a diferença.
Hoje, quando escolho uma farinha, busco a mais natural e integral possível, sem aditivos químicos ou branqueadores artificiais.
A farinha integral, por exemplo, mantém o farelo e o germe do trigo, que são ricos em fibras e nutrientes como vitamina E, ferro e magnésio.
Outra coisa que faço é optar por marcas orgânicas, porque sei que elas evitam o uso de pesticidas, o que é mais saudável não só para mim, mas para o meio ambiente também. Foi uma mudança simples, mas que impactou bastante minha alimentação!
Depois de muito pesquisar e experimentar, eu decidi substituir a farinha de trigo tradicional por uma opção menos processada: a farinha de espelta. Essa é uma variedade de trigo mais antiga e tem um índice glicêmico mais baixo, o que ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis. Além disso, ela é rica em fibras e tem mais proteínas do que o trigo comum. Faço pães e bolos com ela e percebo que ficam tão saborosos quanto os feitos com farinha branca. Claro, o preço é um pouco mais alto, mas pra mim vale o investimento na saúde.
Há algum tempo, fiz um curso de nutrição básica e aprendi sobre os benefícios da farinha de trigo integral.
Desde então, é a minha escolha principal. Por ser menos processada, ela conserva mais nutrientes como as fibras, que ajudam na digestão e prolongam a sensação de saciedade.
Admito que no começo foi um pouco difícil me acostumar ao sabor mais intenso, especialmente nos bolos, mas depois que ajustei as receitas, ficou perfeito.
Hoje em dia, quando vejo farinha branca, já acho que falta alguma coisa, sabe?
Eu sempre me preocupei com a qualidade do que coloco no prato, e quando descobri como as farinhas tradicionais são processadas, fiquei um pouco assustada. Desde então, só compro farinhas de trigo orgânicas. Além de serem livres de pesticidas, elas também passam por processos menos agressivos, mantendo mais nutrientes. Sinto uma diferença até na textura das receitas os pães ficam mais rústicos e saborosos, e eu adoro essa sensação de que estou comendo algo mais natural.
Na busca por uma alimentação mais saudável, comecei a experimentar misturas de farinhas. Ainda uso a de trigo, mas combino com opções como a de aveia ou de amêndoas. Percebi que, ao misturar, consigo reduzir o impacto do glúten e ainda deixar minhas receitas mais nutritivas. Por exemplo, em um bolo, substituo metade da farinha branca por farinha integral e adiciono um pouco de farinha de linhaça. Fica ótimo e dá aquela sensação de estar cuidando melhor do corpo!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
Recentemente, descobri a farinha de trigo feita com grãos germinados e fiquei encantada.
Durante a germinação, o trigo passa por um processo natural que aumenta a biodisponibilidade de nutrientes, como vitaminas do complexo B e antioxidantes.
Além disso, é uma opção mais fácil de digerir. Comecei a usá-la para fazer pães e panquecas, e o resultado é incrível tanto no sabor quanto na leveza, é a melhor marca de trigo de pra mim!
Depois de assistir a um documentário sobre alimentos ultraprocessados, mudei minha relação com a farinha.
Hoje só uso farinha de trigo 100% integral ou do tipo “00”, que é menos refinada e ainda preserva parte dos nutrientes.
A diferença é perceptível: os alimentos me deixam mais saciada e não sinto aquele pico de energia seguido de cansaço, como acontece com a farinha branca.
Gente vocês sabem se a farinha de trigo engorda?
Olha, vou te contar a minha experiência com a farinha de trigo. Durante muito tempo, eu achava que só de olhar para um pãozinho ou uma pizza, eu já engordava!
Mas depois percebi que o problema não era exatamente a farinha em si, mas como eu estava consumindo.
Por exemplo, eu adorava comer pão branco com manteiga no café da manhã, macarrão no almoço e um bolinho à tarde. Não tinha como dar certo, né?
O que eu aprendi é que a farinha de trigo, especialmente a refinada, tem um índice glicêmico alto.
Isso significa que ela faz o açúcar no sangue subir rápido, e aí o corpo tende a armazenar energia como gordura.
Mas, se você equilibrar com fibras, proteínas e gorduras boas, o impacto dela é bem menor.
Hoje, eu troquei quase tudo por versões integrais ou misturo farinha de trigo com outras mais nutritivas, como aveia ou linhaça, nas receitas.
Isso não só ajuda a controlar o peso, como me deixa mais saciada.
Então, sim, a farinha de trigo pode engordar, mas o segredo é o equilíbrio e o contexto da sua alimentação.
E claro, não dá para esquecer da atividade física, porque, se a gente não queima, acumula mesmo!
Eu confesso que já me perguntei isso muitas vezes! Quando comecei a prestar atenção na minha alimentação, percebi que o trigo estava presente em praticamente tudo: pães, bolos, massas, até nos empanados.
E a balança não perdoava. Foi aí que decidi dar uma pausa no consumo para entender melhor como meu corpo reagia.
Nos primeiros dias, parecia impossível! Mas com o tempo, percebi que não era só a farinha que estava me atrapalhando, e sim os alimentos ultraprocessados que eu consumia junto com ela.
Sabe aquela pizza congelada cheia de recheio ou o pacote de biscoito recheado? Pois é… essas combinações são bombas calóricas!
Quando voltei a usar a farinha, comecei a fazer minhas receitas em casa, sempre tentando combinar com ingredientes mais saudáveis.
E adivinha? Não engordei. Acho que o grande problema não é a farinha em si, mas o excesso e o tipo de comida em que ela está. Hoje, eu até como pão caseiro no café da manhã sem peso na consciência.
Então, vou te contar minha história com a farinha de trigo. Teve uma época em que eu engordei bastante e fiquei obcecada em cortar tudo o que achava que “engordava”.
A farinha de trigo foi a primeira a sair da minha lista. Eu acreditava que ela era o grande vilão, e durante uns meses, cortei pão, bolo, pizza, tudo!
E sim, perdi peso, mas sabe o que eu percebi? Eu estava trocando por outras coisas igualmente calóricas, tipo batata frita e doces sem glúten, achando que era mais saudável.
Com o tempo, comecei a entender que o problema não era exatamente a farinha, mas o exagero e a falta de equilíbrio na dieta.
Hoje, eu como alimentos com farinha, mas priorizo as versões integrais e procuro não exagerar.
O segredo, no meu caso, foi aprender a planejar melhor as refeições. Ah, e outra coisa importante: comecei a prestar atenção na qualidade dos alimentos.
Um pão caseiro feito com carinho e bons ingredientes é muito diferente de um pão industrializado cheio de conservantes.
A farinha de trigo sozinha não vai te fazer engordar, mas se a gente não prestar atenção no contexto, no tanto que come e na frequência, aí sim ela pode virar um problema.