Qual a melhor marca de colágeno tipo 1?

Quando comecei a me preocupar mais com cuidado com a pele e prevenção de sinais do tempo, uma das primeiras coisas que ouvi falar foi sobre o tal colágeno tipo 1. Li bastante, conversei com dermatologistas e testei algumas marcas. Hoje, posso compartilhar minha jornada com vocês e dar minha opinião pessoal sobre qual é a melhor marca de colágeno tipo 1 — na prática.

O que é colágeno tipo 1 e por que ele é importante?

O colágeno tipo 1 é o mais abundante no nosso corpo, principalmente na pele, nos ossos, nos tendões e nos ligamentos. Com o tempo, a produção natural dele vai diminuindo, e é aí que começamos a notar:

• Linhas de expressão e rugas
  • Flacidez
  • Diminuição da elasticidade da pele
  • Unhas quebradiças
  • Cabelos mais finos e sem brilho

Foi quando notei esses sinais que resolvi procurar um suplemento. Mas diante de tantas marcas, como saber qual escolher?

O que eu observei para escolher um bom colágeno tipo 1

Antes de falar das marcas, quero compartilhar os 5 critérios que eu mesma usei para avaliar:

1. Composição: precisava conter colágeno tipo 1 hidrolisado (que é melhor absorvido).
  2. Presença de vitamina C: essencial para a síntese do colágeno no corpo.
  3. Sabor: já abandonei marcas por gosto ruim.
  4. Resultados visíveis: sim, dá pra notar diferença depois de algumas semanas.
  5. Custo-benefício: nem sempre o mais caro é o melhor.

Marcas que testei e minha opinião sincera

Segue abaixo uma tabela com as marcas que usei por, no mínimo, um mês cada, junto com minhas impressões:

Marca Pontos Positivos Pontos Negativos Nota Final (de 0 a 10)
Peptan (Sanavita) Alta qualidade, fácil de misturar, com vitamina C e zinco, resultados visíveis Preço elevado 9,5
Verisol (BodyAction) Pele mais firme, sabor neutro agradável, fórmula bem completa Resultados demoraram um pouco 9,0
Colágeno Hidrolisado (Maxinutri) Bom custo-benefício, contém vitamina C e selênio, encontrado facilmente Achei o sabor artificial um pouco forte 8,5
Colágeno Nutrify Embalagem prática, fórmula com coadjuvantes, boa aceitação no estômago Mais caro que outros com fórmula parecida 8,0
Colágeno Hidrolisado (Vitafor) Alta concentração de peptídeos, sem adição de açúcar, bom para misturar Pouco saborizado, o que pode ser ruim para quem não gosta de sabor neutro 7,5

Minha marca favorita de colágeno tipo 1

Depois de muito testar, posso dizer que a Peptan da Sanavita foi a que me deu os melhores resultados em menos tempo. Notei minha pele mais viçosa, o cabelo com mais brilho e até as unhas ficaram mais fortes. Também gostei muito da textura do pó e da facilidade de dissolução. E, embora seja uma das mais caras, valeu o investimento pra mim.

Dicas extras pra potencializar o efeito do colágeno

Não adianta tomar colágeno e esquecer do resto. O que aprendi nesse processo foi que:

• Tomar o suplemento com vitamina C potencializa os resultados.
  • Evitar exposição solar excessiva, que destrói o colágeno natural.
  • Beber bastante água, pois colágeno precisa de hidratação pra funcionar bem na pele.
  • Alimentação equilibrada ajuda a manter a produção natural do colágeno.
  • Evitar álcool e cigarro, que prejudicam a absorção e produção.

Vale a pena investir em colágeno tipo 1?

Na minha opinião, sim! Desde que seja uma marca confiável e com boa composição. Não é mágica, claro, mas com o uso contínuo e bons hábitos de vida, os resultados aparecem.

Se você está começando agora, minha dica é: não compre pelo preço ou pela propaganda, mas sim pela composição e reputação da marca. E claro, observe como seu corpo reage — isso é o mais importante.

Gente, adorei sua matéria! Eu também uso o Peptan da Sanavita há uns 3 meses e tô amando. Minhas unhas, que sempre quebravam, agora estão fortes. A pele melhorou visivelmente também!

1 curtida

Alguém sabe se grávida pode tomar colágeno tipo 1? Fiquei curiosa com o da Sanavita, mas não sei se posso.

1 curtida

Sou nutricionista e posso te ajudar! Sim, grávidas podem tomar colágeno, mas com orientação médica, tá? Alguns suplementos têm outras substâncias (como cafeína ou adoçantes) que nem sempre são recomendados. O ideal é sempre checar a composição e conversar com o obstetra.

1 curtida

Eu já testei o Verisol da BodyAction e achei incrível! A diferença na elasticidade da pele foi real, principalmente ao redor dos olhos. Alguém mais aqui usou?

1 curtida

Usei o Verisol sim! Pra mim demorou um pouco, só vi melhora depois de uns 45 dias, mas valeu a pena. O que me ajudou foi tomar com suco de acerola pra potencializar com vitamina C.

1 curtida

Gente, só eu que não consigo tomar colágeno por causa do sabor? Já tentei dois e não desceu…

1 curtida

Te entendo! Tive esse problema com o da Maxinutri, achei muito artificial. Hoje em dia eu compro colágeno sem sabor e misturo em suco natural. Aí vai que é uma beleza!

1 curtida