Quando comecei a me preocupar mais com cuidado com a pele e prevenção de sinais do tempo, uma das primeiras coisas que ouvi falar foi sobre o tal colágeno tipo 1. Li bastante, conversei com dermatologistas e testei algumas marcas. Hoje, posso compartilhar minha jornada com vocês e dar minha opinião pessoal sobre qual é a melhor marca de colágeno tipo 1 — na prática.
O que é colágeno tipo 1 e por que ele é importante?
O colágeno tipo 1 é o mais abundante no nosso corpo, principalmente na pele, nos ossos, nos tendões e nos ligamentos. Com o tempo, a produção natural dele vai diminuindo, e é aí que começamos a notar:
- Linhas de expressão e rugas
- Flacidez
- Diminuição da elasticidade da pele
- Unhas quebradiças
- Cabelos mais finos e sem brilho
Foi quando notei esses sinais que resolvi procurar um suplemento. Mas diante de tantas marcas, como saber qual escolher?
O que eu observei para escolher um bom colágeno tipo 1
Antes de falar das marcas, quero compartilhar os 5 critérios que eu mesma usei para avaliar:
- Composição: precisava conter colágeno tipo 1 hidrolisado (que é melhor absorvido).
- Presença de vitamina C: essencial para a síntese do colágeno no corpo.
- Sabor: já abandonei marcas por gosto ruim.
- Resultados visíveis: sim, dá pra notar diferença depois de algumas semanas.
- Custo-benefício: nem sempre o mais caro é o melhor.
Marcas que testei e minha opinião sincera
Segue abaixo uma tabela com as marcas que usei por, no mínimo, um mês cada, junto com minhas impressões:
| Marca | Pontos Positivos | Pontos Negativos | Nota Final (de 0 a 10) |
|---|---|---|---|
| Peptan (Sanavita) | Alta qualidade, fácil de misturar, com vitamina C e zinco, resultados visíveis | Preço elevado | 9,5 |
| Verisol (BodyAction) | Pele mais firme, sabor neutro agradável, fórmula bem completa | Resultados demoraram um pouco | 9,0 |
| Colágeno Hidrolisado (Maxinutri) | Bom custo-benefício, contém vitamina C e selênio, encontrado facilmente | Achei o sabor artificial um pouco forte | 8,5 |
| Colágeno Nutrify | Embalagem prática, fórmula com coadjuvantes, boa aceitação no estômago | Mais caro que outros com fórmula parecida | 8,0 |
| Colágeno Hidrolisado (Vitafor) | Alta concentração de peptídeos, sem adição de açúcar, bom para misturar | Pouco saborizado, o que pode ser ruim para quem não gosta de sabor neutro | 7,5 |
- Qual a melhor marca de colágeno com verisol?
- Qual a melhor marca de colágeno para flacidez e celulite?
- Qual a melhor marca de colágeno para pele, cabelo e unha?
- Qual o melhor colágeno para depois dos 50?
- Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado que existe?
- Qual o melhor colágeno para depois dos 50?
- Qual a melhor marca de colágeno com ácido hialurônico?
- Qual a melhor marca de colágeno para pele e articulações?
- Quais são os melhores suplementos para saúde articular?
- Como escolher um suplemento alimentar confiável?
- Qual a melhor marca de colágeno hidrolisado que existe?
Minha marca favorita de colágeno tipo 1
Depois de muito testar, posso dizer que a Peptan da Sanavita foi a que me deu os melhores resultados em menos tempo. Notei minha pele mais viçosa, o cabelo com mais brilho e até as unhas ficaram mais fortes. Também gostei muito da textura do pó e da facilidade de dissolução. E, embora seja uma das mais caras, valeu o investimento pra mim.
Dicas extras pra potencializar o efeito do colágeno
Não adianta tomar colágeno e esquecer do resto. O que aprendi nesse processo foi que:
- Tomar o suplemento com vitamina C potencializa os resultados.
- Evitar exposição solar excessiva, que destrói o colágeno natural.
- Beber bastante água, pois colágeno precisa de hidratação pra funcionar bem na pele.
- Alimentação equilibrada ajuda a manter a produção natural do colágeno.
- Evitar álcool e cigarro, que prejudicam a absorção e produção.
Vale a pena investir em colágeno tipo 1?
Na minha opinião, sim! Desde que seja uma marca confiável e com boa composição. Não é mágica, claro, mas com o uso contínuo e bons hábitos de vida, os resultados aparecem.
Se você está começando agora, minha dica é: não compre pelo preço ou pela propaganda, mas sim pela composição e reputação da marca. E claro, observe como seu corpo reage — isso é o mais importante.