Qual é a melhor madeira para corpo de guitarra elétrica?

Alder, mogno, basswood, ash… Existem muitas madeiras usadas na fabricação de guitarras elétricas. Quais são as principais diferenças entre elas e como influenciam o timbre?

7 curtidas

Cara, pra mim, o mogno é imbatível! O sustain que essa madeira proporciona é algo fora do normal.

Gosto muito de tocar rock e blues, e o som encorpado do mogno, com seus médios bem definidos, faz toda a diferença.

Já testei guitarras de basswood e alder, mas nenhuma me deu aquela sensação de peso e profundidade no som como o mogno.

Se eu tivesse que escolher uma guitarra pro resto da vida, sem dúvida, teria corpo de mogno, e a guitarra marcas da Gibson é muito boa também!

7 curtidas

Eu acho que o alder é a melhor escolha, principalmente se você curte um som equilibrado. Ele tem um timbre bem versátil, não pesa tanto quanto o mogno e é perfeito para quem gosta de estilos como rock clássico, pop e até jazz.

Minha Stratocaster tem corpo de alder e acho que ela responde muito bem a qualquer amplificador ou pedal que eu uso. Pra mim, é a madeira mais equilibrada que existe!

5 curtidas

Se você toca metal, vai de basswood sem medo! Essa madeira tem um timbre mais neutro e responde muito bem a captadores de alto ganho.

Algumas das minhas guitarras favoritas, como a Ibanez JEM, usam basswood e eu adoro como ela entrega um som mais direto, sem muitos médios exagerados. Fora que ela é mais leve, o que ajuda muito em shows longos.

5 curtidas

Depende muito do que você busca, mas o ash (fresno) é uma das madeiras mais bonitas e sonoras que já toquei.

O timbre tem muito brilho e ataque, sem perder peso nos graves. Já tive uma Telecaster de ash, e o twang que ela tinha era algo de outro mundo.

Se você curte um som mais estalado e definido, ash é uma excelente escolha!

4 curtidas

Galera como cuidar da guitarra?

5 curtidas

Olha, o básico pra cuidar bem da guitarra é sempre manter ela limpa e guardada no case. Eu sempre passo um pano de microfibra depois de tocar, principalmente nas cordas e no braço, pra evitar acúmulo de sujeira.

E também troco as cordas regularmente, porque corda velha perde o timbre e pode até arrebentar no meio de um show.

Ah, e cuidado com a umidade! Se puder, usa um desumidificador ou sílica dentro do case, recomendo ver esse vídeo também!

4 curtidas

Para, uma guitarra bem cuidada dura a vida toda. Eu sempre começo limpando depois de tocar, porque o suor da mão oxida as cordas e o hardware.

Uso um pano seco e, de vez em quando, um produto próprio pra braço e corpo da guitarra. Outra coisa essencial: troca de cordas.

Dependendo do quanto você toca, pode ser a cada 1 ou 2 meses. Não adianta esperar elas estourarem, porque antes disso já perdem o brilho no som.

A regulagem também faz muita diferença! Eu levo a minha pra um luthier pelo menos uma vez por ano, mas se você manja um pouco, dá pra ajustar altura das cordas e tensor do braço em casa mesmo.

Ah, e nunca, NUNCA deixa a guitarra no carro ou em lugares quentes demais. Madeira sofre com temperatura e pode empenar. Se tiver um case rígido, melhor ainda. Com esses cuidados, sua guitarra vai ficar sempre impecável.

5 curtidas

Eu aprendi do jeito difícil que guitarra precisa de manutenção regular. No começo, eu nem ligava pra limpeza e troca de cordas, até que um dia meu jack começou a dar mau contato por acúmulo de sujeira.

Depois disso, criei o hábito de passar um pano nas cordas sempre que termino de tocar e, a cada seis meses, dou uma revisada nos parafusos, parte elétrica e lubrifico a pestana.

Também evito mudanças bruscas de temperatura e nunca deixo a guitarra perto de janelas ou lugares úmidos. Pequenos cuidados fazem toda a diferença!

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!

5 curtidas

Se você quer que sua guitarra dure e soe bem, trate ela como uma rainha. Limpeza, regulagem e troca de cordas são indispensáveis. E, pelo amor de Deus, não deixe ela jogada sem proteção!

5 curtidas