Alder, mogno, basswood, ash… Existem muitas madeiras usadas na fabricação de guitarras elétricas. Quais são as principais diferenças entre elas e como influenciam o timbre?
Cara, pra mim, o mogno é imbatível! O sustain que essa madeira proporciona é algo fora do normal.
Gosto muito de tocar rock e blues, e o som encorpado do mogno, com seus médios bem definidos, faz toda a diferença.
Já testei guitarras de basswood e alder, mas nenhuma me deu aquela sensação de peso e profundidade no som como o mogno.
Se eu tivesse que escolher uma guitarra pro resto da vida, sem dúvida, teria corpo de mogno, e a guitarra marcas da Gibson é muito boa também!
Eu acho que o alder é a melhor escolha, principalmente se você curte um som equilibrado. Ele tem um timbre bem versátil, não pesa tanto quanto o mogno e é perfeito para quem gosta de estilos como rock clássico, pop e até jazz.
Minha Stratocaster tem corpo de alder e acho que ela responde muito bem a qualquer amplificador ou pedal que eu uso. Pra mim, é a madeira mais equilibrada que existe!
Se você toca metal, vai de basswood sem medo! Essa madeira tem um timbre mais neutro e responde muito bem a captadores de alto ganho.
Algumas das minhas guitarras favoritas, como a Ibanez JEM, usam basswood e eu adoro como ela entrega um som mais direto, sem muitos médios exagerados. Fora que ela é mais leve, o que ajuda muito em shows longos.
Depende muito do que você busca, mas o ash (fresno) é uma das madeiras mais bonitas e sonoras que já toquei.
O timbre tem muito brilho e ataque, sem perder peso nos graves. Já tive uma Telecaster de ash, e o twang que ela tinha era algo de outro mundo.
Se você curte um som mais estalado e definido, ash é uma excelente escolha!
Galera como cuidar da guitarra?
Olha, o básico pra cuidar bem da guitarra é sempre manter ela limpa e guardada no case. Eu sempre passo um pano de microfibra depois de tocar, principalmente nas cordas e no braço, pra evitar acúmulo de sujeira.
E também troco as cordas regularmente, porque corda velha perde o timbre e pode até arrebentar no meio de um show.
Ah, e cuidado com a umidade! Se puder, usa um desumidificador ou sílica dentro do case, recomendo ver esse vídeo também!
Para, uma guitarra bem cuidada dura a vida toda. Eu sempre começo limpando depois de tocar, porque o suor da mão oxida as cordas e o hardware.
Uso um pano seco e, de vez em quando, um produto próprio pra braço e corpo da guitarra. Outra coisa essencial: troca de cordas.
Dependendo do quanto você toca, pode ser a cada 1 ou 2 meses. Não adianta esperar elas estourarem, porque antes disso já perdem o brilho no som.
A regulagem também faz muita diferença! Eu levo a minha pra um luthier pelo menos uma vez por ano, mas se você manja um pouco, dá pra ajustar altura das cordas e tensor do braço em casa mesmo.
Ah, e nunca, NUNCA deixa a guitarra no carro ou em lugares quentes demais. Madeira sofre com temperatura e pode empenar. Se tiver um case rígido, melhor ainda. Com esses cuidados, sua guitarra vai ficar sempre impecável.
Eu aprendi do jeito difícil que guitarra precisa de manutenção regular. No começo, eu nem ligava pra limpeza e troca de cordas, até que um dia meu jack começou a dar mau contato por acúmulo de sujeira.
Depois disso, criei o hábito de passar um pano nas cordas sempre que termino de tocar e, a cada seis meses, dou uma revisada nos parafusos, parte elétrica e lubrifico a pestana.
Também evito mudanças bruscas de temperatura e nunca deixo a guitarra perto de janelas ou lugares úmidos. Pequenos cuidados fazem toda a diferença!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Guitarra Fender é boa?
- Guitarra Yamaha é boa?
- Quais são as melhores marcas de guitarra elétrica?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Quais são as 10 melhores guitarras?
- Opiniões sobre a melhor marca de fogão para cozinhar
- Qual guitarra elétrica tem o melhor timbre para metal?
- Vale a pena investir em uma guitarra elétrica barata?
- Qual o melhor tipo de captador para guitarra elétrica?
- Captadores ativos ou passivos: qual é melhor?
- Como regular uma guitarra elétrica corretamente?
Se você quer que sua guitarra dure e soe bem, trate ela como uma rainha. Limpeza, regulagem e troca de cordas são indispensáveis. E, pelo amor de Deus, não deixe ela jogada sem proteção!