Estou em busca de um software de edição de vídeo que seja intuitivo, com boas ferramentas e recursos para amadores.
Olha, pra mim o melhor software de edição de vídeo pra quem é amador é o CapCut, sem dúvida.
Eu comecei a brincar com edição de vídeos durante a pandemia, só pra fazer uns vídeos engraçados pros amigos e, com o tempo, fui pegando o gosto.
O que mais me impressiona no CapCut é que ele tem uma interface super intuitiva, os efeitos prontos são lindos e tem muita coisa automática, tipo corte inteligente, legendas automáticas e até ajustes de cor.
Eu nem precisei ver tutorial no começo, de tão simples que ele é. E o melhor: é de graça! Dá pra usar no celular ou no PC.
Hoje, mesmo tendo aprendido a mexer em programas mais avançados, continuo voltando pro CapCut quando quero algo rápido e bonito.
Eu gosto muito do Filmora. Ele é pago, mas tem uma versão gratuita que já quebra um galho. Comecei a usar quando quis editar vídeos dos meus filhos pra mandar pra família, e achei a curva de aprendizado super tranquila.
Ele tem bastante transição legal, músicas livres de direitos autorais e ferramentas de edição fáceis de entender. Também gosto do visual dele, é tudo bem organizado, sabe?
Tentei usar o Premiere uma vez, mas achei muito complexo. Com o Filmora, em dois ou três dias já tava editando como se fosse expert.
Pra quem não quer complicação e ainda assim busca um acabamento bonito, acho uma ótima pedida.
Sinceramente? Eu acho que o iMovie é o melhor pra quem tá começando e usa Mac. Quando comprei meu MacBook, ele já veio instalado e eu fui fuçar por curiosidade.
Achei super fácil de usar! A linha do tempo é limpa, os recursos são básicos, mas suficientes pra fazer vídeos com aparência profissional.
Já editei vídeos de viagens, apresentações de trabalho e até um vídeo de casamento da minha irmã usando só ele.
Claro que não tem recursos ultra avançados, mas pra amador não precisa mesmo. O que eu gosto é que ele entrega resultado bom sem a pessoa precisar ser um expert em edição.
Galera como escolher um bom PC pra edição?
Eu comecei usando o DaVinci Resolve, e sei que muita gente acha que ele é pra profissionais, mas ele tem uma versão gratuita excelente que qualquer iniciante consegue aprender se tiver um pouco de paciência.
No início, apanhei bastante, confesso. Mas depois que entendi a lógica da interface, percebi que ele é poderoso demais.
E o mais louco é que ele não trava, mesmo no meu notebook que nem é lá essas coisas. Se você quer aprender a editar com mais profundidade, sem gastar nada, recomendo demais.
Ele tem ferramentas de correção de cor e áudio que normalmente só estão em programas pagos. É um software que começa simples, mas te dá espaço pra crescer.
Eu trabalho com edição de vídeo há uns bons anos e, olha… escolher um bom PC pra editar não é só olhar pra ficha técnica, viu?
Eu sempre digo que tem que pensar no equilíbrio. Processador e RAM são o coração e o pulmão da máquina então comecei investindo num Ryzen 7 e 32GB de RAM.
Mas o que realmente fez diferença no meu fluxo de trabalho foi o SSD NVMe. Os arquivos abrem mais rápido, os previews rodam sem engasgar e exportar virou outra coisa.
Também fui de placa de vídeo da NVIDIA (uso muito CUDA com Premiere), e isso impactou bastante nos tempos de render.
O segredo? Montar um setup que combine com o seu tipo de edição. Se for só foto, talvez não precise de tanta placa gráfica. Mas pra vídeo em 4K… aí sim, tem que caprichar.
No meu caso, que sou fotógrafa e edito bastante no Lightroom e Photoshop, eu levei um tempo pra entender que nem sempre o computador mais caro é o melhor pra mim.
Comecei com um notebook bonitão, caríssimo, mas que esquentava e travava depois de uma hora de uso. Só quando fui montar um desktop com foco real em edição é que vi a diferença.
Foquei num processador bom (Intel i7), bastante RAM (no mínimo 16GB, mas depois fui pra 32GB) e, o mais importante: um monitor com boa fidelidade de cores.
Isso mudou completamente como eu via minhas edições. O segredo pra mim foi parar de olhar só potência e começar a pensar no que me atendia de verdade no dia a dia.
Cara, eu sou editor de conteúdo pra YouTube e TikTok, então eu precisava de uma máquina que aguentasse várias abas abertas, Premiere rodando, After Effects por cima e às vezes até Photoshop junto.
Escolher um bom PC pra mim foi mais um exercício de entender meu fluxo do que só olhar benchmarks.
Eu fui de Ryzen 9 com 64GB de RAM (exagero? Talvez! Mas nunca mais vi uma tela travada). A placa de vídeo é uma RTX 3080, porque uso muito efeito com aceleração de GPU.
E uma dica que quase ninguém dá: invista num bom sistema de refrigeração. PC quente vira PC lento. O meu tem watercooler e ventoinhas bem posicionadas. Nunca mais passei perrengue.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
Tô na transição da faculdade de design pra carreira de social media e comecei a pegar freelas de edição. Como ainda não tinha grana pra montar um PC monstro, fui estratégica.
Comprei um PC usado com bom custo-benefício (i5 de 10ª geração, 16GB de RAM, SSD de 512GB e uma GTX 1660).
É claro que não é uma máquina de guerra, mas me atende bem. A dica que eu daria é: se você tá começando, não precisa gastar uma fortuna.
Escolhe um processador decente, foca em RAM e SSD, e depois vai atualizando aos poucos. Hoje em dia dá pra fazer muita coisa com uma configuração mediana o segredo tá na otimização do sistema e nos hábitos de trabalho.