Qual é o melhor software de edição de vídeo para amadores?

Estou em busca de um software de edição de vídeo que seja intuitivo, com boas ferramentas e recursos para amadores.

7 curtidas

Olha, pra mim o melhor software de edição de vídeo pra quem é amador é o CapCut, sem dúvida.

Eu comecei a brincar com edição de vídeos durante a pandemia, só pra fazer uns vídeos engraçados pros amigos e, com o tempo, fui pegando o gosto.

O que mais me impressiona no CapCut é que ele tem uma interface super intuitiva, os efeitos prontos são lindos e tem muita coisa automática, tipo corte inteligente, legendas automáticas e até ajustes de cor.

Eu nem precisei ver tutorial no começo, de tão simples que ele é. E o melhor: é de graça! Dá pra usar no celular ou no PC.

Hoje, mesmo tendo aprendido a mexer em programas mais avançados, continuo voltando pro CapCut quando quero algo rápido e bonito.

7 curtidas

Eu gosto muito do Filmora. Ele é pago, mas tem uma versão gratuita que já quebra um galho. Comecei a usar quando quis editar vídeos dos meus filhos pra mandar pra família, e achei a curva de aprendizado super tranquila.

Ele tem bastante transição legal, músicas livres de direitos autorais e ferramentas de edição fáceis de entender. Também gosto do visual dele, é tudo bem organizado, sabe?

Tentei usar o Premiere uma vez, mas achei muito complexo. Com o Filmora, em dois ou três dias já tava editando como se fosse expert.

Pra quem não quer complicação e ainda assim busca um acabamento bonito, acho uma ótima pedida.

5 curtidas

Sinceramente? Eu acho que o iMovie é o melhor pra quem tá começando e usa Mac. Quando comprei meu MacBook, ele já veio instalado e eu fui fuçar por curiosidade.

Achei super fácil de usar! A linha do tempo é limpa, os recursos são básicos, mas suficientes pra fazer vídeos com aparência profissional.

Já editei vídeos de viagens, apresentações de trabalho e até um vídeo de casamento da minha irmã usando só ele.

Claro que não tem recursos ultra avançados, mas pra amador não precisa mesmo. O que eu gosto é que ele entrega resultado bom sem a pessoa precisar ser um expert em edição.

5 curtidas

Galera como escolher um bom PC pra edição?

4 curtidas

Eu comecei usando o DaVinci Resolve, e sei que muita gente acha que ele é pra profissionais, mas ele tem uma versão gratuita excelente que qualquer iniciante consegue aprender se tiver um pouco de paciência.

No início, apanhei bastante, confesso. Mas depois que entendi a lógica da interface, percebi que ele é poderoso demais.

E o mais louco é que ele não trava, mesmo no meu notebook que nem é lá essas coisas. Se você quer aprender a editar com mais profundidade, sem gastar nada, recomendo demais.

Ele tem ferramentas de correção de cor e áudio que normalmente só estão em programas pagos. É um software que começa simples, mas te dá espaço pra crescer.

5 curtidas

Eu trabalho com edição de vídeo há uns bons anos e, olha… escolher um bom PC pra editar não é só olhar pra ficha técnica, viu?

Eu sempre digo que tem que pensar no equilíbrio. Processador e RAM são o coração e o pulmão da máquina então comecei investindo num Ryzen 7 e 32GB de RAM.

Mas o que realmente fez diferença no meu fluxo de trabalho foi o SSD NVMe. Os arquivos abrem mais rápido, os previews rodam sem engasgar e exportar virou outra coisa.

Também fui de placa de vídeo da NVIDIA (uso muito CUDA com Premiere), e isso impactou bastante nos tempos de render.

O segredo? Montar um setup que combine com o seu tipo de edição. Se for só foto, talvez não precise de tanta placa gráfica. Mas pra vídeo em 4K… aí sim, tem que caprichar.

4 curtidas

No meu caso, que sou fotógrafa e edito bastante no Lightroom e Photoshop, eu levei um tempo pra entender que nem sempre o computador mais caro é o melhor pra mim.

Comecei com um notebook bonitão, caríssimo, mas que esquentava e travava depois de uma hora de uso. Só quando fui montar um desktop com foco real em edição é que vi a diferença.

Foquei num processador bom (Intel i7), bastante RAM (no mínimo 16GB, mas depois fui pra 32GB) e, o mais importante: um monitor com boa fidelidade de cores.

Isso mudou completamente como eu via minhas edições. O segredo pra mim foi parar de olhar só potência e começar a pensar no que me atendia de verdade no dia a dia.

5 curtidas

Cara, eu sou editor de conteúdo pra YouTube e TikTok, então eu precisava de uma máquina que aguentasse várias abas abertas, Premiere rodando, After Effects por cima e às vezes até Photoshop junto.

Escolher um bom PC pra mim foi mais um exercício de entender meu fluxo do que só olhar benchmarks.

Eu fui de Ryzen 9 com 64GB de RAM (exagero? Talvez! Mas nunca mais vi uma tela travada). A placa de vídeo é uma RTX 3080, porque uso muito efeito com aceleração de GPU.

E uma dica que quase ninguém dá: invista num bom sistema de refrigeração. PC quente vira PC lento. O meu tem watercooler e ventoinhas bem posicionadas. Nunca mais passei perrengue.

4 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

5 curtidas

Tô na transição da faculdade de design pra carreira de social media e comecei a pegar freelas de edição. Como ainda não tinha grana pra montar um PC monstro, fui estratégica.

Comprei um PC usado com bom custo-benefício (i5 de 10ª geração, 16GB de RAM, SSD de 512GB e uma GTX 1660).

É claro que não é uma máquina de guerra, mas me atende bem. A dica que eu daria é: se você tá começando, não precisa gastar uma fortuna.

Escolhe um processador decente, foca em RAM e SSD, e depois vai atualizando aos poucos. Hoje em dia dá pra fazer muita coisa com uma configuração mediana o segredo tá na otimização do sistema e nos hábitos de trabalho.

5 curtidas