Estou buscando um cavaquinho que produza uma sonoridade tradicional. Qual tipo de cavaquinho é mais indicado para isso?
Pra mim, quando a gente fala de sonoridade tradicional no cavaquinho, não tem como fugir do modelo acústico com tampo em madeira maciça especialmente de jacarandá ou cedro.
Eu cresci ouvindo chorinho com meu avô, e ele sempre dizia que o som mais quente e “de raiz” vinha desses cavaquinhos bem feitos à mão, com construção artesanal.
Hoje em dia, eu tenho um cavaquinho de luthier que segue esse padrão, e olha… é outro universo.
O som tem uma presença linda, encorpada, com aquele brilho que remete ao samba dos anos 50, sabe? Então, se a ideia é resgatar essa tradição, o acústico de madeira nobre é o caminho certo.
Olha, eu sou muito ligado ao samba tradicional e sempre procurei instrumentos que me entregassem aquela sonoridade seca, estalada e com corpo ao mesmo tempo.
O cavaquinho de fundo chato, com tampo em pinho e laterais em mogno, pra mim, é o que mais se aproxima dessa sonoridade.
Eu já testei vários, inclusive elétricos e híbridos, mas eles tendem a perder um pouco do “calor” que o acústico oferece. Quando eu toco com roda de samba, principalmente sem amplificação, é esse modelo que se destaca.
Dá pra sentir a vibração até no peito. É um som que conversa com a tradição, com a alma do gênero mesmo.
Na minha experiência como músico de choro e samba de raiz, o cavaquinho ideal pra manter a sonoridade tradicional é o acústico com construção clássica fundo levemente abaulado e tampo em spruce.
Esse formato ajuda a projetar melhor os médios, que são fundamentais pro cavaquinho se destacar sem brigar com os outros instrumentos.
Eu já tive cavaquinho elétrico, mas sinceramente, pro que eu gosto, eles soam um pouco “plásticos”, artificiais demais. O som tradicional é mais cru, mais verdadeiro.
Com um bom acústico de madeira maciça, você não precisa de muitos efeitos nem equalização ele já fala bonito naturalmente.
Eu sempre fui um apaixonado pelo samba-canção e pelo choro instrumental, e uma coisa que eu percebi é que o cavaquinho com cordas de aço e caixa de ressonância larga tem um som bem mais próximo do que a gente escuta nas gravações antigas.
Ele não precisa de muito esforço pra projetar o som, e tem aquele ataque seco, quase percussivo, que encaixa direitinho nos arranjos mais tradicionais.
Eu uso um modelo feito por um luthier de Belo Horizonte, que segue as proporções do cavaquinho carioca clássico, e até hoje ele é meu favorito. Se alguém quer tocar com alma e respeito à tradição, recomendo começar por aí.
O melhor tipo de cavaquinho pra quem busca uma sonoridade tradicional é, sem dúvida, o modelo acústico artesanal.
E quando eu falo artesanal, é aquele feito sob medida mesmo, com escolha de madeiras como o cedro rosa, o mogno e até o pau-ferro, dependendo do que você quer destacar no som.
Eu tenho um feito por um luthier aqui do Sul, e ele fez questão de me explicar cada detalhe da construção. O resultado é um timbre quente, definido, que remete àqueles discos antigos do Pixinguinha e do Waldir Azevedo.
E não adianta: por mais modernos que sejam os elétricos, o timbre puro do acústico é imbatível se a intenção for manter a tradição viva.
Gente como escolher um cavaquinho?
O meu cavaquinho preferido é um acústico com fundo abaulado, feito em jacarandá da Bahia, e com tampo em pinho europeu.
Comprei ele usado, de um senhor que tocava na década de 70, e ele tem um som que eu nunca consegui replicar em nenhum outro instrumento.
É como se tivesse história dentro dele, sabe? Ele tem aquele timbre claro, com agudos bem definidos, mas sem perder o corpo do som.
Já toquei em muitos lugares com ele, e sempre me perguntam de onde vem aquele som tão característico. É tradicional até no cheiro da madeira.
Se o que a pessoa quer é tradição, tem que olhar pra essas relíquias mesmo os instrumentos com alma
Eu lembro que quando fui comprar meu primeiro cavaquinho, eu tava completamente perdido. Entrei na loja achando que ia escolher pelo preço ou pela aparência, mas aí fui percebendo que não era tão simples.
O vendedor me mostrou uns quatro modelos diferentes e foi me explicando as diferenças, principalmente em relação à madeira e ao som.
Eu queria muito um instrumento que tivesse aquele som brilhante, que cortasse bem numa roda de samba. Aí fui testando e percebi que alguns tinham um som meio abafado, sabe?
No fim, acabei escolhendo um que era um pouco mais caro, mas que soava muito mais limpo. Não me arrependo. Hoje eu sempre digo pros amigos que estão começando: escuta o instrumento, sente ele na mão.
Às vezes você acha que não tem ouvido bom, mas o nosso corpo percebe quando o som é agradável, quando as cordas respondem bem ao toque. Isso vale mais do que qualquer especificação técnica.
Escolher meu cavaquinho foi um processo de muita paciência. Eu já tocava violão, então já tinha alguma noção, mas o cavaquinho tem suas manhas.
Eu queria algo que fosse confortável, primeiro de tudo, porque eu sabia que ia passar horas tocando. Então procurei um modelo com braço mais fino, leve, com as cordas mais baixas, pra não cansar. Mas o que realmente me convenceu foi o timbre.
Eu testei alguns que pareciam mais “vazios”, sem aquele brilho típico do cavaco no samba. O que escolhi tinha um som encorpado, limpo, que se destacava mesmo sem amplificador.
E depois que comprei, levei direto pro luthier regular. Isso é uma dica de ouro que pouca gente segue. O luthier deixou o instrumento ainda melhor.
Hoje, quando toco com meu grupo, o som do meu cavaco sempre se sobressai e eu sei que fiz a escolha certa. Não tem sensação melhor.
Cara, vou ser bem sincero. Quando fui comprar meu cavaquinho, fui na cara e na coragem, sem entender nada. Fui numa loja aqui do centro e falei pro vendedor: “tô começando, me ajuda”.
E ele foi super atencioso. Me mostrou alguns modelos básicos, explicou sobre madeira maciça e laminada, diferença de afinação, essas coisas.
Mas o que mais me chamou atenção foi o toque. Quando eu experimentei um Giannini, senti que ele era mais confortável e o som era mais “aberto”, mais bonito.
Levei ele pra casa e, mesmo sem saber tocar direito ainda, ficava horas tentando tirar alguma música. Hoje, depois de alguns meses estudando e praticando, percebo que escolhi bem.
Não era o mais caro da loja, mas tem um som muito bom, e isso me motiva a continuar aprendendo. Acho que é isso que importa: o instrumento tem que te convidar a tocar, sabe?
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Instrumentos da marca Taylor são bons?
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção amplificada para apresentações ao vivo?
- https://produtosreviews.com.br/t/qual-e-o-melhor-tipo-de-cavaquinho-para-musicos-que-desejam-explorar-uma-variedade-de-estilos-musicais
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção com acabamento visual diferenciado?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que desejam uma opção mais acessível em termos de preço?
- Qual é o melhor tipo de cavaquinho para músicos que buscam um instrumento resistente para uso em ambientes externos?
Eu sempre fui muito chato com instrumento. Já toco há muitos anos e já passei por vários cavaquinhos.
Quando chega a hora de escolher um novo, eu levo tudo em conta: o som, claro, mas também a construção, o acabamento, o peso. Tem cavaquinho que parece bom na primeira olhada, mas depois de tocar um pouco você vê que desafina fácil, que o som não projeta bem.
O último que comprei foi feito por um luthier, com tampo maciço de cedro e fundo de jacarandá. O som é maravilhoso, parece que fala. Mas nem todo mundo precisa investir tanto. Eu mesmo comecei com um cavaquinho mais simples, e fui subindo conforme minha necessidade aumentava.
O importante é não comprar só pela marca ou aparência. Tem muito instrumento bonito que não entrega nada de som.
O ideal é sempre testar com calma, sentir o peso, ver se a afinação segura, se os trastes estão bem colocados. É um investimento, e vale a pena fazer com cuidado.
Quando eu comprei meu primeiro cavaquinho, eu fiquei meio insegura porque não conhecia ninguém que tocava pra me ajudar.
Fui em loja, vi vídeo no YouTube, li em fórum, tudo pra tentar entender o que valia mais a pena. No fim, eu escolhi pelo som. Tinha um que era até mais bonito, com acabamento brilhante, todo cheio de detalhes. Mas o som era fraco, meio abafado.
Aí testei um outro, mais simples, até com uns riscos no corpo, mas o som… nossa, o som me ganhou. Era claro, potente, do jeito que eu imaginava.
E quando cheguei em casa e comecei a praticar, vi que tinha feito uma boa escolha. Depois de um tempo, levei pra um luthier fazer uma regulagem e ele ficou ainda melhor.
O que aprendi nessa história toda é que o visual pode enganar, mas o som e o conforto não mentem. Se te dá vontade de tocar, é o certo, recomendo dar uma olhada nesse vídeo pode ajudar!