Estou procurando um violino adequado para meu filho começar a aprender. Qual tipo de violino é mais indicado para crianças iniciantes?
Quando meu filho decidiu aprender violino aos seis anos, eu fiquei completamente perdida. Não sabia se comprava um instrumento caro, um usado ou se alugava.
Depois de conversar com a professora dele, optamos por um violino 1/4, que é próprio para a idade dele. O mais importante que aprendi é que o tamanho faz toda a diferença.
Um violino grande demais pode atrapalhar o aprendizado e até desmotivar a criança. Compramos um modelo intermediário, nem o mais barato, nem o mais caro, com arco de boa qualidade e um estojo reforçado. O som é bem limpo e ele se sente confortável tocando.
Para mim, o melhor tipo de violino para criança é aquele que tem o tamanho certo e que seja resistente, porque criança é criança, né? Vai cair, vai bater… então é bom pensar nisso também!
Eu sou professora de música e já vi muitos pais cometerem o erro de comprar o violino mais bonito ou mais caro da loja, achando que isso vai fazer a criança tocar melhor.
Mas, na prática, isso pode ser um tiro no pé. O melhor tipo de violino para crianças iniciantes, na minha experiência, é o modelo didático, feito com madeira laminada (não a maciça), porque ele é mais leve e mais resistente para o uso diário.
Também é mais barato, o que é ótimo caso a criança desista no meio do caminho (o que acontece com mais frequência do que se imagina).
Outra dica de ouro: use cordas de boa qualidade, mesmo num violino simples. Isso melhora o som e a criança se sente mais motivada.
Comprei um violino 1/2 para minha sobrinha de 8 anos e, sinceramente, acho que o que mais fez diferença foi a escolha de um modelo com bom acabamento e afinação estável.
A gente até pesquisou muito e vimos que tinha uns violinos coloridos, super chamativos, que são voltados para crianças. No começo, achei que era só marketing, mas acabei comprando um azul clarinho e percebi que ela se sentiu muito mais empolgada para praticar.
Então, acho que o melhor violino para criança é aquele que ela vai querer pegar e tocar. A parte emocional também conta muito. Se a criança se encanta com o instrumento, o aprendizado flui melhor.
Eu toquei violino por muitos anos e agora que meu filho está começando, fiz questão de acompanhá-lo de perto nesse processo.
Para mim, o ideal é investir num violino de tamanho correto (no caso dele, um 1/8, pois tem 5 anos e é pequeno) e que tenha um som limpo, mesmo que não seja muito potente.
A criança precisa ouvir a diferença entre as notas e sentir prazer no som que está produzindo. Pegamos um violino com tampo em abeto e fundo em bordo, mesmo sendo um modelo infantil, e a diferença no som em comparação aos mais baratos é bem perceptível.
Eu diria que o melhor tipo é aquele que une som aceitável, conforto e durabilidade. E se puder alugar no início, melhor ainda.
Gente como cuidar bem do violino?
Olha, eu sempre digo que o violino é quase como um ser vivo. Precisa de cuidado, atenção e carinho. Uma das primeiras coisas que aprendi foi nunca deixar o violino exposto ao sol ou em lugares muito úmidos.
Já vi gente perder um instrumento lindo por deixar dentro do carro num dia quente. A madeira pode empenar, rachar ou descolar. Também cuido muito da limpeza sempre passo um paninho seco depois de tocar pra tirar o excesso de breu das cordas e do tampo.
E mais: evito encostar os dedos diretamente nas cordas depois de passar creme nas mãos, porque a gordura atrapalha o som e desgasta as cordas mais rápido.
Pra mim, cuidar do violino é quase um ritual. Toda vez que termino de tocar, guardo direitinho na case, com o arco solto e isso é muito importante! Se deixar o arco tensionado, com o tempo ele pode entortar. Outra coisa que eu levo super a sério é a manutenção das cravelhas.
Se o tempo muda muito, elas podem soltar ou ficar difíceis de girar. Já tive que aprender na marra a lidar com isso. Ah, e nunca passo produto de limpeza comum no violino.
A gente tem mania de achar que um polidor qualquer resolve, mas pode danificar o verniz. Hoje só uso os produtos certos, e mesmo assim, com parcimônia.
Quando comecei a estudar violino, confesso que achava que bastava tocar e pronto. Só depois de ter problemas com a ponte e perceber que as cordas estavam sempre desafinando é que entendi o quanto a manutenção é essencial.
Hoje, sou super cuidadosa com a posição da ponte ela pode se deslocar com o tempo e isso afeta diretamente o som.
Também troco as cordas com regularidade, mesmo que pareçam boas, porque o som vai perdendo o brilho e a afinação começa a ficar instável.
Outra coisa que faço sempre é ficar de olho no breu: uso um de boa qualidade e aplico com moderação, porque se exagerar, só faz sujeira e prejudica o som.
- Instrumentos da marca Rickenbacker são bons?
- Violino Vogga von144n é bom?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que buscam um instrumento que seja fácil de tocar e de manter?
- Instrumentos da marca Cort são bons?
- Cavaquinho Vogga é bom?
- Instrumentos da marca Seagull são bons?
- Instrumentos da marca Pearl são bons?
- Instrumentos da marca Korg são bons?
- Instrumentos da marca Meinl são bons?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam uma opção personalizável para atender às suas preferências específicas?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam uma opção que possa ser amplificada para apresentações ao vivo?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam um som mais rico e encorpado?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que buscam uma opção mais acessível em termos de preço?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam explorar uma variedade de estilos musicais?
- Qual é o melhor tipo de violino para músicos que desejam uma resposta tátil mais suave e confortável?
Tenho um violino há mais de 10 anos e aprendi a cuidar dele como cuido de um amigo. Sempre me preocupo com a temperatura e a umidade do ambiente onde ele fica.
Coloquei até um higrômetro dentro do estojo pra acompanhar. Já perdi um instrumento por não dar atenção a isso ele começou a trincar e quando vi, não tinha mais conserto.
Também aprendi que o pano de limpeza faz toda a diferença. Uso um bem macio e separado só pra isso. E claro, nunca deixo o violino montado por muito tempo fora do estojo.
Bateu aquele vento mais forte ou alguém esbarrou e… já era. O estojo é meu aliado número um.