Estou procurando um violino adequado para meu filho começar a aprender. Qual tipo de violino é mais indicado para crianças iniciantes?
Quando meu filho decidiu aprender violino aos seis anos, eu fiquei completamente perdida. Não sabia se comprava um instrumento caro, um usado ou se alugava.
Depois de conversar com a professora dele, optamos por um violino 1/4, que é próprio para a idade dele. O mais importante que aprendi é que o tamanho faz toda a diferença.
Um violino grande demais pode atrapalhar o aprendizado e até desmotivar a criança. Compramos um modelo intermediário, nem o mais barato, nem o mais caro, com arco de boa qualidade e um estojo reforçado. O som é bem limpo e ele se sente confortável tocando.
Para mim, o melhor tipo de violino para criança é aquele que tem o tamanho certo e que seja resistente, porque criança é criança, né? Vai cair, vai bater… então é bom pensar nisso também!
Eu sou professora de música e já vi muitos pais cometerem o erro de comprar o violino mais bonito ou mais caro da loja, achando que isso vai fazer a criança tocar melhor.
Mas, na prática, isso pode ser um tiro no pé. O melhor tipo de violino para crianças iniciantes, na minha experiência, é o modelo didático, feito com madeira laminada (não a maciça), porque ele é mais leve e mais resistente para o uso diário.
Também é mais barato, o que é ótimo caso a criança desista no meio do caminho (o que acontece com mais frequência do que se imagina).
Outra dica de ouro: use cordas de boa qualidade, mesmo num violino simples. Isso melhora o som e a criança se sente mais motivada.
Comprei um violino 1/2 para minha sobrinha de 8 anos e, sinceramente, acho que o que mais fez diferença foi a escolha de um modelo com bom acabamento e afinação estável.