Qual é o melhor tipo de violino para crianças que estão começando a aprender a tocar?

Estou procurando um violino adequado para meu filho começar a aprender. Qual tipo de violino é mais indicado para crianças iniciantes?

7 curtidas

Quando meu filho decidiu aprender violino aos seis anos, eu fiquei completamente perdida. Não sabia se comprava um instrumento caro, um usado ou se alugava.

Depois de conversar com a professora dele, optamos por um violino 1/4, que é próprio para a idade dele. O mais importante que aprendi é que o tamanho faz toda a diferença.

Um violino grande demais pode atrapalhar o aprendizado e até desmotivar a criança. Compramos um modelo intermediário, nem o mais barato, nem o mais caro, com arco de boa qualidade e um estojo reforçado. O som é bem limpo e ele se sente confortável tocando.

Para mim, o melhor tipo de violino para criança é aquele que tem o tamanho certo e que seja resistente, porque criança é criança, né? Vai cair, vai bater… então é bom pensar nisso também!

7 curtidas

Eu sou professora de música e já vi muitos pais cometerem o erro de comprar o violino mais bonito ou mais caro da loja, achando que isso vai fazer a criança tocar melhor.

Mas, na prática, isso pode ser um tiro no pé. O melhor tipo de violino para crianças iniciantes, na minha experiência, é o modelo didático, feito com madeira laminada (não a maciça), porque ele é mais leve e mais resistente para o uso diário.

Também é mais barato, o que é ótimo caso a criança desista no meio do caminho (o que acontece com mais frequência do que se imagina).

Outra dica de ouro: use cordas de boa qualidade, mesmo num violino simples. Isso melhora o som e a criança se sente mais motivada.

5 curtidas

Comprei um violino 1/2 para minha sobrinha de 8 anos e, sinceramente, acho que o que mais fez diferença foi a escolha de um modelo com bom acabamento e afinação estável.

A gente até pesquisou muito e vimos que tinha uns violinos coloridos, super chamativos, que são voltados para crianças. No começo, achei que era só marketing, mas acabei comprando um azul clarinho e percebi que ela se sentiu muito mais empolgada para praticar.

Então, acho que o melhor violino para criança é aquele que ela vai querer pegar e tocar. A parte emocional também conta muito. Se a criança se encanta com o instrumento, o aprendizado flui melhor.

5 curtidas

Eu toquei violino por muitos anos e agora que meu filho está começando, fiz questão de acompanhá-lo de perto nesse processo.

Para mim, o ideal é investir num violino de tamanho correto (no caso dele, um 1/8, pois tem 5 anos e é pequeno) e que tenha um som limpo, mesmo que não seja muito potente.

A criança precisa ouvir a diferença entre as notas e sentir prazer no som que está produzindo. Pegamos um violino com tampo em abeto e fundo em bordo, mesmo sendo um modelo infantil, e a diferença no som em comparação aos mais baratos é bem perceptível.

Eu diria que o melhor tipo é aquele que une som aceitável, conforto e durabilidade. E se puder alugar no início, melhor ainda.

4 curtidas

Gente como cuidar bem do violino?

5 curtidas

Olha, eu sempre digo que o violino é quase como um ser vivo. Precisa de cuidado, atenção e carinho. Uma das primeiras coisas que aprendi foi nunca deixar o violino exposto ao sol ou em lugares muito úmidos.

Já vi gente perder um instrumento lindo por deixar dentro do carro num dia quente. A madeira pode empenar, rachar ou descolar. Também cuido muito da limpeza sempre passo um paninho seco depois de tocar pra tirar o excesso de breu das cordas e do tampo.

E mais: evito encostar os dedos diretamente nas cordas depois de passar creme nas mãos, porque a gordura atrapalha o som e desgasta as cordas mais rápido.

4 curtidas

Pra mim, cuidar do violino é quase um ritual. Toda vez que termino de tocar, guardo direitinho na case, com o arco solto e isso é muito importante! Se deixar o arco tensionado, com o tempo ele pode entortar. Outra coisa que eu levo super a sério é a manutenção das cravelhas.

Se o tempo muda muito, elas podem soltar ou ficar difíceis de girar. Já tive que aprender na marra a lidar com isso. Ah, e nunca passo produto de limpeza comum no violino.

A gente tem mania de achar que um polidor qualquer resolve, mas pode danificar o verniz. Hoje só uso os produtos certos, e mesmo assim, com parcimônia.

5 curtidas

Quando comecei a estudar violino, confesso que achava que bastava tocar e pronto. Só depois de ter problemas com a ponte e perceber que as cordas estavam sempre desafinando é que entendi o quanto a manutenção é essencial.

Hoje, sou super cuidadosa com a posição da ponte ela pode se deslocar com o tempo e isso afeta diretamente o som.

Também troco as cordas com regularidade, mesmo que pareçam boas, porque o som vai perdendo o brilho e a afinação começa a ficar instável.

Outra coisa que faço sempre é ficar de olho no breu: uso um de boa qualidade e aplico com moderação, porque se exagerar, só faz sujeira e prejudica o som.

4 curtidas
5 curtidas

Tenho um violino há mais de 10 anos e aprendi a cuidar dele como cuido de um amigo. Sempre me preocupo com a temperatura e a umidade do ambiente onde ele fica.

Coloquei até um higrômetro dentro do estojo pra acompanhar. Já perdi um instrumento por não dar atenção a isso ele começou a trincar e quando vi, não tinha mais conserto.

Também aprendi que o pano de limpeza faz toda a diferença. Uso um bem macio e separado só pra isso. E claro, nunca deixo o violino montado por muito tempo fora do estojo.

Bateu aquele vento mais forte ou alguém esbarrou e… já era. O estojo é meu aliado número um.

5 curtidas