Qual enxaguante bucal é mais eficaz: Listerine ou Colgate Plax?

Estou tentando melhorar minha rotina de higiene bucal e queria saber qual enxaguante realmente faz diferença no hálito e na saúde da gengiva. Alguma preferência entre essas duas marcas?

7 curtidas

Já testei os dois, mas fico com o Listerine. Ele arde mais, é verdade, mas a sensação de limpeza que ele deixa é incomparável.

Tenho gengiva sensível e, mesmo assim, meu dentista recomendou o Listerine Total Care porque ajuda de verdade na prevenção de gengivite e placa.

Ele tem mais ingredientes ativos e você sente que ele está agindo. Com o Colgate Plax, sinto que é mais suave, parece um chá com menta, sabe?

É mais agradável de usar, mas não sinto o mesmo efeito profundo. Quando uso o Listerine, a boca fica fresca por horas!

5 curtidas

Eu preferi o Colgate Plax. Usei o Listerine por muito tempo, mas sempre me incomodava aquela ardência forte… parecia que estava queimando tudo dentro da boca.

Meu dentista explicou que isso não é sinal de eficácia, é só o álcool mesmo. O Plax tem versões sem álcool, é muito mais tranquilo de usar e cumpre bem o papel.

Uso o Plax Herbal à noite e acordo com a boca bem fresca. Acho mais equilibrado, principalmente pra quem tem sensibilidade. Então, no meu caso, Plax funcionou melhor no dia a dia.

7 curtidas

Depende muito do que você está buscando. Eu uso o Listerine quando quero uma limpeza “pesada” tipo depois de comer fora, ou quando tô gripada, sabe?

Porque ele dá aquela explosão de menta e parece que varre tudo da boca. Mas pro uso diário, o Colgate Plax é mais suave e dá menos impacto.

Não consigo usar o Listerine todo dia porque realmente me dá aquela sensação de anestesia na língua. Então, na minha rotina, tenho os dois: um pra manutenção e o outro pra emergências.

4 curtidas

Cono saber se o enxaguante bucal é bom?

5 curtidas

Pra mim, Listerine é insuperável. Já usei várias versões do Plax, inclusive a que promete 12 horas de proteção, mas nunca senti real diferença.

Com o Listerine, até as aftas que costumavam aparecer com frequência diminuíram. Eu uso o roxinho (Total Care) duas vezes por dia, e minha dentista sempre elogia minha gengiva nas consultas.

O sabor é forte? É. Mas depois de um tempo a gente se acostuma, e o resultado compensa. É o tipo de produto que você sente funcionando de verdade.

4 curtidas

Eu gosto muito dos dois, então meio que alterno conforme o mês. O Plax é ótimo pra quem tem boca sensível, não tem álcool e os sabores são mais delicados.

Já o Listerine, apesar da ardência, deixa a boca MUITO mais fresca por mais tempo. Quando estou com algum problema bucal tipo início de inflamação na gengiva vou direto no Listerine.

Fora isso, uso o Plax de manhã ou antes de sair, porque é mais suave e não atrapalha o paladar depois.

5 curtidas

Eu escolho enxaguante bucal com base em dois fatores principais: o que o meu dentista recomenda e o que eu sinto na prática.

Já testei vários, inclusive aqueles que prometem branqueamento, controle de tártaro, hálito fresco por 12 horas… mas o que realmente fez diferença pra mim foi o Listerine Total 10, porque sinto que limpa mais a boca, especialmente depois de refeições pesadas.

Mas atenção: ele arde bastante! Quando quero algo mais suave, vou de Colgate Plax sem álcool. Então, meu critério é esse: alternar entre um mais forte (com álcool) e outro mais leve (sem álcool), dependendo da necessidade e do momento do dia.

4 curtidas

Sempre leio o rótulo com muita atenção antes de comprar qualquer enxaguante. Tenho sensibilidade nos dentes e gengivas, então evito os que têm álcool e prefiro os com flúor e ação antisséptica suave.

Também fujo dos que têm muito corante artificial ou sabor muito forte, porque me incomodam. Atualmente, estou usando um da marca Curaprox, que é mais caro, mas super gentil com a boca.

Meu conselho é: veja se o enxaguante combina com a sua necessidade se é pra prevenir cárie, controlar a gengivite ou só manter o hálito fresco. E se possível, converse com um dentista. Isso me ajudou muito!

5 curtidas

Aqui no Forúm tem alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!

4 curtidas

No meu caso, a escolha foi meio tentativa e erro. Comecei com os mais famosos, tipo Listerine, mas me incomodava muito a ardência.

Depois, testei algumas versões infantis (sim, infantis mesmo!) e percebi que eram bem mais suaves.

Hoje eu uso um da Colgate que é sem álcool e com sabor de menta suave. Para mim, funciona super bem.

Minha dica é: não vai só pelo marketing. Veja como sua boca reage. E não precisa usar todo dia se sua escovação estiver boa. Eu uso só à noite, depois do fio dental, e acho que ajuda bastante.

5 curtidas

Eu sempre procurei um enxaguante que me desse aquele ‘frescor de comercial de TV’, sabe? (risos) Mas ao mesmo tempo, comecei a me preocupar com o que realmente estava levando pra dentro da boca todos os dias.

Aí mudei o foco: comecei a buscar opções mais naturais, com menos química. Encontrei algumas marcas que usam óleos essenciais e ativos naturais, e confesso que foi uma virada pra mim.

Não arde, tem cheiro bom e deixa a boca limpa. Se você é mais natureba como eu, recomendo muito dar uma olhada nessas alternativas mais verdes.

5 curtidas