Qual o melhor creme dental para dentes sensíveis: Sensodyne ou Colgate Sensitive Pro-Relief?

Se você também sofre com aquela sensação de choque nos dentes ao tomar algo gelado ou quente demais, vai entender bem o que eu passo. Durante anos, fui pulando de marca em marca, tentando descobrir qual creme dental realmente funcionava para sensibilidade. E, depois de muito teste, decidi comparar dois dos mais famosos: Sensodyne e Colgate Sensitive Pro-Relief.

Vou compartilhar minha experiência com os dois, de forma bem honesta, e no fim, deixo uma tabela comparativa pra facilitar.

Minha experiência com o sensodyne

Comecei com o Sensodyne porque ele é o mais indicado por dentistas e, sinceramente, me senti influenciada pelas propagandas também. Usei a versão Sensodyne Rápido Alívio por uns três meses seguidos.

Pontos positivos que notei:

• A sensibilidade diminuiu já na primeira semana de uso.
  • A textura do creme é agradável, e o sabor é suave.
  • Não irrita a gengiva, o que já aconteceu comigo com outras marcas.
  • Com o uso contínuo, percebi que não sentia mais dor ao comer sorvete.

O que não curti tanto:

• O preço é um pouco salgado.
  • Achei que o hálito fresco não dura tanto quanto em outras pastas.

Minha experiência com o colgate sensitive pro-relief

Depois de um tempo, resolvi testar o Colgate Sensitive Pro-Relief, por curiosidade e também porque estava numa promoção. Usei a versão original, com escovação direta (que promete alívio imediato quando você aplica diretamente no dente com dor).

Pontos positivos que percebi:

• O alívio imediato realmente funciona, principalmente com aplicação direta.
  • Tem um sabor mais mentolado e refrescante, o que me agrada bastante.
  • É mais fácil de encontrar em mercados e farmácias menores.
  • O preço é mais acessível.

Pontos que me incomodaram:

• O efeito de alívio não dura tanto quanto o Sensodyne com o uso contínuo.
  • Quando usei por muito tempo seguido, a sensação de proteção parecia diminuir.

Comparação entre sensodyne e colgate sensitive pro-relief

Abaixo, organizei os principais pontos em uma tabela comparativa com base na minha experiência pessoal:

Características Sensodyne Colgate Sensitive Pro-Relief
Alívio imediato Funciona, mas não tão rápido Muito eficaz com aplicação direta
Efeito a longo prazo Excelente Bom, mas menos duradouro
Sabor Suave Mentolado e refrescante
Preço médio (em 2025) R$ 22 a R$ 28 R$ 14 a R$ 18
Facilidade de encontrar Fácil Muito fácil
Sensação de limpeza e frescor Boa, mas não dura tanto Refrescância mais intensa

E afinal, qual é o melhor?

Na minha opinião, depende do que você está procurando. Se o seu foco é um tratamento mais profundo e eficaz a longo prazo, o Sensodyne leva vantagem. Agora, se você está buscando algo mais acessível, com alívio rápido e refrescância maior, o Colgate Sensitive Pro-Relief cumpre bem o papel.

Hoje, eu alterno entre os dois: uso o Colgate Sensitive Pro-Relief quando estou com pressa ou quero um hálito bem fresco, e deixo o Sensodyne para o uso contínuo, principalmente em épocas em que meus dentes estão mais sensíveis.

7 curtidas

Já usei os dois também e minha experiência foi bem parecida com a sua! O Sensodyne realmente funciona a longo prazo. Só que achei o gosto meio sem graça. Hoje em dia uso o da Colgate de manhã e o Sensodyne à noite, tipo você. Achei interessante você mencionar que o frescor do Colgate dura mais — pra mim, isso faz diferença mesmo.

5 curtidas

Uma dúvida, gente… esse “alívio imediato” da Colgate só acontece mesmo se aplicar direto no dente? Porque eu sempre escovei normal e nunca senti diferença tão rápida.

5 curtidas

@GrazieleCarvalho Sim! A embalagem até fala pra aplicar direto no dente com o dedo ou a escova seca pra sentir o efeito imediato. Testei isso uma vez num dente que doía com água gelada e realmente parou de doer na hora. Mas tem que usar certinho, não adianta só escovar.

4 curtidas

Sensodyne salva vidas, sério! Eu tenho bruxismo e meus dentes ficaram super sensíveis com o tempo. O Colgate até ajuda, mas senti que o efeito passava rápido demais. Não troco mais o Sensodyne por nada. Até comprei o Sensodyne Repair & Protect agora, tô testando.

5 curtidas

Alguém sabe se algum desses tem flúor? Meu dentista disse que o ideal é usar pasta com flúor mesmo pra quem tem sensibilidade…

4 curtidas

@LiviaFreitas Os dois têm flúor sim! Mas é sempre bom conferir no rótulo porque algumas versões podem mudar. Eu uso o Sensodyne com flúor justamente por recomendação do meu dentista também. E tem a vantagem de ajudar na proteção contra cáries além da sensibilidade.

5 curtidas

Achei o post super útil! Eu tô nessa dúvida justamente agora porque meu dente de trás tá mega sensível com doce. Tava mais inclinada a pegar o Colgate por causa do preço, mas agora tô pensando em investir no Sensodyne e ver se resolve de vez.

4 curtidas

Uso o Colgate faz anos e nunca tive problema, mas vou ser sincero: nunca testei o Sensodyne. Será que vale mesmo os 10 reais a mais?

7 curtidas

Pra mim valeu MUITO! Principalmente se a sensibilidade for constante. O Sensodyne trata mais profundamente. Mas se for algo mais leve ou eventual, o Colgate resolve bem sim. Depende do seu caso!

5 curtidas