Quero saber qual o melhor molho de tomate mais saudável?
Olha, eu já testei vários molhos de tomate, porque aqui em casa a gente adora massas, mas também tento manter uma alimentação saudável.
O que eu percebi é que os molhos industrializados costumam ter muito sódio, açúcar e até conservantes que não fazem bem.
Por isso, sempre que posso, faço o meu próprio molho em casa, cozinhando tomates frescos, um pouco de alho, cebola e manjericão. Mas sei que nem sempre dá tempo, então, quando compro pronto, olho os ingredientes.
Prefiro aqueles que têm só tomate e temperos naturais, sem aditivos estranhos. Algumas marcas orgânicas fazem molhos ótimos, como o da Jatobá ou o da Ceres Orgânico. São um pouco mais caros, mas a qualidade compensa!
Eu sou bem criterioso com o que como, principalmente porque tento evitar açúcar oculto nos alimentos. E, acredite, muitos molhos de tomate têm mais açúcar do que deveriam! Quando vou escolher um molho pronto, verifico sempre o rótulo.
Um que gosto bastante é o Predilecta Zero, porque não tem açúcar nem conservantes artificiais. Além disso, ele tem um sabor bem equilibrado e dá pra temperar do jeito que eu gosto.
Se for fazer em casa, o segredo é cozinhar o tomate por um bom tempo para soltar todo o sabor natural e, se precisar, colocar um pouquinho de cenoura ralada para equilibrar a acidez.
Eu já testei várias opções de molho de tomate, mas, sinceramente, nenhum se compara a um molho feito em casa com tomates de qualidade.
O segredo é escolher tomates bem maduros, de preferência orgânicos, e cozinhar em fogo baixo com azeite, alho e manjericão.
Se estou sem tempo e preciso de um pronto, opto por marcas que têm ingredientes simples, como La Pianezza, que só tem tomate, azeite e sal. Evito aqueles muito processados porque acabam perdendo os nutrientes naturais do tomate, é a melhor marca de molho de tomate!
Depois que comecei a me preocupar mais com alimentação saudável, percebi que muitos produtos do mercado são ultraprocessados sem necessidade.
Com o molho de tomate não é diferente. Os melhores são aqueles feitos com ingredientes naturais, sem corantes, conservantes ou espessantes.
O Mutti Polpa é um dos meus favoritos, porque tem um sabor bem puro de tomate e vem sem aditivos ruins.
Para quem gosta de um molho mais rústico, o Casa Madeira Orgânico também é uma excelente opção. Claro, nada bate o molho caseiro, mas na pressa esses são ótimos!
Queria saber se os molhos do mercado fazem mal?
Eu sou hipertensa e sempre tive que tomar cuidado com o consumo de sal. Infelizmente, muitos molhos de tomate prontos têm quantidades absurdas de sódio.
Já testei vários e um dos que mais gostei foi o Jatobá Orgânico, porque tem um sabor natural e não vem carregado de sal.
Quando faço meu próprio molho, uso tomates pelados sem conservantes e tempero com ervas frescas. Dá um pouco mais de trabalho, mas o sabor e a saúde agradecem!
Já pesquisei bastante sobre aditivos químicos e, desde então, evito ao máximo qualquer coisa industrializada, inclusive massa de tomate. Prefiro fazer meu próprio molho, mesmo que dê mais trabalho. Pelo menos sei que não estou consumindo corantes e conservantes que podem fazer mal a longo prazo.
Olha, eu entendo a preocupação, mas tem tanta coisa pior na nossa alimentação do dia a dia… Refrigerante, embutidos, fast food. Eu não vejo a massa de tomate como vilã. Uso sem problema, só tento escolher marcas que tenham menos ingredientes artificiais.
Por muito tempo, usei massa de tomate industrial sem nem pensar no que tinha dentro. Mas depois que comecei a cozinhar mais e ler rótulos, vi que muita coisa tem um monte de açúcar e sódio desnecessário. Hoje faço meu próprio molho e sinto que até o sabor das receitas ficou melhor.
Pra ser bem sincero, eu nem me preocupo com essas coisas. Sempre usei massa de tomate e nunca tive problema nenhum. Acho que, se fosse tão prejudicial, não estaria no mercado há tanto tempo. Enquanto estiver funcionando pra mim, vou continuar usando sem paranoia.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!