Já vi muitas pessoas recomendando o papel Canson para desenho, mas estou em dúvida se ele é realmente o melhor para lápis e carvão. Alguém já experimentou outras marcas, como Strathmore ou Fabriano, e poderia me dar uma opinião?
Eu realmente sou fã do papel da Canson, especialmente para desenhos a lápis e carvão. Para mim, a marca tem uma qualidade incomparável em termos de textura e durabilidade.
O Canson XL é o meu favorito para desenhos com carvão, porque ele tem uma textura que ajuda a reter o pó sem perder a definição das linhas. Eu já experimentei muitos outros papéis, e o Canson se destacou pela facilidade de mistura e pelas camadas de carvão que consigo aplicar.
A capacidade do papel de não “engolir” o material é uma vantagem que eu realmente valorizo, pois não preciso ficar aplicando camadas infinitas. Para lápis, o Canson Mi-Teintes também é uma ótima opção.
A sua textura levemente rugosa permite um sombreamento suave e controle, enquanto mantém os detalhes nítidos.
Então, definitivamente, o Canson é uma das melhores escolhas, mas é claro que cada artista tem suas preferências pessoais, então vale a pena experimentar outras opções também, como o papel Strathmore ou o Fabriano.
Eu tenho uma relação de longo prazo com o Canson, e, honestamente, é uma marca que eu sempre volto quando preciso de um bom papel para lápis e carvão. Para mim, o Canson XL Drawing é imbatível, principalmente para trabalhos com carvão.
Ele tem a textura certa para que o carvão “pegue” bem no papel e se misture sem se esfarelar ou perder definição. Uma coisa que eu realmente gosto é como ele lida bem com as camadas de carvão, permitindo trabalhar bem os contrastes sem que o papel rasgue ou perca a suavidade.
Para lápis, eu sou fã do Canson Mi-Teintes, especialmente por sua versatilidade. Ele é mais liso do que o XL, o que é ótimo para desenhos mais detalhados, mas ainda assim tem textura suficiente para oferecer o sombreamento necessário.
Eu sei que há outras marcas boas, como Fabriano e Strathmore, mas, para mim, o Canson sempre entregou qualidade superior, sem falar que é muito fácil de encontrar e com um bom custo-benefício.
Na minha experiência, o Canson sempre foi uma das marcas mais confiáveis quando se trata de papel para desenhos a lápis e carvão. O Canson XL é uma excelente escolha para carvão, pois a textura do papel realmente faz o carvão “agarrar” de maneira fantástica, sem perder os detalhes e nuances do desenho.
Eu trabalho muito com esfumados e sombras, e o papel da Canson não se desfaz, mesmo depois de várias camadas de material. Ele permite que eu trabalhe suavemente, e o acabamento fica muito bom.
Para lápis, eu gosto do Canson Mi-Teintes, porque ele tem um ótimo equilíbrio entre lisura e textura. Ele não é tão rugoso quanto o papel de carvão, o que facilita a criação de detalhes finos, mas ainda tem a textura necessária para sombreamento suave.
Eu já tentei outras marcas, como Fabriano e Strathmore, mas o Canson é o que mais se adapta ao meu estilo e ao tipo de trabalho que faço.
Gente como saber se o papel é bom pra pintura?
Eu sempre escolho o Canson quando quero um papel de alta qualidade para lápis e carvão. O Canson XL Drawing foi um divisor de águas para mim, especialmente para o carvão.
A textura mais áspera ajuda muito a criar sombras intensas e esfumadas, sem perder a definição dos detalhes. Também gosto de como ele lida com as camadas de carvão o papel não absorve excessivamente o material, o que permite que eu trabalhe com mais controle.
Para lápis, o Canson Mi-Teintes é incrível. Ele tem a leve rugosidade ideal para sombreamento, mas não chega a ser excessivamente texturizado, o que faz com que eu consiga adicionar detalhes finos sem que o lápis arranhe o papel.
Claro, eu já experimentei outros papéis, como o Strathmore 400 e o Fabriano Artistico, que são ótimos também, mas o Canson sempre entrega uma combinação muito boa de preço e qualidade.
Para mim, saber se o papel é bom para pintura começa com a gramatura. Eu sempre busco papéis mais pesados, com uma gramatura de pelo menos 200 g/m², pois eles conseguem suportar as camadas de tinta sem amassar ou deformar.
Isso é especialmente importante quando vou trabalhar com aquarela ou tintas líquidas. Papéis mais finos podem se desfazer com a água e acabarem criando ondulações, o que pode ser frustrante.
O ideal para mim é um papel com boa espessura, que consiga absorver a tinta sem perder a integridade da superfície. Quando pego um papel e ele parece denso e robusto ao toque, sei que posso confiar para pintar.
Eu também dou muita atenção à textura do papel. Para mim, o tipo de acabamento é essencial, dependendo da técnica que quero usar.
Quando vou pintar com aquarela, por exemplo, prefiro um papel com textura “cold pressed” (grifado), pois ele retém bem a água, permitindo que eu crie camadas e mescles as cores sem perder a fluidez.
Já para trabalhos mais detalhados, como ilustrações a tinta ou caneta, gosto de um papel liso, como o tipo “hot pressed”.
Isso me permite criar linhas mais nítidas e sem interrupções. Se o papel tem uma textura que não me permite controlar a aplicação da tinta ou se ela absorve de forma desigual, logo percebo que não é o mais adequado.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Qual é a melhor marca de cadernos de desenho para quem trabalha com grafite e carvão?
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Alguém já usou os cadernos da marca Leuchtturm1917? Eles são realmente bons para bullet journal?
- Caderno universitário: qual a marca que tem as melhores opções de folhas?
- Post-it: qual marca tem o melhor poder de aderência e durabilidade?
- Alguém aqui já testou as canetas da marca Muji? São boas para escrever no dia a dia?
- Qual marca de régua tem melhor acabamento e resistência?
- Vocês acham que os cadernos da marca Moleskine valem o preço?
- Cadernos de capa dura da Tilibra ou Jandaia: qual é mais resistente ao longo do ano?
- Canetas gel: qual marca tem a melhor fluidez de tinta?
- Qual marca de canetas coloridas vocês recomendem para quem escreve muito e não quer que a tinta desbote?
- Blocos de anotações: qual marca tem o papel mais resistente?
- Alguém já usou os lápis da marca Derwent? Como eles se comparam com Faber-Castell para desenho?
- Caderno de brochura ou caderno espiral? Qual a melhor opção e qual marca?
- O que acham dos post-its da marca 3M? Eles colam bem ou descolam rápido?
- Qual a opinião de vocês sobre os produtos de papelaria da marca Muji? Vale a pena?
- Alguém já testou os lápis de cor da marca Faber-Castell? Eles são realmente melhores do que os da Tigre?
- Canetas marcadoras: Stabilo vs Faber-Castell, qual tem mais durabilidade?
- Alguém tem experiência com os cadernos da Tilibra e Jandaia? Qual vale mais a pena?
- Lápis aquareláveis: qual marca vocês indicam, Derwent ou Koh-i-Noor?
- Qual a melhor marca de canetas esferográficas? BIC ou Pilot?
- Vocês acham que a Faber-Castell ainda é a melhor marca de lápis de cor?
- Qual a melhor marca de materiais para scrapbook? A Paper House é boa, ou existem outras marcas mais indicadas para quem está começando?
- A marca Derwent oferece bons materiais para desenhistas profissionais? Como seus lápis de grafite e carvão se comparam com os da Faber-Castell?
- O que acham das tintas para tecido da Acrilex? Elas realmente duram nas roupas, ou existe uma marca mais indicada para essa aplicação?
- Quais marcas de lápis de cor são ideais para quem busca alta pigmentação e maciez no traço? Prismacolor é realmente tão boa quanto dizem?
- Para quem pinta miniaturas, qual marca de tintas e pincéis é mais indicada? Vallejo é realmente a melhor para esse tipo de trabalho?
- Para quem gosta de pintar em tela, qual é a melhor marca de tintas acrílicas em termos de pigmentação e cobertura?
- Qual marca de canetas fineliner tem a melhor resistência à água para artistas de ilustração?
- A marca Canson é realmente a melhor escolha para papel de desenho? Qual papel vocês recomendam para lápis e carvão?
- Qual marca de pincéis para pintura a óleo oferece melhor durabilidade? Faber-Castell é realmente boa ou há marcas superiores?
- Quais marcas de tintas para aquarela são mais recomendadas para iniciantes? A Winsor & Newton realmente faz diferença?
Outro aspecto que considero fundamental é a capacidade do papel de absorver a tinta sem perder a intensidade da cor.
Quando vou trabalhar com aquarela, por exemplo, busco papéis que não apenas suportem a água, mas que também ajudem a fixar as cores sem que elas desbotem ou se espalhem demais.
O que gosto de verificar é como a tinta reage ao ser aplicada se a cor fica viva, sem formar manchas indesejadas ou “desbotadas”.
Quando o papel tem uma boa qualidade, ele mantém as cores mais vibrantes e intensas, o que é essencial para um bom resultado.
Isso é um teste simples que faço ao aplicar uma gota de tinta na superfície: se a cor se espalha de forma controlada e a água é absorvida sem prejudicar a textura, então sei que é um bom papel.