Quero saber se o molho de tomate Fugini é saudável?
Olha, eu consumo o molho de tomate Fugini de vez em quando, mas confesso que sempre olho os ingredientes antes.
Ele tem uma lista relativamente simples, mas alguns tipos contêm açúcar e conservantes. Para mim, um molho de tomate saudável é aquele mais natural possível, sem aditivos desnecessários.
Então, se for a versão mais básica, sem muito sódio e sem açúcar, acho que dá para considerar saudável dentro de um consumo equilibrado. Agora, se a ideia for algo 100% natural, nada substitui um molho caseiro feito com tomates frescos.
Já usei muito o molho Fugini quando precisava de algo prático, mas, hoje em dia, evito. Meu problema maior é que algumas versões contêm glutamato monossódico e espessantes, que podem não ser ideais para quem quer uma alimentação mais natural.
Também notei que algumas versões têm uma quantidade considerável de sódio, o que pode ser ruim para quem tem pressão alta.
Se for para consumir de vez em quando, acho que não tem problema, mas no dia a dia, prefiro preparar meu próprio molho com tomate e azeite de oliva.
Eu gosto do molho Fugini e acho que ele tem um sabor bem equilibrado. O que faço para torná-lo mais saudável é dar uma turbinada caseira: refogo alho e cebola, coloco um fio de azeite e temperos naturais como orégano e manjericão.
Assim, consigo um molho mais encorpado e com um toque mais caseiro. Sei que algumas versões têm aditivos, mas como não como sempre, acho que não há grandes problemas. Melhor do que aqueles molhos super industrializados cheios de corantes e açúcar.
Fiz uma comparação entre várias marcas de molho de tomate e o Fugini ficou ali no meio termo. Ele não é o pior, porque não tem corantes artificiais, mas também não é o mais saudável, já que algumas versões têm açúcar e estabilizantes.
Se você escolher a versão sem conservantes e sem açúcar, pode ser uma opção razoável. Mas, se puder, sempre vale a pena investir num molho caseiro ou escolher marcas mais naturais, que usam só tomate e sal.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
Quero saber se molho de tomate pronto faz mal?
Eu sei que muitas pessoas falam que molho de tomate industrializado não é saudável, mas eu confesso que uso o Fugini sem culpa.
Para mim, ele tem um bom equilíbrio entre sabor e praticidade. Sei que algumas versões têm conservantes, mas na correria do dia a dia, não tenho tempo de ficar cozinhando tomate por horas para fazer um molho natural.
Claro, tento balancear minha alimentação com outras escolhas saudáveis, mas não acho que consumir esse molho de vez em quando faça mal, é a melhor marca de molho de tomate!
Acho que como qualquer alimento industrializado, o problema está no excesso. Eu uso massa de tomate, mas não em todas as refeições. Tento balancear com alimentos mais naturais e tá tudo certo. No fim das contas, acho que a moderação é a chave pra tudo.
Eu sempre usei massa de tomate industrial até que um dia resolvi testar um molho caseiro. O sabor ficou muito melhor, sem aquele gosto artificial. Desde então, evito ao máximo os industrializados e percebi até que minha digestão melhorou. Vale muito a pena!
Eu até admiro quem faz molho caseiro, mas na minha rotina corrida, não dá. Uso massa de tomate pronta e nunca tive nenhum problema de saúde por causa disso. Acho que hoje em dia tem opções mais naturais no mercado, então é só escolher bem.
Por um lado, a massa de tomate industrial é prática e acessível, mas por outro, tem conservantes e aditivos que podem não ser tão saudáveis. Eu tento equilibrar: quando dá tempo, faço um molho natural, mas se estiver com pressa, uso a versão pronta sem culpa.