Quero saber qual a melhor lâmpada super branca ou amarela?
Eu sempre prefiro as lâmpadas super brancas, especialmente porque gosto de uma iluminação mais moderna e clara.
Elas funcionam muito bem em ambientes como escritórios ou salas de estar onde quero uma sensação de limpeza e concentração.
Além disso, acho que deixam a decoração mais sofisticada. Por exemplo, quando troquei as lâmpadas da minha sala, percebi como o ambiente ficou mais “vivo”.
Só não uso no quarto, porque aí sinto que cansa os olhos. Acho que para criar um clima aconchegante, as amarelas são melhores, mas para produtividade, a super branca ganha de lavada!
Olha, depende muito do ambiente e da sensação que você quer passar. Eu sou fã das lâmpadas amarelas. Elas trazem aquele clima acolhedor, sabe? Coloquei uma no meu quarto e, sério, foi um antes e depois na qualidade do meu sono. A luz amarela me ajuda a relaxar, especialmente depois de um dia estressante. Agora, na cozinha, por exemplo, prefiro super branca, porque preciso enxergar os detalhes quando estou cozinhando. Então, minha dica seria: pense no propósito do espaço antes de decidir.
Ah, para mim, as super brancas são melhores na maior parte do tempo. Eu uso bastante no meu escritório e na sala porque trabalho muito de casa e gosto de uma iluminação que me ajude a manter o foco. Sinto que elas também consomem menos energia em modelos LED. Mas, vou confessar, já tentei usar no meu quarto e foi horrível! A luz parecia “fria” demais e acabei trocando por uma lâmpada amarela, que deu um toque muito mais aconchegante. Acho que o segredo é equilibrar, usar cada tipo no lugar certo.
Na minha opinião, a lâmpada amarela é imbatível para momentos de relaxamento. Sabe aquele clima gostoso de fim de tarde?
É isso que sinto quando estou na sala lendo um livro ou no meu quarto antes de dormir. Eu já experimentei a super branca, mas achei que a luz era muito intensa, quase “gelada”.
Não combina com o conforto que eu quero em casa. No entanto, reconheço que ela é ótima para quem trabalha em ambientes que precisam de mais atenção, como escritórios ou garagens. Tudo depende do uso!
Eu sou fã das super brancas, mas admito que nem todo mundo gosta. Acho que elas trazem uma iluminação perfeita para áreas como banheiros, cozinhas e até para quem gosta de fotos melhores, porque a luz é mais “neutra”. Inclusive, quando fiz a reforma do meu apartamento, troquei quase todas as amarelas por super brancas e fiquei muito satisfeito.
Mas confesso que no quarto deixei a amarela mesmo, porque cansa menos os olhos. Acho que dá para usar as duas dependendo da funcionalidade, e uma das melhores marcas de luminárias de LED são as da Philips!
Gente como escolher uma boa lâmpada led?
Quando decidi trocar todas as lâmpadas da minha casa por LED, confesso que fiquei um pouco perdida no início.
A primeira coisa que fiz foi entender o lúmen, que é a medida da luminosidade. Não adianta olhar só para os watts, como fazíamos com lâmpadas antigas. Por exemplo, se você quer algo bem iluminado para uma sala, escolha uma lâmpada com pelo menos 800 lúmens.
Outra coisa importante foi verificar a temperatura de cor. Para o meu quarto, escolhi uma luz amarela (2700K) porque é mais aconchegante e ajuda a relaxar. Já na cozinha e no escritório, optei por luz branca fria (5000K), que ajuda na concentração.
Além disso, sempre verifico se a lâmpada tem selo do Inmetro e uma boa eficiência energética, porque isso faz diferença na conta de luz. Ah, e prefiro marcas conhecidas porque já tive uma experiência ruim com uma genérica que queimou em poucos meses.
Quando precisei trocar as lâmpadas da sala, fui direto pesquisar sobre LED, porque ouvi dizer que economizam muito mais energia. Descobri que o mais importante é saber onde a lâmpada será usada. Para a sala de estar, queria algo mais confortável para os olhos, então optei por uma de luz amarela, que é mais suave e deixa o ambiente aconchegante. Mas atenção: não basta escolher só pela cor da luz. Olhei também o ângulo de abertura. Como minha sala é grande, comprei lâmpadas com um ângulo maior (mais de 120 graus) para garantir que a luz se espalhasse bem. Outra coisa foi a durabilidade. Procurei por modelos que prometem pelo menos 15.000 horas de uso, porque, para mim, não adianta economizar na compra e depois ter que trocar logo. Por fim, vi muitas dicas para evitar lâmpadas muito baratas e sem marca, então preferi investir um pouco mais por segurança.
Eu lembro que, quando comecei a reformar minha casa, escolher lâmpadas de LED parecia algo simples, mas percebi que existem vários detalhes importantes. A primeira coisa que analisei foi a potência em lúmens.
Por exemplo, para o meu banheiro, queria uma luz bem clara e uniforme, então peguei uma de 1000 lúmens com temperatura de 4000K, que é o meio termo entre branco frio e amarelo.
Também prestei atenção na compatibilidade com os soquetes que já tinha, porque seria um gasto a mais trocar toda a fiação. Um detalhe que quase passei batido foi o índice de reprodução de cores (IRC), que indica como as cores aparecem sob a luz.
Escolhi lâmpadas com IRC acima de 80, principalmente para a cozinha, onde preparo comida e quero ver as cores reais dos alimentos.
Além disso, sempre verifico os comentários de outros clientes na hora de comprar online. Aprendi isso depois de receber uma lâmpada que piscava muito e nem dava para usar!
Quando fui trocar as lâmpadas da casa da minha mãe, ela pediu algo que iluminasse bem, fosse econômico e tivesse uma boa durabilidade.
Primeiro, pesquisei sobre o consumo. Vi que uma lâmpada LED de 10W ilumina mais que uma incandescente de 60W, mas com um gasto de energia muito menor.
Fiz questão de verificar se o modelo tinha certificação do Inmetro, porque já ouvi falar que lâmpadas piratas não duram nada e podem até dar problema na instalação. Para a sala dela, escolhi lâmpadas com temperatura de cor 3000K, que dá aquele tom amarelo mais agradável.
Outra dica foi comprar modelos dimmerizáveis, porque assim dá para ajustar a intensidade da luz dependendo do momento. Uma coisa que aprendi foi a importância da marca: comprei Philips e Osram, porque marcas genéricas podem ter uma luz irregular e queimar rápido.
Por último, só finalizei a compra depois de comparar os preços em várias lojas, porque, dependendo de onde você compra, a diferença no valor pode ser enorme!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor lâmpada de LED para cozinha?
- Qual o melhor tipo de pano para secar carros?
- Pode secar o carro com pano de algodão?
- Para que serve uma toalha mágica?
- Tesla Model 3 ou Chevrolet Bolt: qual carro elétrico tem melhor autonomia de bateria?
- Qual melhor disco de freio Fremax ou Varga
- Qual o melhor sabão para lavar o carro?
- Qual o melhor shampoo para carro?
- Qual a melhor marca de pneus para carro?
- Quais são as melhores marcas de homocinética?
- Qual a melhor marca de carro elétrico?
- Qual é a melhor marca de lâmpada LED residencial?
- Pode misturar luz branca e amarela no mesmo ambiente?
- Qual cor de LED ilumina mais?