Pessoal, sempre uso caneta esferográfica no dia a dia e estou querendo trocar de marca. BIC é ótima, mas vi muita gente falando bem da Pilot. Alguém já usou ambas e pode dizer qual a diferença de qualidade?
Eu cresci usando caneta BIC. Era o que tinha em casa, na escola, no trabalho… e honestamente, ela nunca me deixou na mão.
É uma caneta que escreve bem, tem uma durabilidade excelente e o preço é imbatível. Já testei a Pilot também, especialmente aquela versão super grip, que tem um corpo mais confortável, mas pra mim a tinta acaba rápido.
Gosto da suavidade dela, mas se eu tiver que escolher pra usar o mês inteiro, prefiro a BIC mesmo. É mais simples, mas aguenta o tranco.
Olha, já usei as duas e acho que depende muito do uso. A BIC é mais seca, o traço é mais fino e duro, e isso cansa minha mão quando escrevo por horas tipo em aulas da faculdade.
Já a Pilot, especialmente a BP-1 RT ou a Super Grip, tem uma pegada mais macia e desliza melhor no papel.
Eu sinto que com a Pilot eu escrevo mais rápido e com menos esforço. Só acho que o preço podia ser um pouco mais amigável, porque acabo tendo que comprar com mais frequência. Mas se for pra escolher a melhor no conforto, vou de Pilot.
Na minha experiência, nada supera a Pilot em fluidez. A escrita é tão leve que às vezes eu até esqueço que tô pressionando a caneta.
Isso pra mim faz toda a diferença, porque tenho tendinite e uso caneta praticamente o dia todo. A BIC funciona bem, nunca dá problema, mas sinto que tem que forçar mais pra tinta sair, sabe?
Então se a pergunta for sobre qualidade de escrita, a Pilot ganha. Mas se for custo-benefício, aí a BIC pode ter mais vantagem.
Gente como saber se essas canetas são de qualidade?
Eu sou do time da BIC! A clássica, de corpo transparente e tampa azul. Já perdi as contas de quantas vezes uma BIC sobreviveu a quedas, ser esquecida dentro do carro, ou até passada sem tampa por dias.
A Pilot é ótima, não vou negar, mas a durabilidade da tinta da BIC me impressiona mais. Sem contar que, na minha letra, o traço mais fino da BIC combina melhor.
Com a Pilot, minha letra até fica maior do que eu gostaria. Então, pra mim, é BIC sem dúvidas.
Pra mim, a Pilot ganha em quase tudo. Tenho uma paixão especial pela Pilot BP-1 RT. O corpo dela é mais ergonômico, o botão retrátil é prático e a tinta seca rápido nunca borra. A BIC é mais “bruta”, mais simples.
Cumpre o papel, mas pra quem escreve muito como eu (sou professora), o conforto e a fluidez da Pilot fazem toda a diferença.
A única coisa que me incomoda é que, dependendo da superfície do papel, a tinta da Pilot pode escorrer um pouco mais. Mas ainda assim, prefiro.
Olha, pra mim a principal forma de saber se uma caneta colorida é boa é o teste de escrita. Eu costumo escrever algumas frases, rabiscos e até fazer um sombreado com ela, tipo quando a gente vai desenhando em círculos, sabe?
Isso mostra se a tinta é fluida ou se falha no meio. Já comprei canetas lindas, com corpo bonito, e na hora de usar… a tinta saía manchada ou precisava pressionar demais.
Uma boa caneta desliza no papel, tem cor intensa logo de primeira e não deixa aquele traço falhado ou mais claro. Ah! E não pode borrar fácil também. Isso eu sempre testo antes de usar nos meus cadernos.
Eu uso muita caneta colorida porque trabalho com mapas mentais, então qualidade é fundamental. O que eu sempre observo é se a tinta seca rápido, principalmente porque sou canhoto.
Já passei muita raiva com tinta que demora e borra tudo. Também vejo a consistência da cor. Tem caneta que é “verde”, mas no papel parece uma mistura desbotada de azul com amarelo.
E mais uma coisa: a durabilidade. Às vezes a caneta parece ótima no primeiro uso, mas seca depois de duas semanas. Então, hoje em dia eu só compro marcas que já conheço ou quando alguém de confiança indica.
Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!
- Vale a pena investir em marcadores da marca Copic ou existem alternativas boas e mais baratas?
- Quem já trabalhou com modelagem e escultura: qual é a melhor marca de massa de modelar profissional?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Quais são as melhores marcas de tinta acrílica para quem pinta quadros decorativos?
- Alguém aqui já testou tintas da marca Acrilex e pode dar um feedback?
- Qual é a melhor marca de cadernos de desenho para quem trabalha com grafite e carvão?
- Melhores marcas de lápis de cor para artistas
- Marcas recomendadas de lápis de cor
- Qual a melhor marca de tablet para desenho digital?
- Alguém usa materiais da marca Winsor & Newton? São realmente superiores?
- O que vocês acham dos sketchbooks da marca Moleskine?
- Pincéis Tigre ainda são referência no mercado?
- Alguém já usou os cadernos da marca Leuchtturm1917? Eles são realmente bons para bullet journal?
- Caderno universitário: qual a marca que tem as melhores opções de folhas?
- Post-it: qual marca tem o melhor poder de aderência e durabilidade?
- Alguém aqui já testou as canetas da marca Muji? São boas para escrever no dia a dia?
- Qual marca de régua tem melhor acabamento e resistência?
- Vocês acham que os cadernos da marca Moleskine valem o preço?
- Cadernos de capa dura da Tilibra ou Jandaia: qual é mais resistente ao longo do ano?
- Canetas gel: qual marca tem a melhor fluidez de tinta?
- Qual marca de canetas coloridas vocês recomendem para quem escreve muito e não quer que a tinta desbote?
- Blocos de anotações: qual marca tem o papel mais resistente?
- Alguém já usou os lápis da marca Derwent? Como eles se comparam com Faber-Castell para desenho?
- Caderno de brochura ou caderno espiral? Qual a melhor opção e qual marca?
- O que acham dos post-its da marca 3M? Eles colam bem ou descolam rápido?
- Qual a opinião de vocês sobre os produtos de papelaria da marca Muji? Vale a pena?
- Alguém já testou os lápis de cor da marca Faber-Castell? Eles são realmente melhores do que os da Tigre?
- Canetas marcadoras: Stabilo vs Faber-Castell, qual tem mais durabilidade?
- Alguém tem experiência com os cadernos da Tilibra e Jandaia? Qual vale mais a pena?
- Lápis aquareláveis: qual marca vocês indicam, Derwent ou Koh-i-Noor?
Eu sou viciada em papelaria, então já testei uma infinidade de canetas coloridas. Uma boa caneta tem um traço firme e a tinta flui de maneira uniforme.
Quando a ponta da caneta é bem feita, a escrita fica muito mais bonita, com aquele aspecto “profissional”, até em anotações simples.
Outra dica é ver se a tinta tem boa pigmentação se precisar passar duas ou três vezes no mesmo traço pra aparecer, já descarto.
E se a caneta for pra uso diário, como em agendas ou planners, eu também reparo se não atravessa a folha, sabe? Isso incomoda muito. Então, papel e caneta têm que se entender!
Uma coisa que me ajuda muito a saber se a caneta colorida é boa é a embalagem. Eu sei que parece estranho, mas geralmente marcas que investem em uma boa apresentação também investem em qualidade.
Mas claro que isso não é regra. O que eu realmente faço é testar num papel com a mesma gramatura que eu uso no dia a dia.
Já vi caneta que parecia ótima na folha de teste da loja, mas em casa, no caderno de 90g, a tinta escorria e manchava tudo.
Também presto atenção no conforto da pegada. Às vezes a caneta escreve bem, mas depois de escrever por 10 minutos minha mão já tá doendo.