Qual a melhor marca de canetas esferográficas? BIC ou Pilot?

Pessoal, sempre uso caneta esferográfica no dia a dia e estou querendo trocar de marca. BIC é ótima, mas vi muita gente falando bem da Pilot. Alguém já usou ambas e pode dizer qual a diferença de qualidade?

7 curtidas

Eu cresci usando caneta BIC. Era o que tinha em casa, na escola, no trabalho… e honestamente, ela nunca me deixou na mão.

É uma caneta que escreve bem, tem uma durabilidade excelente e o preço é imbatível. Já testei a Pilot também, especialmente aquela versão super grip, que tem um corpo mais confortável, mas pra mim a tinta acaba rápido.

Gosto da suavidade dela, mas se eu tiver que escolher pra usar o mês inteiro, prefiro a BIC mesmo. É mais simples, mas aguenta o tranco.

5 curtidas

Olha, já usei as duas e acho que depende muito do uso. A BIC é mais seca, o traço é mais fino e duro, e isso cansa minha mão quando escrevo por horas tipo em aulas da faculdade.

Já a Pilot, especialmente a BP-1 RT ou a Super Grip, tem uma pegada mais macia e desliza melhor no papel.

Eu sinto que com a Pilot eu escrevo mais rápido e com menos esforço. Só acho que o preço podia ser um pouco mais amigável, porque acabo tendo que comprar com mais frequência. Mas se for pra escolher a melhor no conforto, vou de Pilot.

5 curtidas

Na minha experiência, nada supera a Pilot em fluidez. A escrita é tão leve que às vezes eu até esqueço que tô pressionando a caneta.

Isso pra mim faz toda a diferença, porque tenho tendinite e uso caneta praticamente o dia todo. A BIC funciona bem, nunca dá problema, mas sinto que tem que forçar mais pra tinta sair, sabe?

Então se a pergunta for sobre qualidade de escrita, a Pilot ganha. Mas se for custo-benefício, aí a BIC pode ter mais vantagem.

4 curtidas

Gente como saber se essas canetas são de qualidade?

5 curtidas

Eu sou do time da BIC! A clássica, de corpo transparente e tampa azul. Já perdi as contas de quantas vezes uma BIC sobreviveu a quedas, ser esquecida dentro do carro, ou até passada sem tampa por dias.

A Pilot é ótima, não vou negar, mas a durabilidade da tinta da BIC me impressiona mais. Sem contar que, na minha letra, o traço mais fino da BIC combina melhor.

Com a Pilot, minha letra até fica maior do que eu gostaria. Então, pra mim, é BIC sem dúvidas.

4 curtidas

Pra mim, a Pilot ganha em quase tudo. Tenho uma paixão especial pela Pilot BP-1 RT. O corpo dela é mais ergonômico, o botão retrátil é prático e a tinta seca rápido nunca borra. A BIC é mais “bruta”, mais simples.

Cumpre o papel, mas pra quem escreve muito como eu (sou professora), o conforto e a fluidez da Pilot fazem toda a diferença.

A única coisa que me incomoda é que, dependendo da superfície do papel, a tinta da Pilot pode escorrer um pouco mais. Mas ainda assim, prefiro.

7 curtidas

Olha, pra mim a principal forma de saber se uma caneta colorida é boa é o teste de escrita. Eu costumo escrever algumas frases, rabiscos e até fazer um sombreado com ela, tipo quando a gente vai desenhando em círculos, sabe?

Isso mostra se a tinta é fluida ou se falha no meio. Já comprei canetas lindas, com corpo bonito, e na hora de usar… a tinta saía manchada ou precisava pressionar demais.

Uma boa caneta desliza no papel, tem cor intensa logo de primeira e não deixa aquele traço falhado ou mais claro. Ah! E não pode borrar fácil também. Isso eu sempre testo antes de usar nos meus cadernos.

4 curtidas

Eu uso muita caneta colorida porque trabalho com mapas mentais, então qualidade é fundamental. O que eu sempre observo é se a tinta seca rápido, principalmente porque sou canhoto.

Já passei muita raiva com tinta que demora e borra tudo. Também vejo a consistência da cor. Tem caneta que é “verde”, mas no papel parece uma mistura desbotada de azul com amarelo.

E mais uma coisa: a durabilidade. Às vezes a caneta parece ótima no primeiro uso, mas seca depois de duas semanas. Então, hoje em dia eu só compro marcas que já conheço ou quando alguém de confiança indica.

5 curtidas

Aqui no Forúm Reviews temos alguns tópicos interessantes, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu sou viciada em papelaria, então já testei uma infinidade de canetas coloridas. Uma boa caneta tem um traço firme e a tinta flui de maneira uniforme.

Quando a ponta da caneta é bem feita, a escrita fica muito mais bonita, com aquele aspecto “profissional”, até em anotações simples.

Outra dica é ver se a tinta tem boa pigmentação se precisar passar duas ou três vezes no mesmo traço pra aparecer, já descarto.

E se a caneta for pra uso diário, como em agendas ou planners, eu também reparo se não atravessa a folha, sabe? Isso incomoda muito. Então, papel e caneta têm que se entender!

5 curtidas

Uma coisa que me ajuda muito a saber se a caneta colorida é boa é a embalagem. Eu sei que parece estranho, mas geralmente marcas que investem em uma boa apresentação também investem em qualidade.

Mas claro que isso não é regra. O que eu realmente faço é testar num papel com a mesma gramatura que eu uso no dia a dia.

Já vi caneta que parecia ótima na folha de teste da loja, mas em casa, no caderno de 90g, a tinta escorria e manchava tudo.

Também presto atenção no conforto da pegada. Às vezes a caneta escreve bem, mas depois de escrever por 10 minutos minha mão já tá doendo.

5 curtidas