Vale a pena investir em upgrades para uma guitarra barata?

Tenho uma guitarra mais simples e estou pensando em trocar os captadores e a parte elétrica. Vale mais a pena fazer esses upgrades ou economizar para comprar um modelo melhor?

7 curtidas

Cara, já passei por isso e vou te dizer o que aprendi na marra: depende muito da guitarra e do que você quer dela. Eu tinha uma Memphis MG32, baratinha, comprei usada e bem detonada.

Comecei trocando os captadores por uns Malagoli, depois botei tarraxas com trava e uma ponte Wilkinson. O som melhorou? Melhorou sim.

Mas no fim das contas, eu gastei mais com os upgrades do que se tivesse comprado uma guitarra intermediária melhor.

A grande vantagem foi que eu aprendi muito no processo. Desmontei, montei, regulei, errei, acertei… então se você curte mexer, experimentar e aprender, pode valer a pena sim.

Mas se a ideia é performance e custo-benefício, talvez seja melhor guardar a grana pra pegar uma guitarra melhor pronta.

5 curtidas

Eu sou totalmente a favor de fazer upgrade em guitarra barata. Comprei uma Tagima Woodstock por uns R$ 500 e aos poucos fui colocando captadores melhores, troquei os potenciômetros, a fiação, e coloquei tarraxas melhores.

Hoje em dia ela tem um som que surpreende todo mundo.Claro que tem limitações, principalmente na construção do corpo e braço, mas pra tocar em casa, gravar umas demos e até fazer uns shows pequenos, ela me atende super bem.

Gastei uns R$ 800 nos upgrades, então no total ficou uns R$ 1300. Melhor que pagar R$ 3000 numa guitarra de marca só pelo nome.

5 curtidas

Sinceramente? Eu não recomendo muito não. Já fiz isso duas vezes e me arrependi nas duas. A primeira foi com uma Giannini antiga que eu curtia muito, mas mesmo trocando os captadores e a elétrica, ela continuava com problemas de afinação e o braço era bem desconfortável.

A segunda foi com uma Strinberg, melhorei o som, mas o peso da madeira e o equilíbrio da guitarra eram ruins, então tocar por muito tempo cansava.

No fim, percebi que tem coisas que upgrade nenhum resolve. Hoje eu prefiro juntar um pouco mais e pegar um instrumento que já venha com o que eu preciso.

7 curtidas

Eu vejo o upgrade como uma forma de personalizar, sabe? Não é só sobre melhorar. É deixar o instrumento com a sua cara.

Minha guitarra barata virou minha principal justamente por isso. Comecei com captadores mais quentes, depois mudei os trastes por médios jumbo, deixei a ação bem baixa, regulei tudo certinho…

Ficou muito confortável pra mim. Não acho que ela “vale mais” financeiramente, mas pra mim ela vale cada centavo. Tem história, tem meu toque. Se você tem apego pela guitarra, eu diria que vale a pena sim.

4 curtidas

Gente preciso de uma guitarra para iniciantes, qual a melhor?

4 curtidas

Depende do objetivo. Se a guitarra é só pra estudo e você ainda tá pegando o jeito, talvez nem precise de upgrade agora. Mas se já toca há um tempo e sente que a guitarra limita seu som, aí pode ser um bom investimento sim.

Eu fiz isso com uma Shelter Stratocaster. O captador original era muito fraco. Coloquei um humbucker na ponte e agora uso ela até pra ensaios e shows.

Claro que não tem a pegada de uma Fender, mas cumpre o papel. Acho que o segredo é não gastar mais do que ela vale, senão vira prejuízo.

5 curtidas

Eu comecei a tocar guitarra há uns dois anos e pesquisei bastante antes de comprar minha primeira.

Depois de conversar com amigos músicos e assistir dezenas de vídeos no YouTube, acabei optando por uma Stratocaster da Squier (modelo Affinity). Foi a melhor escolha que eu poderia ter feito como iniciante.

O braço dela é confortável, o corpo é leve e ela tem uma sonoridade bem versátil consigo tocar desde pop e blues até um rock mais sujo.

O fato de ela ter três captadores single coil me permite brincar com várias combinações de som. Outra coisa boa: é fácil de encontrar peças e informações na internet pra quem quer aprender a regular sozinho.

Claro que ela não é perfeita, os trastes não eram os mais bem acabados, mas nada que comprometesse pra quem tá começando, é a melhor guitarra marcas de qualidade!

4 curtidas

Eu sou meio teimoso e comprei uma Epiphone Les Paul logo de cara, porque sempre fui fã do som encorpado do Slash.

Ela é linda, tem um timbre pesado e sustain de sobra, mas confesso que como primeira guitarra, talvez tenha sido um pouco demais.

O corpo dela é mais pesado, o que me cansava nas primeiras semanas. Além disso, o braço é mais grosso que o das Strato, o que dificultou um pouco meus acordes no começo.

Mas com o tempo, fui pegando o jeito. Hoje vejo que teria sido mais fácil começar com algo mais leve, mas por outro lado, aprendi rápido a ter mais força na mão esquerda.

Se você já sabe o tipo de som que quer tirar, até vale a pena. Mas se não tem certeza, uma guitarra mais neutra talvez seja o caminho.

5 curtidas

Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!

4 curtidas

Eu sou brasileiro e gosto de valorizar as marcas nacionais quando possível. Quando comecei a tocar, meu professor me indicou a Tajima T635, e cara… que baita surpresa!

Ela tem uma pegada super confortável, acabamento decente e um som que dá conta do recado tranquilamente.

Eu paguei um preço justo, bem mais acessível do que as guitarras importadas, e ainda assim me senti com um instrumento de qualidade na mão

O braço dela tem um ótimo acesso às casas mais altas, e o som é bem equilibrado. Pros estilos que eu gosto (pop rock, MPB, um blueszinho de vez em quando), ela responde super bem.

Acho que o custo-benefício foi o que mais pesou na escolha, e não me arrependo nem um pouco.

5 curtidas

Eu sempre curti o som seco e estalado das Telecasters, então não pensei duas vezes e comprei uma SX Telecaster usada pra começar.

Gastei pouco, mas ganhei muito. Ela era simples, mas bem construída. A afinação segurava bem, os trastes estavam legais, e o som era exatamente o que eu queria pra tirar umas músicas do Arctic Monkeys e até umas levadas de country.

Uma coisa que me ajudou muito como iniciante foi que ela era bem direta: sem muita frescura, sem ponte flutuante, sem mil captadores. Isso me forçou a aprender mais sobre palhetada, dinâmica e pegada.

Depois de um tempo, claro que investi em upgrades, mas até hoje guardo essa Tele com carinho. Foi uma baita companheira de aprendizado.

5 curtidas