O que é um VivoBook?

Minha primeira descoberta com um VivoBook

Vou te contar uma coisa: eu não fazia ideia do que era um VivoBook até precisar trocar de notebook durante a pandemia. Estava trabalhando de casa, com muitas abas abertas, videoconferências e arquivos pesados, e o meu antigo notebook já estava pedindo arrego.

Foi aí que comecei a ouvir falar sobre os tais VivoBooks da ASUS. Confesso que no começo achei que fosse só mais um nome bonito de linha, mas quanto mais eu pesquisava, mais descobria que os VivoBooks tinham características muito interessantes, principalmente para quem busca desempenho com bom custo-benefício.

Afinal, o que é um VivoBook?

De forma simples, VivoBook é uma linha de notebooks da ASUS voltada para quem busca um bom desempenho para o dia a dia, com design moderno e recursos que atendem bem tanto estudantes quanto profissionais.

Os modelos variam bastante, mas seguem um padrão que eu considero bem equilibrado:

• Processadores atualizados (geralmente Intel Core i5 ou i7, e também versões com AMD Ryzen)
  • Tela Full HD com boas cores
  • Teclado confortável, muitos com retroiluminação
  • Design fino e leve
  • Boa autonomia de bateria

A ideia é unir portabilidade, desempenho e estilo, sem necessariamente pagar o preço de um notebook gamer ou ultrabook.

Principais características que me chamaram a atenção

Na minha experiência usando um ASUS VivoBook 15, algumas características se destacaram logo nos primeiros dias:

Característica Impressão pessoal
Tela de 15,6" FHD Ótima definição para assistir vídeos e trabalhar com planilhas
Teclado confortável Perfeito para quem digita muito (como eu!)
SSD de 256GB O sistema inicia em segundos!
Peso leve (~1,7kg) Fácil de levar na mochila sem pesar o ombro
Entradas variadas USB-C, HDMI, leitor de cartão SD… tudo o que preciso

Além disso, achei o design bem bonito — mais sóbrio, mas ainda com um toque moderno. O acabamento em alumínio no meu modelo, por exemplo, dá uma cara de produto premium sem custar uma fortuna.

Quais são os modelos de VivoBook?

A ASUS divide os VivoBooks em algumas subcategorias. No começo eu fiquei um pouco confuso com tantos nomes, mas depois entendi melhor a lógica. Aqui vai um resumo que me ajudou:

Linha Indicação principal
VivoBook 14/15 Modelos básicos e intermediários
VivoBook S Mais finos e leves, com design mais arrojado
VivoBook Pro Foco em desempenho gráfico (ideal para edição, etc)
VivoBook Flip Versão 2 em 1 com tela touchscreen e dobrável

O meu é um VivoBook 15 com processador Ryzen 5, e para o meu uso com edição de texto, planilhas, um pouco de Photoshop e muitas abas no navegador, ele aguenta bem o tranco.

Vale a pena comprar um VivoBook?

Na minha opinião? Sim, e muito. Especialmente se você busca um notebook equilibrado, que atenda bem tanto para o estudo quanto para o trabalho. Ele não é o mais barato do mercado, mas entrega muito pelo valor cobrado.

Alguns pontos positivos que me conquistaram:

• Boa performance para multitarefas
  • Visual bonito e moderno
  • Teclado muito confortável
  • Ótimo custo-benefício em comparação a outras marcas

E alguns pontos a considerar:

• A qualidade da webcam pode ser mediana em alguns modelos
  • Alguns vêm com muita bloatware (programas desnecessários pré-instalados)
  • A tela, apesar de Full HD, pode ter brilho um pouco limitado para ambientes externos

Depois de alguns meses usando o meu VivoBook, posso dizer com segurança: ele superou minhas expectativas. Eu uso para trabalhar, estudar, ver filmes e até editar alguns vídeos simples. É um companheiro de rotina que não me deixa na mão.

Se você está procurando um notebook versátil, com bom desempenho e preço justo, eu recomendaria ao menos dar uma olhada nos VivoBooks. Vale comparar os modelos, ver as especificações com calma e escolher aquele que mais combina com suas necessidades.

Se quiser, posso até compartilhar uma tabela de comparação com os modelos mais recentes. Só avisar!

7 curtidas

Cara, que post incrível! Eu sempre ouvi falar de VivoBook, mas achava que era tipo uma “versão mais barata” dos ZenBooks. Agora entendi melhor a proposta. Alguém aqui já testou o VivoBook Flip? Queria saber se vale a pena o 2 em 1 pra faculdade.

5 curtidas

Eu uso o VivoBook Flip há uns 5 meses na faculdade de design. Pra anotar com canetinha na tela e mostrar ideias pros professores é ótimo. Só acho que a bateria poderia durar um pouco mais, especialmente em modo tablet.

5 curtidas

Achei o conteúdo super completo! :clap: Eu tenho um VivoBook S14, comprei porque achei lindíssimo o acabamento verde escuro metálico! :green_heart: Fora que ele é super leve, cabe tranquilo na minha bolsa. Uso pra reuniões no Google Meet e ele não trava.

4 curtidas

Você sente que a webcam é ruim? Tô entre ele e um Lenovo, mas me disseram que a webcam da ASUS deixa a desejar…

5 curtidas

Então… é verdade. A webcam quebra um galho, mas se você depende muito dela, talvez um modelo externo resolva. Eu uso uma Logitech quando quero mais qualidade de imagem. No resto, o notebook é ótimo.

4 curtidas

Alguém aí sabe se os VivoBooks Pro são bons pra edição de vídeo mais pesada? Tipo Premiere, After Effects… tô em dúvida se vou nele ou num Dell Inspiron com RTX.

5 curtidas

Já usei o VivoBook Pro com Ryzen 7 e GTX 1650. Dá pra editar tranquilo em Full HD, até 4K com proxys rola. Só recomendo investir num com pelo menos 16GB de RAM. E se puder, pega com SSD de 512GB, porque o Premiere come espaço!

5 curtidas