Qual a diferença entre um notebook e um VivoBook?

Se você, assim como eu, já ficou confuso ao ver um anúncio dizendo “Notebook VivoBook com processador Intel”, pode respirar aliviado: eu também já passei por isso. Quando fui comprar meu primeiro notebook para estudar e trabalhar em casa, me deparei com esse termo e logo me perguntei: afinal, qual é a diferença entre um notebook qualquer e um tal de VivoBook?

Depois de pesquisar bastante e conversar com quem entende do assunto, entendi o que é um VivoBook e o que o torna diferente dos demais notebooks. Então, resolvi reunir aqui tudo que aprendi — de forma bem explicada, com base na minha experiência pessoal.

O que é um notebook?

Antes de tudo, vamos esclarecer o básico. Um notebook é um computador portátil, com tela, teclado, bateria e todos os componentes integrados em um só corpo. Ele pode ser de várias marcas e modelos, com diferentes configurações de hardware e sistemas operacionais. Em outras palavras:

Notebook é o nome genérico do equipamento.

Alguns exemplos de marcas que produzem notebooks:

• Dell
  • Lenovo
  • Acer
  • Apple
  • Samsung
  • ASUS

É justamente dentro dessa última — a ASUS — que entra o nosso querido (ou misterioso) VivoBook.

O que é um vivobook?

Descobri que o VivoBook é uma linha específica de notebooks da marca ASUS. Ou seja:

Todo VivoBook é um notebook, mas nem todo notebook é um VivoBook.

A ASUS divide seus notebooks em linhas diferentes, e cada linha tem um foco específico:

Linha ASUS Público-alvo / Características principais
VivoBook Uso geral, design moderno, custo-benefício
ZenBook Mais premium, ultrafinos, design sofisticado
ROG (Republic of Gamers) Foco em games, alto desempenho gráfico
TUF Gaming Gamer intermediário, bom desempenho e resistência
ExpertBook Uso empresarial, leveza e bateria de longa duração

Quando comprei o meu VivoBook, percebi que ele era voltado para pessoas como eu: que precisavam de um bom desempenho no dia a dia, com visual bonito e preço acessível.

Principais características de um vivobook

O que mais me chamou a atenção quando testei alguns modelos na loja (e depois confirmei usando em casa) foram os seguintes pontos:

• Design moderno e leve: Ideal para carregar na mochila, seja para faculdade ou trabalho.
  • Boa relação custo-benefício: Não é o mais barato, mas entrega bastante pelo que custa.
  • Teclado confortável: Ótimo para quem digita bastante, como eu que escrevo todos os dias.
  • Desempenho equilibrado: Roda programas como Word, Excel, Zoom e até editores de imagem sem engasgos.
  • Boa variedade de modelos: Tem com processador Intel ou AMD, HD ou SSD, 4GB até 16GB de RAM.

Vivobook x outros notebooks: qual a real diferença?

Muita gente me pergunta: “Mas um Dell ou Lenovo de mesmo preço não é melhor?” E a resposta é: depende do que você valoriza. Eu montei uma comparação que me ajudou na hora da escolha:

Característica VivoBook ASUS Outros notebooks da mesma faixa
Design e acabamento Mais moderno e colorido Mais sóbrio e tradicional
Tela Full HD em muitos modelos HD em modelos mais baratos
Peso Leves (1,4 a 1,8kg geralmente) Pode variar bastante
Teclado retroiluminado Presente em vários modelos Nem sempre disponível
Preço Médio para o que oferece Pode ser mais barato, mas com menos recursos

Quando escolher um vivobook?

Na minha experiência, o VivoBook foi perfeito para o que eu precisava. Mas ele pode ser ideal para você se:

:check_mark: Quer um notebook equilibrado entre desempenho, estilo e preço
:check_mark: Usa o computador para estudo, trabalho de escritório, redes sociais e vídeos
:check_mark: Gosta de um visual moderno e colorido
:check_mark: Quer algo mais confiável que um modelo de entrada sem gastar como num topo de linha

No fim das contas, a grande sacada é entender que:

:small_blue_diamond: “Notebook” é a categoria do produto
:small_blue_diamond: “VivoBook” é uma linha de notebooks da ASUS, voltada ao público que busca estilo, desempenho equilibrado e bom preço

Eu uso meu VivoBook há mais de dois anos e posso dizer que ele tem sido um excelente companheiro no trabalho e nas tarefas do dia a dia. Mas claro, existem outros modelos e linhas tão bons quanto — tudo depende do que você procura.

7 curtidas

Excelente explicação! Eu sempre achei que VivoBook era um sistema operacional diferente ou algo assim, tipo o Chrome OS (rs).

Agora entendi que é só uma linha da ASUS. Alguém sabe se o VivoBook aguenta rodar o Photoshop sem travar?

5 curtidas

Eu tenho um VivoBook com 8GB de RAM e SSD de 256GB, e uso o Photoshop praticamente todo dia. Pra edições mais básicas e médias ele dá conta tranquilo. Agora, se você for usar arquivos muito pesados ou fazer ilustração digital complexa, aí talvez seja bom investir em mais RAM ou ir pra um ZenBook.

4 curtidas

Ótimo post! Eu comprei um VivoBook 15 recentemente e achei bem completo. Mas uma coisa que me incomodou foi o som… achei meio baixo. Alguém mais sentiu isso?

5 curtidas

Senti isso também no meu VivoBook 14. O som é “ok”, mas nada impressionante. Tive que comprar uma caixinha bluetooth pra compensar. Acho que essa é uma área em que os modelos da Dell Inspiron se saem melhor.

4 curtidas

Gente, tô pesquisando um notebook pro meu TCC e esse post caiu do céu! VivoBook ou Lenovo IdeaPad, alguém já comparou?

5 curtidas

Eu testei os dois! O IdeaPad tem construção mais simples, mas em desempenho são parecidos. O VivoBook ganha em visual e teclado, na minha opinião. Mas se o IdeaPad estiver com preço bom, vale considerar.

5 curtidas