Se você, assim como eu, já ficou confuso ao ver um anúncio dizendo “Notebook VivoBook com processador Intel”, pode respirar aliviado: eu também já passei por isso. Quando fui comprar meu primeiro notebook para estudar e trabalhar em casa, me deparei com esse termo e logo me perguntei: afinal, qual é a diferença entre um notebook qualquer e um tal de VivoBook?
Depois de pesquisar bastante e conversar com quem entende do assunto, entendi o que é um VivoBook e o que o torna diferente dos demais notebooks. Então, resolvi reunir aqui tudo que aprendi — de forma bem explicada, com base na minha experiência pessoal.
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Dell ou MacBook: qual investimento vale mais a pena?
- Dell ou Vaio em 2024: qual é a melhor opção?
O que é um notebook?
Antes de tudo, vamos esclarecer o básico. Um notebook é um computador portátil, com tela, teclado, bateria e todos os componentes integrados em um só corpo. Ele pode ser de várias marcas e modelos, com diferentes configurações de hardware e sistemas operacionais. Em outras palavras:
Notebook é o nome genérico do equipamento.
Alguns exemplos de marcas que produzem notebooks:
- Dell
- Lenovo
- Acer
- Apple
- Samsung
- ASUS
É justamente dentro dessa última — a ASUS — que entra o nosso querido (ou misterioso) VivoBook.
—
O que é um vivobook?
Descobri que o VivoBook é uma linha específica de notebooks da marca ASUS. Ou seja:
Todo VivoBook é um notebook, mas nem todo notebook é um VivoBook.
A ASUS divide seus notebooks em linhas diferentes, e cada linha tem um foco específico:
| Linha ASUS | Público-alvo / Características principais |
|---|---|
| VivoBook | Uso geral, design moderno, custo-benefício |
| ZenBook | Mais premium, ultrafinos, design sofisticado |
| ROG (Republic of Gamers) | Foco em games, alto desempenho gráfico |
| TUF Gaming | Gamer intermediário, bom desempenho e resistência |
| ExpertBook | Uso empresarial, leveza e bateria de longa duração |
Quando comprei o meu VivoBook, percebi que ele era voltado para pessoas como eu: que precisavam de um bom desempenho no dia a dia, com visual bonito e preço acessível.
—
Principais características de um vivobook
O que mais me chamou a atenção quando testei alguns modelos na loja (e depois confirmei usando em casa) foram os seguintes pontos:
- Design moderno e leve: Ideal para carregar na mochila, seja para faculdade ou trabalho.
- Boa relação custo-benefício: Não é o mais barato, mas entrega bastante pelo que custa.
- Teclado confortável: Ótimo para quem digita bastante, como eu que escrevo todos os dias.
- Desempenho equilibrado: Roda programas como Word, Excel, Zoom e até editores de imagem sem engasgos.
- Boa variedade de modelos: Tem com processador Intel ou AMD, HD ou SSD, 4GB até 16GB de RAM.
—
Vivobook x outros notebooks: qual a real diferença?
Muita gente me pergunta: “Mas um Dell ou Lenovo de mesmo preço não é melhor?” E a resposta é: depende do que você valoriza. Eu montei uma comparação que me ajudou na hora da escolha:
| Característica | VivoBook ASUS | Outros notebooks da mesma faixa |
|---|---|---|
| Design e acabamento | Mais moderno e colorido | Mais sóbrio e tradicional |
| Tela | Full HD em muitos modelos | HD em modelos mais baratos |
| Peso | Leves (1,4 a 1,8kg geralmente) | Pode variar bastante |
| Teclado retroiluminado | Presente em vários modelos | Nem sempre disponível |
| Preço | Médio para o que oferece | Pode ser mais barato, mas com menos recursos |
—
Quando escolher um vivobook?
Na minha experiência, o VivoBook foi perfeito para o que eu precisava. Mas ele pode ser ideal para você se:
Quer um notebook equilibrado entre desempenho, estilo e preço
Usa o computador para estudo, trabalho de escritório, redes sociais e vídeos
Gosta de um visual moderno e colorido
Quer algo mais confiável que um modelo de entrada sem gastar como num topo de linha
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
- Dell ou Avell: qual marca é melhor para gaming?
- Notebook Dell ou HP, qual vale mais a pena?
- Qual é o melhor notebook: Samsung Book x Dell Inspiron?
- Qual o melhor notebook da Dell atualmente?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4, qual o melhor?
- Dell Inspiron 15 ou Samsung Book 4: Qual é o melhor?
- O que é um VivoBook?
- O que é o VivoBook Go?
No fim das contas, a grande sacada é entender que:
“Notebook” é a categoria do produto
“VivoBook” é uma linha de notebooks da ASUS, voltada ao público que busca estilo, desempenho equilibrado e bom preço
Eu uso meu VivoBook há mais de dois anos e posso dizer que ele tem sido um excelente companheiro no trabalho e nas tarefas do dia a dia. Mas claro, existem outros modelos e linhas tão bons quanto — tudo depende do que você procura.