O que faz o notebook rodar mais rápido?

Você já percebeu que, de vez em quando, o seu notebook parece estar “mais lento que uma tartaruga”? Aquele clique no ícone que leva eternos segundos para abrir, ou o programa que “trava” na hora mais inesperada? Eu sei como é frustrante! Mas, felizmente, existem várias formas de acelerar a performance do seu notebook. Vou compartilhar com vocês tudo o que aprendi para deixar o meu rodando como se fosse novinho em folha.

1. Atualização do sistema operacional

Acredite ou não, mas o simples ato de manter o sistema operacional do seu notebook atualizado pode fazer uma diferença enorme!

Sempre que o Windows ou o macOS lançam atualizações, geralmente incluem correções de bugs e melhorias de desempenho. Eu mesma notei que, quando meu notebook estava mais lento, uma atualização simples resolveu metade do problema. Isso ajuda a otimizar o uso da memória e do processador.

Dica de ouro:

• No Windows: Vá em Configurações > Atualização e Segurança e veja se há atualizações pendentes.
  • No macOS: Acesse Preferências do Sistema > Atualização de Software.

Manter tudo em dia é uma forma simples de aumentar a velocidade.

2. Mais RAM, mais agilidade!

Outro truque para turbinar o desempenho do seu notebook é aumentar a memória RAM. Se o seu computador está com 4 GB de RAM, por exemplo, ele pode ter dificuldades em rodar múltiplos programas de uma vez. Eu fiz a troca para 8 GB e, sinceramente, foi a melhor decisão que tomei. A diferença no desempenho foi notável, principalmente quando uso vários aplicativos ao mesmo tempo.

Por que a RAM é importante?

• Armazenamento temporário para dados em uso.
  • Quanto mais RAM, mais programas podem rodar sem “engasgos”.
Capacidade da RAM Desempenho
4 GB Básico
8 GB Ideal para uso moderado
16 GB Para multitarefas intensas

Dica de ouro:

Se o seu notebook tem uma entrada extra, vale a pena considerar um upgrade.

3. Trocar o HD por um SSD

Essa foi uma das mudanças que transformaram meu notebook de uma máquina meio lenta para uma usina de velocidade. Troquei meu HD tradicional por um SSD (Unidade de Estado Sólido) e, sinceramente, não me arrependo. O SSD tem a capacidade de ler e escrever dados muito mais rápido, o que impacta diretamente no tempo de inicialização do sistema e na abertura de aplicativos.

A velocidade é impressionante, e os aplicativos que demoravam para abrir agora ficam prontos em um piscar de olhos.

Benefícios do SSD:

• Iniciação mais rápida do sistema.
  • Menor tempo de carregamento de programas.
  • Maior durabilidade e resistência a impactos.

4. Desinstalar programas desnecessários

Quando a gente vai instalando tudo o que vê pela frente, o notebook começa a ficar cheio de programas que nem usamos mais, e isso pode afetar muito o desempenho. Eu descobri isso quando percebi que tinha programas rodando em segundo plano que nem sabia que existiam.

Como desinstalar programas:

• No Windows: Vá em Painel de Controle > Programas e Recursos e remova os programas que você não usa mais.
  • No macOS: Acesse Aplicativos e arraste para a lixeira aqueles que não usa.

Além disso, desative programas que iniciam automaticamente com o sistema. Isso pode liberar recursos preciosos para o que realmente importa.

5. Limpeza de arquivos temporários

Com o tempo, o computador vai acumulando arquivos temporários, caches e outros dados que não são mais necessários. Esses arquivos podem ocupar uma quantidade significativa de espaço e até deixar o sistema mais lento.

Eu fiz uma limpeza de arquivos temporários no meu notebook e a diferença foi visível. Não só o desempenho ficou melhor, como também o computador ficou com mais espaço livre.

Dica para limpeza:

• No Windows: Use a ferramenta de Limpeza de Disco que já vem instalada no sistema.
  • No macOS: Use um programa como o CleanMyMac para realizar a limpeza.

6. Desfragmentar o disco rígido

Se você ainda usa um HD tradicional (não SSD), a desfragmentação pode ser uma boa ideia. A fragmentação faz com que o sistema precise buscar dados em várias partes do disco, o que diminui a velocidade. Eu comecei a desfragmentar meu disco a cada 3 meses e percebi uma melhoria na velocidade de leitura e escrita.

Como desfragmentar?

• No Windows: Vá em Este PC > Clique com o botão direito no HD > Propriedades > Ferramentas > Desfragmentar.
  • No macOS: O macOS geralmente cuida disso automaticamente.

7. Evitar sobrecarregar o notebook com muitos programas

Eu sei que dá vontade de abrir mil abas no navegador e ter vários programas rodando, mas quanto mais processos você deixar abertos, mais lento o notebook fica. Isso consome muita memória e processamento.

Como gerenciar isso:

• Feche programas e abas quando não estiver usando.
  • Use o Gerenciador de Tarefas (Ctrl+Shift+Esc) no Windows para ver o que está consumindo mais recursos.

Conclusão: Dicas práticas para um notebook mais rápido!

De forma geral, essas são as principais formas de garantir que seu notebook rode mais rápido e sem travamentos. A combinação de uma boa memória RAM, um SSD, a limpeza de arquivos desnecessários e a desfragmentação do disco pode fazer milagres no seu computador.

E lembre-se: Manter o seu notebook limpo e organizado, com atualizações regulares e sem sobrecarga de programas, também é essencial para manter a velocidade ao longo do tempo.

Dica pessoal: Se você trabalha com designer e procura um notebook bom para designer recomendo os da Samsung são ótimos!

6 curtidas

Esse post foi incrível! Eu sempre senti que meu notebook estava mais lento, mas nunca sabia o que fazer exatamente. Eu fiz a troca do HD por um SSD e, nossa, a diferença foi absurda! O meu notebook ficou super rápido! :heart_eyes: Agora vou tentar aumentar a memória RAM também, porque já vi que isso pode ajudar ainda mais. Só uma dúvida: será que a troca de RAM pode afetar a garantia do meu notebook?

4 curtidas

Oi Ana! Que bom que o SSD fez diferença! Sobre a sua dúvida, sim, a troca da memória RAM pode afetar a garantia dependendo da marca e modelo do notebook. Eu já precisei consultar o manual do meu, e vi que a garantia só seria comprometida se eu abrisse o notebook e fizesse a troca sem a supervisão de um técnico autorizado. Minha dica é que, antes de fazer qualquer alteração, dê uma olhada na política de garantia do fabricante, tá?

4 curtidas

Ótima explicação, já fiz a limpeza de arquivos temporários e meu notebook ficou bem mais rápido! Mas, uma dúvida: como faço para desinstalar programas sem afetar outros arquivos importantes? Tem alguma maneira de garantir que só estou desinstalando o que realmente não uso?

5 curtidas

Oi Beatriz! Eu também sempre fico com receio de desinstalar algo importante. O que eu costumo fazer é usar o Desinstalador Revo. Ele ajuda a remover programas de forma mais profunda e evita que fiquem vestígios de arquivos. Também é bom dar uma olhada na lista de programas que estão consumindo mais recursos no Gerenciador de Tarefas, isso ajuda a identificar se algo está rodando sem você perceber.

5 curtidas