Notebook Positivo é ruim ou melhorou?

Ao longo dos anos, sempre que alguém me perguntava sobre notebooks da Positivo, a minha reação era quase automática: “fuja!”. Confesso que já tive experiências bem frustrantes com modelos da marca lá por volta de 2012. Mas, recentemente, tive que revisar meus conceitos. Em 2024, decidi testar um modelo atual da Positivo para saber se, afinal, a marca melhorou ou continua na mesma.

Abaixo compartilho minha jornada, com pontos positivos e negativos, para te ajudar a decidir se vale a pena investir em um notebook da Positivo hoje.

Por que a reputação da positivo foi tão ruim?

Pra começar, é importante entender por que tanta gente torce o nariz pra marca. Durante muito tempo, a Positivo vendeu notebooks de entrada com hardware limitado e materiais frágeis. Eu mesma tive um que, com poucos meses de uso, já dava problemas na carcaça, superaquecia e vivia travando com tarefas básicas.

Principais reclamações no passado:

• Processadores fracos (geralmente Intel Celeron ou Atom);
  • Pouca memória RAM (2GB ou, no máximo, 4GB);
  • HDs lentos e com baixa capacidade;
  • Construção de plástico fino e teclados frágeis;
  • Baixa durabilidade.

Mas e agora? O cenário mudou?

Testando um notebook positivo em 2024

No início deste ano, precisei de um notebook básico para tarefas do dia a dia, como editar textos, participar de reuniões online e navegar na internet. Resolvi dar uma chance para a Positivo novamente. O modelo escolhido foi o:

Positivo Motion C4128F-AX

E aqui vão minhas impressões, após 3 meses de uso contínuo.

Pontos positivos que me surpreenderam

Sim, tem coisa boa! Fiquei positivamente surpresa com algumas melhorias.

:small_blue_diamond: Design leve e discreto
O modelo que escolhi tem um visual mais limpo, corpo fino e acabamento que, embora ainda seja plástico, parece mais sólido do que os modelos antigos.

:small_blue_diamond: Sistema operacional rápido (graças ao SSD)
Um dos grandes acertos foi o uso de SSD de 128GB. Isso fez toda a diferença na fluidez para abrir arquivos, navegar e até iniciar o sistema.

:small_blue_diamond: Teclado confortável
Não é o melhor teclado do mundo, mas para digitar textos longos como este que estou escrevendo agora, ele é bem confortável. E o touchpad é responsivo.

:small_blue_diamond: Baixo consumo de energia e silêncio
Ideal pra quem usa em casa: ele esquenta pouco e é super silencioso.

Os problemas que ainda encontrei

Nem tudo são flores. Abaixo destaco alguns pontos que ainda me incomodaram:

:red_triangle_pointed_down: Desempenho limitado
Mesmo com SSD, o processador Celeron e os 4GB de RAM limitam bastante o desempenho. Se abrir muitas abas ou rodar algo mais pesado, começa a engasgar.

:red_triangle_pointed_down: Tela com baixa resolução e brilho
A tela de 14" é HD e o brilho é fraco. Em ambientes iluminados, fica difícil de enxergar bem.

:red_triangle_pointed_down: Construção ainda frágil
Embora tenha melhorado, a estrutura ainda passa certa sensação de fragilidade. Não sei se aguentaria muito tranco em uma rotina pesada de transporte.

Para quem ele serve?

Com base na minha experiência, deixo aqui uma análise do perfil ideal para este tipo de notebook:

Perfil do Usuário Indicação Positivo
Estudantes do ensino médio :white_check_mark: Sim
Universitários (cursos leves) :white_check_mark: Sim
Profissionais de design/jogos :cross_mark: Não
Usuário básico (navegar, estudar, videochamada) :white_check_mark: Sim
Editor de vídeo ou imagens pesadas :cross_mark: Não

Vale a pena comprar um notebook positivo?

Se fosse há alguns anos, eu diria “não compre de jeito nenhum”. Mas hoje, minha resposta é mais equilibrada.

Se você precisa de um notebook simples, barato e não vai exigir demais do desempenho, a Positivo pode sim ser uma opção razoável — especialmente se comparada a marcas genéricas que vendem produtos inferiores com preços similares.

Mas, se você puder investir um pouco mais (mesmo que seja num modelo da Lenovo ou Acer de entrada com processador i3), provavelmente terá uma máquina com mais fôlego a longo prazo.

Dica final de quem já sofreu

Antes de comprar qualquer notebook (seja Positivo ou não), verifique estes pontos:

• Se tem SSD (faz MUITA diferença);
  • Se a RAM é expansível;
  • Se o sistema operacional já vem instalado (alguns modelos vêm com Linux);
  • E o mais importante: veja vídeos e análises no YouTube com testes reais.
Item Avaliado Nota (0 a 10)
Desempenho 6
Construção 6,5
Custo-benefício 8
Tela 5
Teclado/Touchpad 7
Bateria 6
Nota Geral 6,7
7 curtidas

Olha, eu também tinha um preconceito enorme com a Positivo, mas comprei o Motion C4500F pra minha mãe em março e até agora tá tranquilo. Só uso leve, né… Chrome, YouTube e Word. Ela tá satisfeita.
Mas concordo com você, ainda tá longe de ser ideal pra uso profissional.

5 curtidas

Alguém sabe se esse modelo aceita aumentar a RAM? Estou precisando de algo baratinho mas que aguente várias abas do navegador com PDFs abertos.

5 curtidas

Infelizmente a maioria desses modelos da linha Motion vem com a RAM soldada na placa. Tente confirmar com o modelo exato (por exemplo: C4128F-AX). Se for esse, a RAM não é expansível.
Se você puder esticar o orçamento, tenta algum Lenovo IdeaPad 3 com i3, que tem slot de RAM extra.

4 curtidas

Tive um Positivo em 2021 e ele durou exatos 7 meses. Depois disso, só travava. Fiquei traumatizada. Mas tô vendo tanta gente falar que melhorou… talvez eu dê outra chance. Alguém recomenda um modelo com pelo menos 8GB de RAM?

5 curtidas

Vi recentemente um Positivo Duo C464D com 8GB e SSD. É mais caro, claro, mas tá longe daqueles modelos que davam dor de cabeça. Dá uma olhada!

5 curtidas