Quero saber se vale a pena trocar do iPhone para um Samsung?
Depois de anos usando iPhone, resolvi testar um Samsung Galaxy S24 Ultra. No começo, confesso que tive receio de sair do ecossistema da Apple, mas hoje vejo que fiz a escolha certa.
A primeira coisa que me fez amar o Samsung foi a liberdade. No iPhone, tudo é limitado: você não pode baixar arquivos direto pelo navegador, não pode personalizar a interface do jeito que quer e até trocar um simples toque de chamada é um processo chato. No Samsung, posso personalizar tudo!
A tela também é um show à parte. Eu achava a do iPhone boa, mas a do Samsung é simplesmente superior em brilho, fluidez e cores. Além disso, a bateria dura mais e carrega mais rápido, algo que me irritava no iPhone.
No começo, senti falta do iMessage e do AirDrop, mas logo me adaptei. Hoje uso o Google Mensagens e o Quick Share, que fazem praticamente a mesma coisa. No geral, a troca valeu muito a pena, e eu não penso em voltar para o iPhone.
Eu quis experimentar o Galaxy S23 Ultra, depois de anos usando iPhone. Tinha ouvido falar que ele era incrível, então troquei meu iPhone 14 Pro Max e tentei me adaptar. No começo, adorei a tela, a bateria e o zoom absurdo da câmera, mas logo percebi que sentia falta de algumas coisas.
O primeiro problema foi o ecossistema Apple. Eu uso um MacBook e um iPad, e a integração entre os dispositivos não tem igual. No iPhone, eu copiava um texto no celular e colava no Mac sem problemas, usava o AirDrop para transferir arquivos e o FaceTime para chamadas com amigos e família. No Android, tudo isso ficou mais complicado.
Outro ponto foi a experiência com aplicativos. Muitos apps são otimizados primeiro para iOS, e no Android, alguns têm design diferente ou não rodam tão bem.
No fim das contas, voltei para o iPhone. Não porque o Samsung é ruim – pelo contrário, é um baita celular mas porque o iPhone funciona melhor para o meu dia a dia.
Trocar do iPhone para o Samsung foi uma das melhores decisões que já tomei. Eu usava um iPhone 13 Pro, e embora gostasse dele, comecei a me incomodar com algumas limitações.
Fui de cabeça no Galaxy S24 Ultra e me surpreendi. A câmera dele tem um zoom insano, algo que nunca tive no iPhone. A S Pen também é um diferencial que me ajuda muito no trabalho. Fora que, no Samsung, posso personalizar widgets, ícones, tela de bloqueio e até mesmo os atalhos do celular.
Outra coisa que me fez amar o Samsung foi a inteligência artificial. O celular tem ferramentas que removem objetos das fotos, geram textos e até fazem resumos automáticos. O iPhone não tem nada parecido ainda. Faz seis meses que fiz a troca e não sinto nenhuma vontade de voltar para a Apple.
Quando decidi sair do iPhone 14 Pro e pegar um Galaxy Z Fold 5, sabia que teria um período de adaptação. E realmente tive.
No começo, estranhei bastante o sistema Android. Tudo é diferente: os gestos, os menus e até a forma de baixar aplicativos. Além disso, o Samsung tem muitas opções de personalização, e eu me sentia perdido no início.
Porém, depois de duas semanas, tudo mudou. Me acostumei com o Android e comecei a perceber as vantagens. O modo dobrável do Z Fold 5 é simplesmente algo que o iPhone nem chega perto de oferecer. Poder abrir dois apps ao mesmo tempo e usar a tela grande como um mini tablet foi um diferencial que me conquistou.
Hoje, eu diria que vale muito a pena trocar, mas é bom dar um tempo para se acostumar com o novo sistema. Depois que você passa essa fase, as vantagens do Samsung ficam bem claras, então se tem dúvida entre Apple ou Samsung, recomendo a Samsung!
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de smartphone para fotografia?
- Dicas de celular Samsung com ótimo custo-benefício
- Discussão sobre o smartphone mais impressionante do mercado
- Duelo de titãs: A54 vs. M54
- Buscando celular custo-benefício até R$ 1500
- Escolha entre celular A14 ou M14
- Qual a melhor marca de celular do momento?
- Qual celular comprar com até R$1000?
- Qual o melhor smartphone da Samsung?
- Quais as melhores opções de smartphone até R$ 1000?
- Sugestões para o melhor celular da Motorola
- Que celular vale a pena por menos de R$ 2000?
- Que celular consigo comprar de no máximo R$ 3 mil?
- Qual é melhor, Samsung S24 ou iPhone 14?
- Qual o melhor S23 ou iPhone 15?
- Qual a melhor câmera, iPhone 14 ou Samsung S23 Ultra?
- Qual a melhor câmera de celular, iPhone ou Samsung?
- Qual bateria dura mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual é a melhor opção entre o Samsung S23 e o iPhone 13?
- Qual compensa mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual Samsung bate de frente com o iPhone?
- Qual celular é mais seguro contra hackers?
- O Samsung S23 é melhor que o iPhone?
- Qual celular é mais seguro, iPhone ou Samsung?
Quero saber como cuidar bem do celular?
Sempre fui usuário de iPhone, desde o iPhone 6S, e trocava de modelo quase todo ano. Mas depois do iPhone 14 Pro, comecei a me perguntar: será que vale a pena gastar tanto por algo que muda tão pouco?
Foi aí que testei o Galaxy S23 Ultra e percebi que estava gastando dinheiro à toa na Apple. O Samsung me oferece muito mais funções pelo mesmo preço ou até mais barato. A bateria dura mais, a tela tem mais brilho e fluidez, e a câmera tem zoom de até 100x, enquanto o iPhone fica travado em 5x.
Além disso, os iPhones não inovam mais como antes. A Samsung sempre traz telas dobráveis, inteligência artificial, carregamento super-rápido enquanto a Apple ainda nem coloca USB-C direito nos seus aparelhos.
No final das contas, trocar de iPhone para Samsung me fez perceber o quanto eu estava pagando caro por pouca inovação.
Uma coisa que aprendi do jeito difícil foi a importância de usar carregador original. Já usei carregador paralelo e, com o tempo, percebi que a bateria do celular começou a viciar mais rápido. Desde então, só uso acessórios de qualidade pra evitar problemas na carga e garantir que o celular dure mais tempo.
Sempre cuido pra não deixar a memória do celular lotada. Já tive um que começou a travar muito porque eu acumulava fotos, vídeos e aplicativos que nem usava. Agora, de tempos em tempos, faço uma limpa e passo o que for importante pro computador ou pra nuvem. Isso faz muita diferença no desempenho.
Percebi que quando deixo muitos aplicativos abertos, o celular esquenta e a bateria vai embora rapidinho. Então, criei o hábito de fechar os apps que não estou usando e desativar notificações desnecessárias. Isso ajuda a manter o sistema mais rápido e a bateria dura muito mais.
Já tive problema com celular que parou de carregar direito porque a entrada estava cheia de poeira. Desde então, fico atento pra manter essa parte sempre limpa. Uso um palito de dente ou uma bombinha de ar pra tirar qualquer sujeira sem danificar. Isso evita mau contato e garante que o celular carregue direitinho.