Quero investir em uma cafeteira, mas tô na dúvida se vale mais a pena comprar uma de cápsula (tipo Nespresso) ou aquelas elétricas tradicionais. Alguém que já testou as duas pode opinar?
Eu já tive os dois tipos e vou te dizer com sinceridade: depende muito do teu estilo de vida e do que tu espera de um café. A de cápsula (a minha era uma Nespresso) é prática demais!
Tipo, tu acorda zumbi, bota a cápsula, aperta um botão e pronto, café na hora. Quase não suja nada, e o sabor é bem consistente.
O problema pra mim foi o custo das cápsulas… como eu tomo bastante café, começou a pesar. Sem contar que nem sempre tu encontra variedade boa em mercados comuns, e dependendo da marca, tem que comprar online ou em lojas específicas.
A tradicional elétrica (tive uma da Philco) é ótima pra quem gosta de fazer mais café de uma vez, tipo aquele cheirinho de café passado que enche a casa.
Dá mais trabalho, sim, tem que limpar filtro, lavar jarra, mas o custo do pó é muito menor. Eu até acho mais gostoso o café, de verdade mesmo.
Então, no fim das contas, hoje eu voltei pra elétrica. Mas se tu é daqueles que toma uma xícara aqui e ali, e curte praticidade, vai de cápsula sem medo.
Eu uso os dois até hoje, acredita? Tenho a Nespresso no escritório e uma elétrica tradicional em casa. A de cápsula é imbatível em rapidez.
Recebo cliente, faço um café bonito, com creme, cheiroso… é um charme. Mas em casa eu gosto do ritual, sabe? Colocar o pó, o cheirinho subindo, deixar passando enquanto preparo o pão… é outro clima.
Ah, e sem falar que com a elétrica eu posso usar qualquer pó desde aquele mais simples até os moídos na hora, orgânicos, etc.
O que eu vejo muita gente não considerar é o impacto no meio ambiente: cápsula é prático, mas gera mais lixo, e nem todo mundo separa pra reciclagem.
Então pensa nisso também. Resumo: se for só por praticidade, cápsula. Mas se tu curte um café raiz e quer gastar menos no longo prazo, vai de tradicional.
Ai, menina, passei por esse dilema no ano passado! Comecei com uma cafeteira elétrica da Britânia, dessas bem simples, só pra quebrar o galho. Funcionava bem, mas eu sou meio estabanada e já deixei a jarra cair duas vezes.
Aí investi numa Nespresso quando entrou em promoção no final do ano. Gente, foi amor à primeira cápsula!
A praticidade me ganhou: não tem como errar o café, e cada cápsula tem um sabor específico, então dá pra variar bastante.
O problema real é que as cápsulas são caras, tipo R$ 2 a R$ 3 cada uma, e se tu toma 3 cafés por dia, em um mês vai quase uma fortuna.
Mas tem compatíveis mais baratas que quebram o galho. Ainda assim, se tu gosta de café passado mesmo, aquele com gosto de casa de vó, a cápsula não vai te entregar isso. É outro perfil de sabor. Hoje eu deixo as duas na cozinha e uso conforme o humor.
Gente vale a pena ter cafeteira mesmo?
Tenho quase 30 anos e cresci tomando café no coador de pano. Quando fui morar sozinha, comprei uma elétrica tradicional. Uso até hoje.
Mas quando minha filha me deu uma Nespresso de presente, confesso que fiquei impressionada. O café sai com aquela crema bonita, parece que tô num café chique. Mas no fundo, acho que virou mais um mimo pra ocasiões especiais.
O café de cápsula tem um sabor mais encorpado, às vezes até forte demais pro meu gosto. E o pior: não rende quase nada. Uma cápsula uma xícara. Já a elétrica, faço meio litro e deixo ali, vou tomando aos poucos.
A minha dica? Se tu mora sozinho e toma pouco café, a de cápsula vale. Mas se tua casa é movimentada ou tu toma café o dia inteiro, a tradicional ainda é imbatível. Só investe num bom pó que a diferença de sabor é enorme.
Olha, vou te dizer: pra mim valeu muito a pena ter uma cafeteira em casa. Antes eu perdia um tempão passando café no coador, sujava um monte de coisa e, sinceramente, o sabor nem sempre saía como eu queria.
Quando comprei minha primeira cafeteira, uma dessas de cápsulas, tudo mudou. Hoje em dia acordo, coloco a cápsula, aperto um botão e em menos de dois minutos tô com meu cafezinho pronto.
Sem sujeira, sem bagunça, e o gosto é sempre o mesmo forte e encorpado, do jeito que gosto. Fora que quando recebo visitas, é muito prático.
A pessoa escolhe o sabor que quer e pronto. Acho que o investimento valeu cada centavo. Até economizo, porque parei de comprar café pronto na rua, que no fim do mês saía bem caro.
Eu achava que cafeteira era só um luxo, coisa de gente que não quer nem esquentar água. Sempre fui do time do café no coador, aquele cheirinho de café passado na hora sempre me agradou.
Mas ganhei uma cafeteira elétrica simples de presente e resolvi testar. Gente, que praticidade! Deixo a garrafa térmica ali pronta, boto o pó no filtro, encho com água e ela faz tudo sozinha.
Não que o café fique melhor que o do coador, mas a agilidade que isso me deu nas manhãs já valeu. E hoje, sinceramente, virou parte da rotina.
Se ela quebrar, vou atrás de outra no mesmo dia. Não é frescura, é praticidade mesmo. Ainda gosto de café passado, mas no dia a dia, a cafeteira é uma mão na roda.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de cafeteira de filtro?
- Como escolher uma boa cafeteira italiana?
- Qual a melhor cafeteira: de vidro ou de inox?
- Que marca de cafeteira italiana é a mais indicada?
- Qual é a melhor cafeteira automática disponível?
- Qual a melhor marca de cafeteira do momento?
- Qual é a melhor marca de cafeteira expresso com moedor?
- Posso usar cápsulas de três corações na Nespresso?
- Qual é a melhor cafeteira elétrica com jarra inox?
- Qual a melhor marca de cafeteira programável?
- Qual a melhor marca de máquina de café em cápsula?
- Qual cafeteira elétrica mantém o café quente por mais tempo?
- Quais são as melhores marcas de cafeteiras expresso para comprar?
- Qual a diferença entre a cafeteira Dolce Gusto e Três Corações?
- Qual a melhor cafeteira italiana, inox ou alumínio?
- Qual a melhor marca de cafeteira italiana?
- Qual cafeteira devo escolher: elétrica ou italiana?
- Qual é melhor, Nespresso ou Dolce Gusto?
- Qual cafeteira é melhor, Três Corações ou Nespresso?
- Qual a melhor cafeteira, 3 corações ou Dolce Gusto?
- Qual a cafeteira que aceita todas as cápsulas?
- Cafeteira Cadence funciona bem com café em pó comum?
- Review da Cafeteira Espresso Delta Q Qool Evolution
- Cafeteira elétrica ou de cápsula: o que compensa mais?
Pra ser honesta, eu comprei uma cafeteira esperando que minha vida fosse se tornar mais prática, mas comigo não rolou.
Comprei uma dessas de cápsula, bem bonitinha, achei que ia amar. Mas o custo das cápsulas é alto, principalmente porque eu tomo muito café durante o dia.
Fora isso, achei que o sabor do café é meio artificial, não sei explicar. Também não curto muito a ideia de gerar tanto lixo com as cápsulas.
Acabei voltando pro bom e velho coador de pano, que sempre funcionou bem pra mim. A cafeteira ficou encostada, virou peça decorativa quase. Acho que depende do estilo de vida da pessoa. No meu caso, não valeu o investimento.
Ter uma cafeteira foi um divisor de águas pra mim. Antes eu tomava café só por hábito, mas depois que comprei uma cafeteira expresso, comecei a me interessar de verdade por tipos de grãos, torrefações, moagens… virou quase um ritual!
Eu acordo cedo, moeu os grãos na hora (tenho um moedor manual), coloco na cafeteira e fico ali, apreciando todo o processo.
O aroma, o barulho, a cremosidade do café… é outra experiência. Pra quem curte café de verdade, recomendo demais.
Claro que é um investimento maior, principalmente se for uma máquina expresso boa, mas vale cada centavo. Sem contar que parei de gastar no café gourmet da cafeteria da esquina. Agora o melhor café é feito por mim, em casa.