Gosto de deixar minha casa sempre perfumada e me indicaram comprar essências, mas estou com uma dúvida; qual a melhor marca de essência para velas?
Já testei várias marcas porque faço velas artesanais há mais de 2 anos, tanto para uso pessoal quanto para vender.
A marca que mais me conquistou foi a Térmica Essências. Primeiro, porque o rendimento é excelente com pouco produto já consigo uma fragrância bem marcante.
Segundo, porque as fragrâncias deles têm uma ‘profundidade’ que outras marcas nacionais não têm. A de baunilha com lavanda, por exemplo, é surreal.
Tem cheiro de SPA chique! Já testei também a Império das Essências, que é boa, mas acho que a Térmica tem uma pegada mais sofisticada e duradoura. Vale cada centavo.
Pra mim, a melhor marca de essência pra vela é a Aromarte. Eu sei que tem várias marcas gringas mais famosas, mas a Aromarte é nacional, acessível e entrega uma qualidade absurda.
Gosto muito da variedade que eles têm, desde florais até os amadeirados mais intensos. Uso a essência de cedro com âmbar e sempre que acendo, alguém pergunta que cheiro é esse.
Não é só o aroma: a fixação é ótima e ela se espalha bem no ambiente. Eu recomendo muito pra quem tá começando ou até mesmo pra quem já faz há mais tempo.
Sinceramente? Depois de anos testando e jogando dinheiro fora com essências que evaporavam rápido ou cheiravam a produto de limpeza, eu achei a By Samia.
Não é a mais barata, já aviso, mas é de longe a que tem a fragrância mais natural e refinada. A primeira vez que usei a de capim-limão, senti que estava em um resort!
Faço velas pra presentear e agora só uso essa marca. Me dá segurança de que a pessoa vai realmente gostar. Fora que as embalagens são lindas e os aromas são bem fiéis ao natural. Pra mim, não tem erro.
Eu tenho um pezinho no minimalismo e gosto de velas bem suaves, que só perfumam levemente o ambiente, sabe? E a marca que me atende perfeitamente é a Laszlo.
As essências são bem concentradas, mas mesmo diluindo bastante, o cheiro ainda se mantém delicado e equilibrado.
Eu gosto de usar os óleos essenciais puros deles nas velas, e mesmo sendo naturais, não têm aquele cheiro de ‘ervas de farmácia’, rs.
A lavanda francesa deles é perfeita. Recomendo pra quem busca uma vibe mais natural e aromaterapêutica.
Gente como eu sei que não vou me irritar com o cheiro depois?
Eu comecei a fazer velas como hobby durante a pandemia e me apaixonei. Testei um monte de essências de sites diferentes e algumas tinham cheiro bom no frasco, mas sumiam na cera.
A única marca que realmente entregou um aroma potente e persistente foi a Império das Essências. A de maçã com canela deles é meu carro-chefe.
Vendo em feirinhas aqui no bairro e sempre recebo elogios. O melhor é que eles têm opções tanto sintéticas quanto naturais, então dá pra variar de acordo com o estilo da vela. Pra quem quer boa performance sem gastar horrores, é a minha escolha.
Se tem uma marca que me surpreendeu positivamente foi a Gran Velas. Achei por acaso num grupo de velas artesanais no Facebook e comprei meio desconfiada.
Resultado: viciei! As essências são super encorpadas, rendem muito e têm aquele cheiro ‘de vela gringa’, sabe? Uso muito a de flor de cerejeira e a de baunilha bourbon.
Fora que o atendimento deles é ótimo, tiraram minhas dúvidas sobre porcentagem de uso e ponto de fusão da cera. Dá pra ver que eles realmente entendem do assunto.
Olha, eu sempre fui meio sensível a cheiros fortes, então antes de comprar qualquer vela com essência nova, eu costumo fazer um “teste de nariz”, como eu mesma chamo.
Quando estou na loja, abro a vela (se for permitido, claro) e deixo ela aberta por uns minutinhos perto de mim. Se o cheiro começar a me incomodar logo de cara, ou se eu sentir aquela leve dorzinha de cabeça surgindo, já sei que não vai rolar.
Outra coisa que faço é evitar essências muito doces ou muito florais tipo baunilha intensa ou jasmim porque sei que me irritam.
Acabei descobrindo com o tempo que cheiros mais naturais, como lavanda, alecrim e eucalipto, são bem mais suaves pra mim. Então, pra saber se vai te irritar ou não, o jeito é ir testando aos poucos e se escutando.
O que funciona pra mim é prestar atenção em como o cheiro se comporta depois de um tempo. Porque tem vela que cheira uma coisa no potinho e outra completamente diferente quando acende. Já me ferrei algumas vezes com isso.
Hoje em dia, o que faço é comprar as versões menores primeiro, quando tem, ou testar em lojas que deixam amostras. Eu deixo a vela acesa por uns 15 minutinhos e observo.
Se começar a me dar uma sensação ruim no fundo da garganta ou um leve incômodo no nariz, é sinal de que não é pra mim.
Também evito aquelas que têm “perfume sintético” muito forte prefiro as artesanais com óleos essenciais de verdade. Dá uma diferença absurda, tanto no cheiro quanto na reação do corpo.
Comigo é assim: se eu respiro fundo e sinto que o cheiro “prende” no nariz ou dá aquela vontade de espirrar, já sei que vai me dar alergia depois. Não adianta nem insistir.
Uma vez comprei uma vela super bonita, cheirava a frutas vermelhas, mas o aroma era tão forte e doce que no terceiro dia acesa, minha cabeça explodiu de dor.
Aprendi na marra. Agora sempre tento pesquisar antes, ver se a vela é feita com essência natural ou sintética. E, se possível, dou preferência pra marcas que usam óleos essenciais mesmo, tipo lavanda de verdade, sabe?
O cheiro costuma ser mais suave, e meu corpo não rejeita. Ah, e se eu puder sentir o cheiro num espaço aberto antes de acender em casa, melhor ainda!
Dá uma olhada nesses tópicos pode gostar!
- Quais são as melhores marcas de óleos essenciais puros?
- Quais são as melhores marcas de óleos essenciais aprovados pela ANVISA?
- Qual a melhor marca de óleo essencial?
- Qual é a melhor marca de óleo essencial para difusor?
- Como saber se o óleo essencial é verdadeiro?
- Qual é a melhor marca de óleo essencial de lavanda?
- Óleo essencial DoTerra vs. Phytoterápica: Qual vale mais a pena?
- Quais são os melhores óleos essenciais para relaxamento?
Eu tenho rinite, então sou bem cuidadosa com esses cheirinhos. O que costumo fazer é deixar a vela aberta, sem acender, em um cômodo pequeno por algumas horas.
Tipo, deixo no banheiro ou no quarto com a porta fechada, só pra ver como o cheiro se espalha e se me causa alguma reação. Se começo a espirrar ou sentir o nariz coçando, já sei que é melhor não usar.
Também reparo se o cheiro “gruda” muito ou se é sutil. Os muito invasivos, tipo canela forte ou âmbar, quase sempre me atacam.
Já os mais frescos, como chá verde ou verbena, geralmente são mais tranquilos. Então o segredo, pra mim, é testar aos poucos e nunca acender direto sem ter certeza.
O que faço é muito na base da tentativa e erro, mas com um pouco de estratégia. Quando quero testar um cheiro novo, sempre começo com aquelas velinhas pequenininhas ou até mesmo com sachês do mesmo aroma.
Uma vez testei um sachê de lavanda e fiquei apaixonada, aí fui e comprei a vela da mesma linha. Outra coisa é prestar atenção no tipo de cera: as de cera de soja e cera vegetal, por exemplo, costumam segurar melhor os óleos essenciais e soltar o aroma de forma mais suave, o que ajuda muito a não irritar.
Mas o principal mesmo é escutar o corpo. Se começo a sentir a cabeça pesada ou os olhos pinicando, é porque não deu certo. Então, pra mim, paciência e observação são os melhores aliados.
Já testei várias, mas as essências da Granado são as minhas favoritas. O cheiro é fiel, fixam super bem e deixam o ambiente perfumado por horas. O de lavanda é maravilhoso pra relaxar.
Uso as da Telasul Essências e gosto bastante! São bem potentes, então dá pra usar menos quantidade e ainda assim o cheiro fica forte. Só tem que testar a proporção certa pra não passar do ponto.
Evita as essências muito baratas de marketplaces aleatórios. Já comprei e o cheiro simplesmente sumia quando a vela endurecia. Aprendi que vale investir um pouco mais nas marcas especializadas. Comprei essa da Bamboo e to amando!
Uso Lusense há um tempo e adoro. A fixação é ótima e tem umas combinações diferentes, tipo “madeira & âmbar” que são muito sofisticadas. Pra quem faz vela artesanal pra presente, é perfeita.
Já comprei de várias marcas e, sinceramente, o segredo tá mais em testar qual combina melhor com a sua cera. Mas a Peter Paiva e a Aromarte são as que sempre entregam qualidade consistente.