Quero saber qual o melhor tanquinho com agitador lateral ou no fundo?
Já tive os dois tipos de tanquinho, e posso dizer que o de agitador lateral fez mais sentido para mim.
Ele tem um movimento mais intenso, o que ajuda a lavar melhor roupas muito sujas, como uniformes de trabalho e roupas de criança. No começo, estranhei um pouco, porque o espaço interno parece menor comparado ao de agitador no fundo, mas me acostumei rápido.
O ponto forte é que ele evita que as roupas fiquem girando em círculos sem atrito, o que acontece em alguns modelos de agitador no fundo. Como o movimento vem da lateral, as peças batem entre si e contra a parede do tanquinho, garantindo uma lavagem mais eficiente.
Por outro lado, notei que esse tipo de agitador pode embolar peças longas, como lençóis e toalhas. Mas resolvi isso lavando esses itens separados ou dobrados. No fim das contas, prefiro o de agitador lateral porque sinto que minha roupa sai mais limpa com menos esforço, e se tem dúvida de qual a melhor marca de tanquinho recomendo os da Colormaq!
Sempre usei tanquinhos com agitador no fundo, e, para mim, esse é o melhor modelo. O motivo principal é a capacidade maior. Como o agitador está na parte inferior, sobra mais espaço para colocar roupas, e eu consigo lavar um volume maior de uma vez.
Outro ponto positivo é que o movimento da água é bem equilibrado, sem forçar tanto as roupas contra um único lado. Isso preserva os tecidos e evita que algumas peças fiquem presas ou torcidas demais. No meu caso, que lavo muitas roupas delicadas e camisas sociais, isso faz bastante diferença.
Uma desvantagem é que se a carga for muito grande, o agitador pode ter dificuldade para movimentar as roupas direito. Mas como já conheço bem o meu tanquinho, sei que não posso exagerar na quantidade. No geral, acho o agitador no fundo mais prático, principalmente para quem precisa lavar bastante roupa sem ficar de olho o tempo todo.
Já testei os dois modelos, e minha opinião é que não tem um melhor, depende do tipo de roupa que você costuma lavar. Se for muita roupa grossa e encardida, como jeans, panos de chão e uniformes, o agitador lateral faz um trabalho melhor, pois o atrito é maior e a sujeira sai mais fácil.
Agora, se você precisa lavar peças mais delicadas, roupas do dia a dia ou tem uma família grande, o agitador no fundo pode ser mais vantajoso, porque distribui melhor as roupas dentro do tanquinho, evitando que fiquem torcidas ou emboladas.
Na minha casa, acabamos escolhendo o de agitador no fundo porque lavamos roupas variadas e precisamos de um modelo mais versátil. Mas se eu morasse sozinho e precisasse de um tanquinho só para roupas mais pesadas, escolheria um com agitador lateral.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de máquina de lavar?
- Qual a melhor marca de lava e seca atual?
- Qual a melhor marca de lavadora de roupas em 2024?
- Sugestões para máquinas de lavar roupa
- Qual é a melhor marca de secadora de roupas de chão?
- Qual a melhor marca de secadora de roupas com sensor de umidade?
- Qual é a melhor secadora de roupas Midea?
- Qual é a melhor secadora de roupas 15kg?
- Secadora de roupas Electrolux é boa?
- Qual a melhor secadora de roupas: Brastemp ou Electrolux?
- Qual o melhor tanquinho de lavar roupa com centrífuga
- Qual a melhor marca de tanquinho de lavar roupa 10kg?
- Qual o melhor tanquinho da Sugar?
- Qual é o melhor tanquinho, Colormaq ou Suggar?
Gente que dicas vocês podem dar pra comprar um tanquinho bom?
Quando fui comprar meu tanquinho, pesquisei muito e vi que os modelos com agitador lateral são mais potentes na lavagem. Como minha prioridade era eficiência, optei por esse tipo, e realmente senti uma diferença enorme na remoção de sujeira.
Eu trabalho em construção civil e minhas roupas sempre ficam cheias de poeira, barro e tinta. O tanquinho de agitador lateral deu conta do recado sem que eu precisasse esfregar as roupas antes, coisa que acontecia com os modelos que tive antes.
A única coisa que me incomoda um pouco é que ele pode embolar peças grandes se não forem bem distribuídas no tambor. Mas depois que aprendi a organizar melhor as roupas dentro do tanquinho, isso deixou de ser um problema. Para quem precisa de lavagem potente e eficiente, o agitador lateral é a melhor opção.
Na minha experiência, tanquinhos com agitador no fundo duram mais. Tive um com agitador lateral e, depois de um tempo, percebi que as roupas acabavam se desgastando mais rápido por causa do atrito forte. Além disso, achei que o motor fazia mais esforço e não durava tanto tempo.
Já com o tanquinho de agitador no fundo, a experiência foi diferente. Ele lava bem, sem ser tão agressivo com os tecidos, e meu modelo já está funcionando há anos sem problemas. Outra vantagem é que ele é mais fácil de limpar e acumula menos fiapos de tecido na estrutura interna.
Se você quer algo mais durável e suave com as roupas, recomendo o agitador no fundo. Ele pode não ser tão forte quanto o lateral, mas faz o trabalho direitinho e não estraga suas roupas com o tempo.
Olha, quando fui escolher meu tanquinho, pensei em três coisas principais: capacidade, eficiência e durabilidade. Como lavo roupas de uma família pequena, um modelo de 7kg foi suficiente. Também fiz questão de escolher um que tivesse um bom batedor, porque já tive um fraquinho que quase não mexia as roupas. Outra dica: veja se o dreno da água é automático! Eu comprei um manual sem querer e me arrependi.
Confesso que escolhi meu primeiro tanquinho só pelo preço e me dei mal. Ele era pequeno demais e não tinha um filtro para fiapos, então minhas roupas saíam cheias de sujeirinhas. Depois aprendi que o material do cesto também importa – os de polipropileno são mais resistentes. No meu segundo tanquinho, escolhi um de 10kg porque precisava lavar cobertores leves, e fez toda a diferença.
Se tem uma coisa que não abro mão em um tanquinho, é a potência do motor. Já usei um modelo muito fraco e parecia que só balançava a roupa sem realmente lavar. Agora tenho um com mais de 400W, e a limpeza é outra história! Também sempre verifico se ele tem timer e diferentes ciclos de lavagem, porque isso facilita muito o dia a dia.
Quando comprei meu tanquinho, olhei muitos comentários antes de decidir. Vi que algumas marcas fazem barulho demais, outras quebram fácil. Acabei escolhendo um modelo com batedor grande e bem centralizado, que evita que a roupa fique embolada. Além disso, preferi um que fosse econômico, tanto no consumo de água quanto de energia. Faz diferença no fim do mês!