Quero saber se o extrato de tomate Elefante Knorr é saudável?
Olha, eu sempre gostei do extrato de tomate Elefante Knorr porque tem aquele sabor marcante e uma cor bem intensa. Mas quando comecei a me preocupar mais com a minha alimentação, fui dar uma olhada nos ingredientes e na tabela nutricional.
Ele é feito basicamente de tomate e sal, sem conservantes artificiais, o que é um ponto positivo. No entanto, percebi que tem um teor de sódio considerável.
Se você consumir em moderação e equilibrar com outros alimentos naturais, acho que não tem problema. Mas se você tem alguma restrição alimentar, principalmente com sódio, vale dar uma conferida no rótulo antes de usar.
Eu gosto bastante do extrato Elefante da Knorr, mas já testei algumas outras marcas e percebi que ele tem um sabor mais forte e consistente. Isso acontece porque a concentração de tomate é maior, e eu acho isso ótimo.
No entanto, uma coisa que sempre me preocupa nos extratos de tomate industrializados é o teor de sódio. Em comparação com outros, o Elefante tem uma quantidade moderada, mas ainda assim é algo para ficar de olho.
Eu costumo misturar com tomates frescos no molho para equilibrar e diminuir um pouco essa questão. Acho que tudo depende da forma como você usa na alimentação!
Eu tenho tentado adotar uma alimentação mais equilibrada, então sempre fico de olho nos produtos industrializados que consumo. O extrato de tomate Elefante Knorr, para mim, é um produto razoavelmente saudável.
Ele tem uma alta concentração de tomate e não contém conservantes artificiais, o que já é um ponto positivo.
No entanto, acho que o sódio presente nele poderia ser menor. Para minimizar isso, quando uso, procuro não adicionar muito sal ao restante da receita. Se você gosta de um molho mais natural, uma alternativa seria misturar o extrato com tomates frescos, que é o que eu costumo fazer.
Se você está fazendo uma dieta mais natural e quer evitar produtos industrializados ao máximo, o extrato de tomate Elefante pode ser um pouco problemático por causa do sódio.
Mas, por outro lado, ele tem uma composição bem simples, sem ingredientes estranhos ou aditivos químicos exagerados.
Eu já tentei fazer molho 100% caseiro, mas confesso que a praticidade do extrato é difícil de substituir no dia a dia.
Minha solução foi usar em pequenas quantidades, misturado com tomates frescos, e sempre escolher outras opções de molho quando possível. Para mim, equilíbrio é a chave!
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Qual o melhor: Extrato de tomate ou Molho de tomate?
- Qual o melhor ketchup para diet?
- O molho de tomate Barilla é bom?
- Qual o melhor ketchup de fast food?
- Mostarda Heinz é boa?
- Melhores marcas de mostarda
- Qual é a melhor mostarda para salada?
- Qual a melhor marca de molho de tomate sem conservantes?
- Qual o melhor molho de tomate mais saudável?
- O molho de tomate Fugini é saudável?
- Qual marca de molho de tomate que não tem conservante?
Gente molho de tomate faz mal?
Certa vez, perguntei para um nutricionista sobre produtos como o extrato Elefante da Knorr, e ele me disse que, no geral, não há nada de muito problemático nele, desde que o consumo seja moderado.
A preocupação principal, segundo ele, é o sódio, já que muitas pessoas acabam consumindo extrato de tomate com outros alimentos também ricos em sal.
Outra questão levantada foi que, por ser concentrado, ele tem um sabor mais intenso e pode ser difícil de usar em grandes quantidades sem exagerar no tempero. Desde então, eu tento equilibrar e evitar o uso diário, mas sem me privar totalmente.
Aqui em casa, minha avó sempre usou o extrato Elefante para fazer molhos e ensopados, e ela sempre defendeu que era um produto puro, sem misturas estranhas.
De fato, olhando os ingredientes, ele é praticamente só tomate e sal. Mas, diferente dela, eu tento ter um cuidado maior com a alimentação, então prefiro não exagerar no consumo.
Eu gosto do sabor e da praticidade, mas acho que quem tem pressão alta ou precisa reduzir o sódio deve usar com mais cautela. No final, acho que o importante é sempre equilibrar e não depender só de industrializados, é a melhor marca de molho de tomate!
Olha, eu sempre usei molho pronto de tomate e nunca tive problemas. Claro que não é a mesma coisa que um molho caseiro, mas é muito prático! O segredo é escolher aqueles com menos aditivos, sem conservantes e com menos sódio. Tem algumas marcas bem naturais hoje em dia. Então, pra mim, não faz mal, desde que eu fique de olho nos ingredientes.
Eu já ouvi muita gente dizendo que molho pronto faz mal, mas acho que depende da frequência e da qualidade do produto. Se for aqueles cheios de conservantes e açúcar, aí realmente não é a melhor opção. Mas tem marcas mais naturais que uso de vez em quando e nunca senti diferença negativa. O problema maior é exagerar no consumo e não equilibrar com alimentos frescos.
Sempre preferi fazer meu próprio molho, mas confesso que às vezes uso o pronto por praticidade. Já reparei que alguns deixam a comida muito ácida ou pesada, o que me faz acreditar que os aditivos não são tão inofensivos assim. Quando uso, procuro opções mais naturais, sem muito sal e sem açúcar. Acho que o ideal é equilíbrio!
Eu já tive problemas com molho pronto, principalmente os mais baratos. Sentia que me dava azia e pesava no estômago. Depois descobri que muitos têm realçadores de sabor, conservantes e muito sódio. Desde então, tento evitar e, quando compro, escolho aqueles orgânicos ou com ingredientes mais simples. Acho que o problema não é o molho em si, mas a qualidade dele.