Escolher um bom teclado mecânico pode parecer simples à primeira vista, mas quando a gente se aprofunda, percebe que há uma infinidade de opções, tecnologias e marcas que fazem toda a diferença na experiência de digitação ou no desempenho em jogos. Eu passei por essa jornada recentemente e quero compartilhar tudo o que aprendi na prática — inclusive os erros que cometi no caminho.
- Quais as melhores marcas de teclado para programadores?
- Teclado Flakes Power é bom?
- Teclado bom e barato?
- Qual o teclado mais usado pelos Pro Player?
- Teclado HyperX Alloy Origins Core é bom?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem estuda bastante?
- Teclado Redragon Fizz é bom?
Por que optei por um teclado mecânico?
Antes de entrar nas marcas, acho legal explicar por que escolhi um teclado mecânico. Eu sempre fui fã de digitação confortável e, como trabalho bastante no computador e também jogo nas horas vagas, percebi que o teclado de membrana que usava já não me atendia tão bem. Comecei a sentir dores nos dedos e percebi que o tempo de resposta estava me atrapalhando nos jogos online.
Foi aí que resolvi investir em um mecânico — e que diferença! A sensação tátil, o som das teclas, a precisão… tudo mudou pra melhor.
O que observei ao testar diferentes marcas
Eu testei algumas marcas antes de decidir qual me agradava mais. Entre as que experimentei estavam:
- Corsair
- Logitech
- Razer
- HyperX
- Redragon
- SteelSeries
- Das Keyboard
Cada uma tem seu estilo e público-alvo. Para deixar mais claro, montei uma tabela comparando alguns pontos importantes:
Tabela comparativa das principais marcas de teclados mecânicos
| Marca | Pontos fortes | Pontos fracos | Preço médio (R$) |
|---|---|---|---|
| Corsair | Qualidade premium, switches Cherry MX, design robusto | Alto custo | 700 a 1500 |
| Logitech | Conectividade sem fio, switches próprios silenciosos | Poucos modelos com layout ABNT2 | 500 a 1000 |
| Razer | Software personalizável, iluminação impecável | Teclas podem desgastar com o tempo | 600 a 1200 |
| HyperX | Excelente custo-benefício, switches lineares bons | Variedade limitada de modelos | 400 a 800 |
| Redragon | Preço acessível, ótima opção para iniciantes | Acabamento mais simples | 250 a 600 |
| SteelSeries | Foco em gamers, teclas responsivas | Valor elevado para o que entrega | 600 a 1200 |
| Das Keyboard | Toque diferenciado, voltado para digitação profissional | Design pode ser sóbrio demais para gamers | 800 a 1400 |
Minha experiência pessoal com três marcas
1. Comecei com a Redragon
Foi minha porta de entrada no mundo dos teclados mecânicos. O preço acessível e o design chamativo me convenceram. O barulho das teclas era alto, mas satisfatório. Porém, com o tempo, percebi que a construção não era tão resistente quanto parecia. Mesmo assim, foi uma boa escolha pra começar.
2. Depois testei um HyperX Alloy
Esse sim me surpreendeu! As teclas eram suaves, a digitação muito confortável e o acabamento bem mais robusto. O layout ABNT2 facilitou muito minha vida no trabalho. Achei um excelente equilíbrio entre qualidade e preço.
3. Atualmente uso um Logitech G PRO X
O motivo da escolha foi simples: precisava de algo silencioso, com teclas customizáveis e sem fio. A precisão é absurda e o tempo de resposta excelente. O ponto fraco foi o valor, que pesou um pouco, mas sinceramente? Não me arrependo.
O que considerar antes de comprar
De tudo o que aprendi, acho importante prestar atenção nos seguintes pontos:
- Tipo de switch: tátil, linear ou clicky? Cada um oferece uma sensação diferente.
- Layout ABNT2: Se você digita muito em português, o “ç” vai fazer falta.
- Iluminação: Para jogos, pode ser útil. Mas se for usar em escritório, cuidado para não exagerar.
- Construção e materiais: Plástico ou alumínio? Isso impacta diretamente na durabilidade.
- Software de personalização: Algumas marcas oferecem mais liberdade que outras.
- Como saber se um teclado gamer é bom?
- Qual a melhor marca de teclado para programadores?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Qual a melhor marca de teclado sem fio?
- Teclado Fire Phoenix é bom?
- Qual o melhor tipo de teclado para FPS?
- Como digitar barra no teclado Fire Phoenix?
Qual a melhor marca de teclado mecânico?
Na minha opinião, não existe uma única “melhor marca” para todos, mas sim a melhor para o seu uso. Se fosse pra indicar de forma geral:
- Para gamers iniciantes: Redragon
- Para quem quer custo-benefício e durabilidade: HyperX
- Para quem busca o melhor desempenho com sofisticação: Logitech ou Corsair
- Para quem digita muito e busca conforto extremo: Das Keyboard
Se eu pudesse voltar no tempo, teria pulado o Redragon e investido direto em um HyperX. Mas cada etapa foi válida. No fim das contas, o melhor teclado é aquele que faz sentido para sua rotina e bolso.