Qual a melhor marca de teclado mecânico atualmente?

Escolher um bom teclado mecânico pode parecer simples à primeira vista, mas quando a gente se aprofunda, percebe que há uma infinidade de opções, tecnologias e marcas que fazem toda a diferença na experiência de digitação ou no desempenho em jogos. Eu passei por essa jornada recentemente e quero compartilhar tudo o que aprendi na prática — inclusive os erros que cometi no caminho.

Por que optei por um teclado mecânico?

Antes de entrar nas marcas, acho legal explicar por que escolhi um teclado mecânico. Eu sempre fui fã de digitação confortável e, como trabalho bastante no computador e também jogo nas horas vagas, percebi que o teclado de membrana que usava já não me atendia tão bem. Comecei a sentir dores nos dedos e percebi que o tempo de resposta estava me atrapalhando nos jogos online.

Foi aí que resolvi investir em um mecânico — e que diferença! A sensação tátil, o som das teclas, a precisão… tudo mudou pra melhor.

O que observei ao testar diferentes marcas

Eu testei algumas marcas antes de decidir qual me agradava mais. Entre as que experimentei estavam:

• Corsair
  • Logitech
  • Razer
  • HyperX
  • Redragon
  • SteelSeries
  • Das Keyboard

Cada uma tem seu estilo e público-alvo. Para deixar mais claro, montei uma tabela comparando alguns pontos importantes:

Tabela comparativa das principais marcas de teclados mecânicos

Marca Pontos fortes Pontos fracos Preço médio (R$)
Corsair Qualidade premium, switches Cherry MX, design robusto Alto custo 700 a 1500
Logitech Conectividade sem fio, switches próprios silenciosos Poucos modelos com layout ABNT2 500 a 1000
Razer Software personalizável, iluminação impecável Teclas podem desgastar com o tempo 600 a 1200
HyperX Excelente custo-benefício, switches lineares bons Variedade limitada de modelos 400 a 800
Redragon Preço acessível, ótima opção para iniciantes Acabamento mais simples 250 a 600
SteelSeries Foco em gamers, teclas responsivas Valor elevado para o que entrega 600 a 1200
Das Keyboard Toque diferenciado, voltado para digitação profissional Design pode ser sóbrio demais para gamers 800 a 1400

Minha experiência pessoal com três marcas

1. Comecei com a Redragon

Foi minha porta de entrada no mundo dos teclados mecânicos. O preço acessível e o design chamativo me convenceram. O barulho das teclas era alto, mas satisfatório. Porém, com o tempo, percebi que a construção não era tão resistente quanto parecia. Mesmo assim, foi uma boa escolha pra começar.

2. Depois testei um HyperX Alloy

Esse sim me surpreendeu! As teclas eram suaves, a digitação muito confortável e o acabamento bem mais robusto. O layout ABNT2 facilitou muito minha vida no trabalho. Achei um excelente equilíbrio entre qualidade e preço.

3. Atualmente uso um Logitech G PRO X

O motivo da escolha foi simples: precisava de algo silencioso, com teclas customizáveis e sem fio. A precisão é absurda e o tempo de resposta excelente. O ponto fraco foi o valor, que pesou um pouco, mas sinceramente? Não me arrependo.

O que considerar antes de comprar

De tudo o que aprendi, acho importante prestar atenção nos seguintes pontos:

• Tipo de switch: tátil, linear ou clicky? Cada um oferece uma sensação diferente.
  • Layout ABNT2: Se você digita muito em português, o “ç” vai fazer falta.
  • Iluminação: Para jogos, pode ser útil. Mas se for usar em escritório, cuidado para não exagerar.
  • Construção e materiais: Plástico ou alumínio? Isso impacta diretamente na durabilidade.
  • Software de personalização: Algumas marcas oferecem mais liberdade que outras.

Qual a melhor marca de teclado mecânico?

Na minha opinião, não existe uma única “melhor marca” para todos, mas sim a melhor para o seu uso. Se fosse pra indicar de forma geral:

• Para gamers iniciantes: Redragon
  • Para quem quer custo-benefício e durabilidade: HyperX
  • Para quem busca o melhor desempenho com sofisticação: Logitech ou Corsair
  • Para quem digita muito e busca conforto extremo: Das Keyboard

Se eu pudesse voltar no tempo, teria pulado o Redragon e investido direto em um HyperX. Mas cada etapa foi válida. No fim das contas, o melhor teclado é aquele que faz sentido para sua rotina e bolso.

7 curtidas

Li o post inteiro e me identifiquei muito! Também comecei com um Redragon Kumara e, apesar de ser bem básico, me ajudou a entender se eu curtia mesmo teclado mecânico. Depois fui pro HyperX Alloy FPS Pro e foi outra experiência!
Alguém aqui já testou o Logitech G PRO X Wireless que o autor mencionou? Estou pensando em investir, mas tenho medo de lag por ser sem fio.

5 curtidas

Eu tenho o Logitech G PRO X Wireless há uns 6 meses. Uso tanto pra trabalho quanto pra jogar, e te digo com sinceridade: zero lag. A tecnologia LIGHTSPEED deles é muito estável.
Só um ponto: se você digita muito em português, o layout americano pode incomodar no começo.

5 curtidas

Post sensacional! Não sabia que o Das Keyboard ainda existia, rs. Uso um Razer BlackWidow V3 e curto bastante, mas o barulho das teclas tá começando a incomodar minha esposa :joy:
Alguém recomenda algum teclado mecânico mais silencioso, mas sem perder a qualidade?

5 curtidas

Experimenta os teclados com switch Red Linear (tem na HyperX, Logitech e até Razer). Eles são bem mais suaves e silenciosos que os clicky tipo Blue.
O meu é o HyperX Alloy Origins Red e é bem silencioso, mesmo sem ser o “silent” oficial.

4 curtidas

Confesso que fiquei surpreso em ver o Redragon listado como boa porta de entrada. Sempre tive preconceito achando que era só pra gamer adolescente, rs.
Será que vale mesmo pra quem trabalha escrevendo o dia todo?

5 curtidas

@OsvaldoBrites Eu trabalho com revisão de texto e uso um Redragon K552 há quase 2 anos. Ele aguenta bem o tranco, mas vou ser sincero: depois de um tempo, a digitação começa a cansar. Se você escreve por horas e horas, talvez um teclado com keycaps mais leves e switch mais suave seja melhor, como o da Logitech ou mesmo o Das Keyboard.

4 curtidas

Alguém aqui já comprou teclado da Keychron? Vi uns vídeos e parece que eles estão crescendo bastante, mas nunca usei. Seria uma alternativa legal pro pessoal que não quer nem gamer demais nem caro demais?

5 curtidas

Tenho o Keychron K8 com switch Brown! É um meio-termo perfeito. Ele é hot swappable, tem Bluetooth e ainda funciona bem tanto com Mac quanto com Windows.
Só acho que ele deveria ser mais citado nesse tipo de comparação. Vale muito a pena!

5 curtidas