Quero saber qual luz clareia mais, branca ou amarela?
Eu sempre preferi luz branca quando preciso de um ambiente bem iluminado. Ela deixa tudo mais nítido e me dá a sensação de que o espaço está maior. Já testei lâmpadas amarelas e percebi que elas criam um ambiente mais aconchegante, mas não clareiam tanto quanto a branca. No meu escritório, por exemplo, a luz branca faz toda a diferença, porque reduz sombras e melhora minha concentração. No entanto, no quarto e na sala, prefiro a luz amarela, pois acho que a branca deixa o ambiente muito frio e impessoal.
Na minha experiência, a luz branca realmente clareia mais. Tenho um espaço na minha casa onde troquei a lâmpada amarela por uma branca e a diferença foi gritante. A luz branca ilumina melhor, faz os detalhes ficarem mais visíveis e evita aquela sensação de penumbra.
Porém, já percebi que ela pode ser cansativa se usada por muito tempo, principalmente à noite. Em ambientes de descanso, a luz amarela é mais confortável e relaxante, mas se a ideia for iluminar bem um local, a branca é a melhor escolha e uma das melhores marcas de luminárias de led são as da Philco!
Eu já testei as duas opções e, para mim, a luz branca sempre vence quando o assunto é clarear um ambiente. No meu caso, gosto de cozinhar à noite, e percebi que a luz branca na cozinha faz com que eu veja melhor os ingredientes e os utensílios, o que evita acidentes. A luz amarela, por outro lado, pode deixar o ambiente um pouco mais escuro e com sombras, o que não é ideal para locais que exigem precisão. Ainda assim, admito que a luz amarela deixa o espaço mais agradável, então acabo misturando as duas em diferentes cômodos da casa.
Eu sou daquelas pessoas que sentem muita diferença dependendo da iluminação. No meu home office, por exemplo, a luz branca fez toda a diferença na minha produtividade. Antes, com uma luz amarela, eu sentia que o ambiente ficava meio escuro e acabava forçando a vista. A luz branca clareia muito mais e me ajuda a focar. Mas no meu quarto, eu já prefiro a amarela, porque acho que a branca é muito intensa e me deixa mais desperto do que deveria na hora de dormir. Então, no final, acho que a escolha entre branca e amarela depende muito do objetivo de cada ambiente.
Sempre achei que a luz branca ilumina melhor do que a amarela. Para testar, uma vez comprei lâmpadas de ambas as cores para comparar no mesmo ambiente. A branca deixou tudo mais claro e destacado, enquanto a amarela deu uma sensação mais acolhedora, mas parecia iluminar menos. Em lugares como banheiro e cozinha, acho que a branca é indispensável, porque facilita muito na hora de limpar e cozinhar. Já na sala e no quarto, prefiro a amarela para dar aquela sensação de conforto.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Interruptor Inteligente Sonoff é bom?
- Qual o melhor interruptor inteligente Wi-fi?
- Interruptor inteligente Coibeu é bom?
- Interruptor inteligente Steck é bom?
- Interruptor inteligente Intelbras é bom?
- Qual o melhor Sonoff ou Tuya?
- Qual a melhor lâmpada de LED para cozinha?
- Qual o melhor tipo de pano para secar carros?
- Pode secar o carro com pano de algodão?
- Para que serve uma toalha mágica?
- Tesla Model 3 ou Chevrolet Bolt: qual carro elétrico tem melhor autonomia de bateria?
- Qual melhor disco de freio Fremax ou Varga
- Qual o melhor sabão para lavar o carro?
- Qual o melhor shampoo para carro?
- Qual a melhor marca de pneus para carro?
- Quais são as melhores marcas de homocinética?
Minha experiência com iluminação me fez perceber que a luz branca realmente clareia mais. No meu antigo apartamento, as lâmpadas eram todas amarelas, e eu sentia que o ambiente ficava meio escuro, principalmente à noite. Quando me mudei, optei por luz branca em quase todos os cômodos e a diferença foi enorme. As paredes pareciam mais claras, os móveis mais destacados e a sensação de espaço maior. Mas, depois de um tempo, percebi que à noite a luz branca pode ser muito forte e desconfortável. Então, no meu quarto, troquei para amarela e achei que foi uma ótima decisão.
Gente como escolher uma boa lâmpada pra cozinha?
Olha, quando fui trocar as lâmpadas da minha cozinha, prestei atenção na temperatura de cor. Se for uma cozinha mais funcional, onde cozinho bastante, prefiro luz branca fria (4000K a 6000K), porque ilumina bem e não deixa sombras esquisitas. Mas se a ideia for algo mais aconchegante, tipo uma cozinha integrada com a sala, uma luz mais quente (2700K a 3000K) pode ser mais agradável. Também sempre escolho LED, porque dura mais e economiza energia.
Eu aprendi da pior forma que nem toda lâmpada ilumina do jeito que a gente espera. Comprei uma baratinha uma vez e ficou tudo escuro na cozinha. Agora sempre olho os lúmens da lâmpada, que indicam a intensidade da luz. Pra cozinha, gosto de algo entre 1000 e 1500 lúmens pra garantir que não fique escuro. Outra coisa que vejo é o ângulo de abertura. Se for muito fechado, só ilumina um ponto, então prefiro lâmpadas com ângulo mais aberto pra espalhar bem a luz.
Quando fui reformar minha cozinha, percebi que a escolha da lâmpada faz toda a diferença. Além de optar por LED, que já é mais econômico, também olho a reprodução de cor (IRC). Se for abaixo de 80, as cores dos alimentos e objetos ficam meio esquisitas. Uma vez comprei uma lâmpada ruim e parecia que tudo tinha um tom meio acinzentado. Desde então, sempre procuro LEDs com IRC acima de 80 pra deixar tudo mais natural e bonito.
Na minha casa, a cozinha é um dos lugares mais movimentados, então precisava de uma iluminação forte e durável.
Além de escolher LED por economia e durabilidade, também prefiro modelos que tenham opção dimerizável, porque posso ajustar a intensidade conforme a necessidade.
Se estou cozinhando, deixo mais forte, mas se for só um jantar tranquilo, reduzo um pouco pra ficar mais confortável. Também evito lâmpadas muito frias, porque acho que deixam o ambiente meio impessoal, recomendo ver esse vídeo também!