Escolher um teclado pode parecer simples à primeira vista, mas quando você está começando, há muitos fatores a serem considerados. Eu já passei por essa jornada, e posso dizer com certeza: encontrar um teclado bom e barato para iniciantes é totalmente possível, e vou te explicar tudo o que aprendi no caminho!
O que é importante considerar ao escolher um teclado para iniciantes?
Quando eu comecei a procurar o meu primeiro teclado, a primeira dúvida foi: “O que eu realmente preciso?” A resposta não é tão óbvia quanto parece, mas vou te ajudar a entender os pontos principais:
-
Preço: Como você está começando, não faz sentido investir em um modelo super caro logo de cara. O ideal é procurar um teclado que tenha um bom custo-benefício.
-
Ergonomia: Manter o conforto durante o uso é essencial, principalmente se você vai passar longas horas no computador. Então, busque teclados com teclas confortáveis e uma boa disposição.
-
Durabilidade: Mesmo sendo um iniciante, você não quer um teclado que quebre ou pare de funcionar rapidamente. Eu aprendi isso da maneira difícil ao escolher alguns modelos mais baratos que não duraram tanto quanto eu esperava.
-
Tipo de teclado: Aqui entra uma escolha importante! Existem teclados mecânicos e de membrana. Os mecânicos costumam ser mais caros, mas os de membrana, embora mais acessíveis, também podem oferecer uma boa experiência para iniciantes.
-
Design e recursos adicionais: Mesmo que você esteja começando, um teclado com algumas funcionalidades extras pode ser um grande diferencial. Olhe para recursos como teclas multimídia, retroiluminação e personalização.
- Quais as melhores marcas de teclado para programadores?
- Teclado Flakes Power é bom?
- Teclado bom e barato?
- Qual o teclado mais usado pelos Pro Player?
Tipos de teclados ideais para iniciantes
Agora, vou listar alguns tipos de teclados que considero ótimos para quem está começando e não quer gastar muito:
1. Teclados de membrana
Esse é o tipo de teclado que mais recomendo para iniciantes, especialmente se o orçamento estiver apertado. Eles são mais acessíveis e ainda oferecem uma boa performance para quem está começando. Eu mesmo usei um teclado de membrana por um tempo e fiquei surpreso com a qualidade.
Vantagens:
- Preço mais acessível
- Funcionamento silencioso
- Boa durabilidade para o preço
Desvantagens:
- Não são tão responsivos quanto os teclados mecânicos
- Sensação de digitação pode ser menos confortável para quem digita muito
2. Teclados mecânicos de entrada
Os teclados mecânicos são conhecidos pela sua durabilidade e pela sensação tátil que eles proporcionam, o que pode ser ótimo para quem gosta de uma resposta mais rápida e precisa. Embora os modelos mecânicos sejam mais caros, existem opções mais acessíveis que ainda são ótimas para quem está começando. Eu encontrei o meu teclado mecânico de entrada por um preço bem justo e fiquei encantado!
Vantagens:
- Alta durabilidade
- Resposta rápida e precisa
- Sensação de digitação satisfatória
Desvantagens:
- Custo mais alto em comparação com os de membrana
- Pode ser mais barulhento (dependendo do switch)
3. Teclados compactos
Se você busca algo mais compacto e funcional, os teclados de 60% ou 75% podem ser uma boa escolha. Eu usei um modelo assim por algum tempo, e a economia de espaço foi uma das coisas que mais gostei, além da praticidade de carregar o teclado de um lado para o outro.
Vantagens:
- Tamanho reduzido e mais portátil
- Teclado minimalista, sem desperdício de espaço
Desvantagens:
- Pode ser difícil de se acostumar se você tiver um hábito de usar um teclado convencional
- Menor quantidade de teclas (porém algumas funções podem ser acessadas por combinação de teclas)
Como fazer a escolha certa para o seu bolso
Entendo que o orçamento pode ser uma limitação, mas há algumas opções acessíveis no mercado que são perfeitas para iniciantes. Vou listar alguns modelos que eu pesquisei e que oferecem um ótimo custo-benefício.
- Teclado HyperX Alloy Origins Core é bom?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem estuda bastante?
- Teclado Redragon Fizz é bom?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem precisa de teclados ergonômicos?
- Quais são as melhores opções de teclado PC bom e barato?
- Qual a melhor marca teclado gamer para comprar?
- Como saber se um teclado gamer é bom?
- Qual a melhor marca de teclado para programadores?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Qual a melhor marca de teclado sem fio?
| Modelo | Tipo | Preço Aproximado | Comentários |
|---|---|---|---|
| Logitech K120 | Membrana | R$ 80,00 | Simples e funcional, ideal para quem busca algo básico e barato. |
| Redragon K552 | Mecânico (Entrada) | R$ 180,00 | Bom custo-benefício para quem quer entrar no mundo dos teclados mecânicos. |
| Multilaser TC201 | Membrana | R$ 50,00 | Excelente para iniciantes que querem algo barato e durável. |
| Cooler Master Devastator III | Membrana | R$ 150,00 | Ótimo teclado de entrada com design legal e desempenho decente. |
Esses modelos são ideais para quem está começando, oferecendo o que há de melhor em termos de custo-benefício. Eles não vão fazer você gastar uma fortuna, mas ainda assim entregam uma boa experiência de uso.
Minha experiência pessoal
Eu passei um bom tempo testando diferentes teclados e, para mim, a principal lição que aprendi foi não me apressar. Quando comecei, pensei que precisava de um teclado caro para ter um bom desempenho. Com o tempo, descobri que existem opções incríveis que não são tão caras, mas ainda oferecem tudo o que eu precisava.
Por exemplo, o meu primeiro teclado mecânico foi o Redragon K552 e, sinceramente, não me arrependi nem um pouco. O custo-benefício foi excelente, e o fato de ter um teclado mecânico de entrada me fez sentir uma diferença muito positiva na minha experiência de digitação e no desempenho geral.
Conclusão
Se você está começando e quer um teclado bom e barato, a chave é focar em suas necessidades e no orçamento disponível. Não há necessidade de investir muito no começo, mas também não escolha qualquer modelo só pelo preço baixo.
Ao focar nos pontos que mencionei — como o tipo de teclado, ergonomia e durabilidade — você encontrará um teclado que vai te acompanhar por muito tempo, ajudando no seu aprendizado e garantindo que a experiência seja a melhor possível. Boa sorte na escolha do seu teclado, e espero que minha experiência tenha ajudado!