Teclado bom e durável?

Se tem uma coisa que aprendi depois de testar vários teclados ao longo dos anos, é que durabilidade e qualidade fazem toda a diferença. Afinal, ninguém quer gastar dinheiro em um teclado que começa a falhar depois de alguns meses, certo?

Se você está procurando um teclado resistente e durável, seja para trabalho, estudos ou jogos, vou compartilhar tudo o que aprendi sobre como escolher um modelo que realmente vale a pena.

O que define um teclado durável?

Muita gente pensa que a durabilidade de um teclado depende só da marca, mas há muitos fatores importantes que fazem um modelo durar mais tempo. Aqui estão os principais:

• Material da carcaça → Modelos com estrutura em alumínio ou plástico ABS reforçado tendem a durar mais do que os de plástico comum.
  • Tipo de switch → Os teclados mecânicos costumam ser muito mais resistentes do que os de membrana.
  • Impressão das teclas → Teclados com teclas PBT double-shot não desgastam com o tempo, ao contrário dos modelos ABS.
  • Resistência a líquidos e poeira → Modelos com certificação IP32 ou superior oferecem maior proteção contra acidentes.
  • Conexão e cabos → Cabos trançados e conectores reforçados aumentam a vida útil do teclado.

Agora que você já sabe o que procurar, vamos aprofundar cada um desses pontos.

Material da carcaça: plástico ou alumínio?

Já tive teclados baratos de plástico que começaram a rachar ou empenar depois de pouco tempo de uso. Isso acontece porque plásticos mais frágeis não aguentam a pressão constante das teclas.

Se você quer um teclado durável, recomendo modelos com carcaça de alumínio ou plástico ABS reforçado. Aqui está um comparativo rápido:

Material Durabilidade Sensação ao toque Preço médio
Plástico comum Baixa Leve, pode parecer frágil Econômico
Plástico ABS Média Mais resistente que o comum Intermediário
Alumínio Alta Sólido e premium Mais caro

Se o objetivo é ter um teclado que dure anos, vale investir um pouco mais e escolher um modelo com estrutura reforçada.

Switches: mecânico ou membrana?

Aqui entra um dos pontos mais importantes. Teclados mecânicos são muito mais duráveis do que os de membrana. Enquanto um teclado de membrana costuma durar de 5 a 10 milhões de cliques, um teclado mecânico pode passar dos 50 milhões!

Se você digita muito ou joga com frequência, os mecânicos são a melhor escolha. Além de durarem mais, eles também têm um tempo de resposta mais rápido.

Agora, se o orçamento for mais apertado, os teclados de membrana ainda podem ser uma opção, desde que tenham uma boa construção.

Impressão das teclas: letras que não apagam

Já tive teclados em que, depois de alguns meses de uso, as letras começaram a sumir. Isso acontece porque muitas marcas usam uma impressão barata.

Para evitar esse problema, fique de olho nesses dois tipos de teclas:

• ABS laser-etched → Mais comum, mas pode desgastar com o tempo.
  • PBT double-shot → Extremamente durável, pois a letra faz parte da própria tecla.

Se você quer um teclado que não perca as legendas das teclas, prefira os modelos PBT double-shot.

Resistência a líquidos e poeira

Se você já derrubou café no teclado (eu já!), sabe como isso pode ser um problema. Modelos com proteção contra líquidos e poeira ajudam a evitar danos.

Alguns teclados vêm com drenagem interna ou até certificação IP32, IP42 ou superior. Se você tem o hábito de manter bebidas perto do PC, vale procurar por essa característica.

Conexão e cabos reforçados

Não adianta ter um teclado excelente se o cabo estraga rapidamente. Modelos mais duráveis geralmente têm cabos trançados, que evitam rompimentos e torções. Além disso, teclados com conexão USB banhada a ouro oferecem uma vida útil maior.

Se você usa um teclado sem fio, opte por aqueles com bateria de longa duração ou com opção de cabo removível.

Minha recomendação final

Se você quer um teclado durável, minha sugestão é investir em um modelo mecânico, com estrutura reforçada, teclas PBT e proteção contra líquidos.

Se o orçamento for um fator importante, escolha pelo menos um teclado com carcaça resistente e switches de qualidade. Isso já fará uma grande diferença na durabilidade!

E você, já teve algum teclado que durou anos ou um que quebrou rápido? Compartilhe sua experiência!

7 curtidas

Nossa, esse post veio na hora certa! Estou precisando trocar meu teclado, porque o meu atual já perdeu várias letras e a barra de espaço falha toda hora. Estou pensando em pegar um mecânico, mas nunca usei um antes. Tem alguma diferença muito grande para um de membrana?

5 curtidas

A diferença é gigantesca! Eu fiz essa troca há uns dois anos e não me arrependo. Os teclados mecânicos duram muito mais e a resposta ao toque é bem melhor. Sem contar que dá pra escolher switches diferentes dependendo do seu uso. Você joga ou só digita?

4 curtidas

Eu uso um teclado mecânico no trabalho e não curti muito. O barulho me incomoda e às vezes meus colegas reclamam. Eu testei um com switch azul e achei muito barulhento. Será que tem algum modelo silencioso que ainda seja durável?

4 curtidas

Sim, tem sim! Se você quer um teclado mecânico mais silencioso, o ideal é pegar um modelo com switch vermelho ou marrom. O vermelho é totalmente linear, sem clique audível, e o marrom tem um feedback tátil, mas sem tanto barulho. Uso um switch marrom há anos e é bem confortável!

5 curtidas