Entre Asus e Acer, qual marca de notebook oferece o melhor custo-benefício atualmente?
Eu sempre fui fã da Asus, mas recentemente comecei a dar mais atenção à Acer por conta do custo-benefício.
No geral, a Asus tem se destacado pela qualidade de construção e performance, especialmente nas suas linhas de notebooks mais caros, como a linha ROG.
No entanto, a Acer tem modelos bem acessíveis e oferece uma excelente relação custo-benefício. Por exemplo, a linha Aspire é muito boa para quem não precisa de recursos tão avançados, mas ainda quer um notebook rápido e com bom desempenho.
Eu diria que, se você tem um orçamento mais apertado, a Acer pode ser a melhor escolha, mas se o preço não for um problema, a Asus ainda leva vantagem em termos de qualidade e durabilidade.
Pessoalmente, eu sempre preferi a Asus, principalmente por causa da estabilidade e desempenho dos seus notebooks.
No entanto, percebi que, dependendo da sua necessidade, a Acer também oferece boas opções.
A Acer se destaca em termos de custo-benefício para quem está buscando algo básico, como o uso para produtividade diária, navegação na internet ou até mesmo para estudo.
No meu caso, como eu jogo e faço algumas edições leves, a Asus é mais vantajosa por ter mais opções com placas de vídeo dedicadas.
Mas, se o seu foco for custo-benefício sem precisar de algo tão top, a Acer é uma excelente opção.
Eu já testei notebooks das duas marcas e, honestamente, para quem busca custo-benefício, a Acer tem se saído melhor em alguns aspectos.
A Acer tem modelos com processadores da última geração e boas configurações por preços mais acessíveis do que a Asus.
A linha Aspire, por exemplo, oferece uma boa combinação entre desempenho e preço. Porém, se você está procurando algo mais robusto e com um design mais interessante, a Asus ainda se destaca, especialmente com a linha ZenBook, que tem um ótimo acabamento e performance.
No meu caso, se eu tivesse que escolher entre as duas por preço, a Acer seria a minha opção, mas a Asus é imbatível se você busca algo premium.
Quando comparo Asus e Acer, vejo que ambas têm pontos fortes. A Asus, com seus modelos como o VivoBook e ZenBook, é conhecida pela durabilidade e desempenho superior, mas os preços são mais altos.
A Acer, por sua vez, oferece uma gama mais acessível, principalmente na linha Aspire. Eu, particularmente, fui com a Acer na última vez que comprei, pois estava procurando um notebook mais barato para trabalhar em tarefas do dia a dia e com boa autonomia de bateria.
Para quem não precisa de performance de ponta e quer um preço mais acessível, a Acer é definitivamente uma ótima escolha, mas a Asus ainda leva a vantagem para quem busca algo mais robusto.
Aqui no Fórum Reviews temos alguns tópicos que podem te interessar, dá uma olhada!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?
Eu sou bem fã da Asus, mas a Acer tem ganhado espaço quando o assunto é custo-benefício. A Acer tem opções de notebooks mais baratos, com boas configurações para quem não precisa de um computador top de linha, mas ainda assim quer um bom desempenho para tarefas mais simples como assistir a vídeos, navegar na web e trabalhar com documentos.
Já a Asus, apesar de ser um pouco mais cara, oferece notebooks de alta qualidade, com designs incríveis e mais poder de processamento.
Para quem está com o orçamento mais apertado, a Acer é uma opção mais econômica, mas se você puder investir um pouco mais, a Asus entrega uma experiência superior.
Gente queria saber como escolher um bom notebook?
Quando eu precisei escolher um notebook novo, minha principal preocupação era a performance.
Eu estudava muito e precisava de algo que conseguisse lidar com várias abas abertas, programas de design e, claro, com boas horas de bateria. Pesquisei muito e uma das primeiras coisas que aprendi foi que o processador é fundamental.
Hoje, para o tipo de uso que faço, um processador i5 ou i7 da Intel, ou os equivalentes da AMD, são ideais. Também optei por um SSD, pois os notebooks com SSD são muito mais rápidos para iniciar e carregar os aplicativos.
Além disso, eu dei bastante atenção à tela. A qualidade da imagem e a resolução fazem toda a diferença, especialmente para quem trabalha com edição de imagens ou assistindo a vídeos por longos períodos.
Eu fui atrás de um modelo com tela Full HD, porque para mim, a qualidade de imagem é muito importante. E claro, a parte de ergonomia não ficou de fora: o teclado precisa ser confortável e a tela precisa ter um bom ângulo de visão.
Outro ponto que levei em consideração foi o design. Eu queria algo mais leve, já que eu precisava carregar o notebook entre casa e o trabalho.
Encontrei um modelo de 14 polegadas, leve e bem resistente, que se encaixou perfeitamente nas minhas necessidades.
Pesquisar sobre as especificações e encontrar o equilíbrio certo entre preço e funcionalidade foi essencial para tomar a decisão certa!
Na hora de escolher meu notebook, eu fiquei bem perdido porque existem muitas opções no mercado e as especificações nem sempre são claras. O que me ajudou a decidir foi entender o que eu realmente precisava para o meu dia a dia.
Eu sou freelancer e uso o notebook para escrever, editar fotos e vídeos leves, e também para videoconferências. Então, um dos primeiros critérios que eu coloquei foi o processador. Para o que eu faço, eu sabia que um Intel Core i5 já me atenderia bem.
E, claro, o armazenamento também foi uma preocupação, por isso optei por um com SSD de 256 GB, que é rápido o suficiente para mim e evita aqueles travamentos chatos.
O próximo passo foi a questão da memória RAM. Eu sabia que 8 GB era o suficiente para o meu tipo de trabalho, mas se você lida com softwares pesados, vale a pena investir em 16 GB de RAM.
Outro detalhe que observei bastante foi a autonomia da bateria. Eu não queria um notebook que tivesse que ficar na tomada o tempo todo, então procurei modelos que prometem pelo menos 8 horas de uso contínuo.
Também levei em conta o sistema de resfriamento. Como eu uso o notebook por muitas horas seguidas, eu queria um modelo que não esquentasse demais, o que acaba prejudicando a performance.
Por fim, o preço é sempre uma questão importante, né? Fiz uma pesquisa de preços e aproveitei uma promoção que apareceu. Acabei escolhendo um modelo que era um pouco mais caro do que o que eu pensava gastar, mas compensei com o uso que vou dar a ele a longo prazo.
Minha experiência para escolher um bom notebook foi um pouco complicada porque eu não sabia muito bem o que eu queria.
Eu estava em dúvida se deveria investir em um modelo mais barato, que atendesse o básico, ou se valeria a pena gastar um pouco mais por algo que durasse mais tempo. A primeira coisa que fiz foi listar o que eu realmente precisava.
Eu uso meu notebook para trabalhar e também para assistir filmes e jogar jogos mais simples, então eu precisava de algo que fosse equilibrado, com uma boa performance e uma tela de qualidade.
A questão do processador foi a primeira que eu pesquisei. Eu optei por um Intel Core i5, porque já tinha lido que era uma escolha equilibrada para quem não precisa de um desempenho extremo, mas quer algo rápido para o uso cotidiano.
A quantidade de RAM também foi uma prioridade para mim. Acabei escolhendo 8 GB, pois sabia que seria suficiente para as minhas necessidades diárias, sem sobrecarregar o sistema.
Outro ponto importante foi a tela. Eu não queria uma tela muito pequena, então optei por um modelo de 15 polegadas.
Achei que o tamanho é ideal para trabalhar confortavelmente e também para assistir filmes. A resolução também foi um critério, e fui atrás de um modelo Full HD, pois a qualidade de imagem é fundamental para mim, especialmente quando assisto a vídeos ou edito fotos.
No fim, o que pesou na minha escolha foi a durabilidade e o custo-benefício. Encontrei um modelo que tinha todas as especificações que eu queria, e com uma promoção muito boa.
Agora, uso meu notebook com tranquilidade, sabendo que fiz a escolha certa para o que preciso.
Para mim, a escolha entre Asus e Acer depende muito da minha necessidade no momento. A Asus, sem dúvida, tem um desempenho superior em modelos mais caros, como os da linha TUF e
ROG, que são ótimos para quem precisa de alto desempenho para jogos ou tarefas pesadas.
Já a Acer tem uma excelente gama de notebooks intermediários e de entrada, como a linha Aspire, com um preço bem mais acessível e uma performance surpreendente para tarefas diárias.
Para quem não se importa tanto com um design superpremium, eu diria que a Acer oferece uma relação custo-benefício imbatível, mas se você está atrás de mais durabilidade e recursos avançados, a Asus é a melhor escolha.