Quais são os 4 tipos de chocolate?

Se tem uma coisa que eu simplesmente amo, é chocolate! Desde pequena, ele sempre foi meu “docinho de conforto” – aquele que salva um dia ruim ou celebra um momento bom. E ao longo do tempo, fui descobrindo que nem todo chocolate é igual. Existem quatro tipos principais e, cada um, com suas características únicas, sabores e usos culinários.

Hoje, quero compartilhar com vocês tudo o que aprendi (com muito prazer, diga-se de passagem ) sobre esses quatro tipos. Bora?

1. Chocolate amargo

Esse é o meu favorito, principalmente porque tem um sabor mais intenso e combina muito bem com café ou um bom vinho.

Ele contém mais de 50% de cacau (em algumas versões chega a mais de 80%!) e bem pouco açúcar. Por isso, costuma ser mais saudável, cheio de antioxidantes, e muitas vezes indicado em dietas.

Características principais:

• Alto teor de cacau (geralmente entre 70% e 85%)
  • Pouco ou nenhum leite
  • Menor quantidade de açúcar
  • Sabor forte e marcante

Dica pessoal: Gosto de usá-lo em sobremesas que já são naturalmente doces, como banana assada ou mousse de abacate com cacau. O contraste fica maravilhoso!

2. Chocolate ao leite

Ah, esse é o clássico da infância, né? Aquele que vem nos ovos de Páscoa, bombons e barras que a gente encontra em qualquer mercado.

O chocolate ao leite tem menos cacau que o amargo, mas mais leite e açúcar. Isso deixa o sabor mais suave, cremoso e adocicado.

• Teor de cacau entre 25% e 40%
  • Leite na composição (em pó ou líquido)
  • Sabor doce e macio
  • Textura aveludada

Na minha casa, esse é o queridinho das visitas! Sempre tenho uma barrinha escondida na gaveta (que nem fica tão escondida assim ).

3. Chocolate branco

Polêmico? Talvez! Tem quem diga que chocolate branco nem é chocolate de verdade, já que não tem massa de cacau, só manteiga de cacau, açúcar e leite.

Mas olha… eu confesso que adoro um pedacinho de chocolate branco, especialmente com frutas vermelhas ou em receitas como brigadeiro gourmet.

• Sem massa de cacau
  • Feito com manteiga de cacau, leite e açúcar
  • Sabor bem doce e amanteigado
  • Cor clara e textura cremosa

Dica minha: ele derrete super bem e dá um toque lindo e saboroso em coberturas e ganaches!

4. Chocolate ruby

Esse é o mais novo queridinho do pedaço e, quando provei pela primeira vez, fiquei chocada (com o trocadilho e com o sabor! )

O chocolate ruby é feito a partir de um tipo especial de grão de cacau rubi, que tem uma cor naturalmente rosada. O sabor é bem diferente: frutado, levemente ácido, e com uma doçura equilibrada.

• Feito com grãos de cacau ruby
  • Cor rosa natural (sem corante!)
  • Sabor frutado, ácido e doce ao mesmo tempo
  • Textura cremosa, como o chocolate ao leite

Usei uma vez esse chocolate pra fazer cobertura de cupcake e todo mundo ficou perguntando o que era! Vale a pena experimentar!

Tabela comparativa dos tipos de chocolate

Tipo de Chocolate Teor de Cacau Açúcar Leite Sabor
Amargo Alto (70% ou mais) Pouco Não Intenso, forte
Ao leite Médio (25%–40%) Médio Sim Suave, doce
Branco Nenhum (só manteiga de cacau) Alto Sim Muito doce, amanteigado
Ruby Variável (natural do grão ruby) Médio Sim Frutado, levemente ácido

Conclusão (e confissão final)

No fim das contas, cada tipo tem seu lugar no meu coração (e no meu estômago também!).

• Quando quero algo mais intenso: vou de chocolate amargo.
  • Pra relembrar os sabores da infância: ao leite é o escolhido.
  • Quando estou com vontade de algo bem docinho: recorro ao branco.
  • E quando quero surpreender alguém (ou a mim mesma!): ruby é a pedida.

Também gosto do chocolate quente dois frades, muito bom!

7 curtidas

Genteee, que delícia de post! :face_holding_back_tears: Eu amo chocolate branco, mas depois que li isso, fiquei com vontade de experimentar o ruby! Onde vocês costumam encontrar ele? Nunca vi no mercado aqui perto de casa.

5 curtidas

Eu também tava nessa! Aqui em BH achei no supermercado Verdemar e uma vez comprei online na Americanas. Mas aviso: é carinho viu?

4 curtidas

Eu comprei uma barra de ruby numa loja de produtos pra confeitaria! Paguei uns R$ 20 na época, mas valeu a pena. Usei pra fazer trufa, ficou surreal!

4 curtidas

Eu sou da turma do amargo! :black_heart: Não consigo mais comer os ao leite, acho muito doces. Inclusive, comecei a substituir nas receitas e os bolos ficam mais equilibrados, alguém mais faz isso?

5 curtidas

Eu também!! Inclusive tem umas versões de chocolate amargo vegano maravilhosas hoje em dia. Outro dia fiz um ganache só com chocolate 70% e leite de coco. Ficou tudo!

5 curtidas