Se tem uma coisa que eu não resisto é uma boa trufa de chocolate. A mistura do recheio cremoso com aquela casquinha mais firme por fora é, pra mim, um verdadeiro carinho em forma de doce. Já experimentei várias marcas ao longo dos anos — desde aquelas mais populares que encontramos no mercado até as mais refinadas que só vemos em lojas especializadas. E com base na minha experiência (e muitos chocolates degustados!), vou compartilhar aqui quais são, na minha opinião, as melhores marcas de trufas.
- Qual a melhor marca de chocolate quente?
- Lindt é o melhor chocolate do mundo?
- Quais são as melhores marcas de chocolates importados?
- Quais são as melhores marcas de chocolate 50%?
- Qual chocolate em pó é mais saudável?
- Qual é o melhor chocolate em pó para cappuccino caseiro?
- Quais são as melhores marcas de chocolates com alto teor de cacau?
- Qual a marca de cacau em pó é mais saudável?
- Qual é a melhor marca chocolate em pó para brigadeiro?
- Qual a melhor marca de chocolate em pó para crianças?
- Harald Melken chocolate em pó 50% cacau é bom?
- Quais são as melhores marcas de chocolates veganos?
- Quais são as melhores marcas de chocolates finos no Brasil?
- Qual o melhor: Cacau, Sicão ou Melken?
- Qual é o melhor chocolate, belga ou suíço?
- Chocolate suiço Frey é bom?
- Chocolate suíço Halba é bom?
- Qual a melhor marca de chocolate nobre?
- Qual a melhor marca de chocolate em pó orgânico?
Minha paixão por trufas: de onde tudo começou
Lembro até hoje da primeira vez que provei uma trufa artesanal. Foi numa feirinha de bairro, com uma trufa de chocolate meio amargo com licor. Aquilo mudou meu jeito de ver chocolate! Desde então, sempre que encontro uma marca nova ou uma edição especial, eu provo — por puro prazer e também pra alimentar essa curiosidade que virou quase um hobby.
O que eu considero ao escolher uma boa trufa
Antes de listar as marcas, vale explicar o que eu levo em conta na hora de avaliar uma trufa:
- Textura: a casquinha deve ser fina e crocante, e o recheio, cremoso e bem equilibrado.
- Sabor: não pode ser exageradamente doce ou enjoativo.
- Qualidade dos ingredientes: sinto na hora se o chocolate é bom ou se é só açúcar disfarçado.
- Variedade de sabores: gosto de marcas que ousam nos recheios e não ficam só no tradicional.
- Custo-benefício: claro que trufas mais caras tendem a ser melhores, mas nem sempre o mais caro é o mais gostoso.
Minhas marcas favoritas de trufas
Aqui está a minha seleção pessoal com as marcas que mais me surpreenderam — tanto no sabor quanto na qualidade geral.
| Marca | Pontos Fortes | Faixa de Preço |
|---|---|---|
| Cacau Show | Grande variedade de sabores, boa textura, fácil de encontrar | Média |
| Kopenhagen | Recheios sofisticados, chocolate de alta qualidade | Alta |
| Lindt | Chocolate suíço premium, recheios cremosos e equilibrados | Alta |
| Brasil Cacau | Boa relação custo-benefício, trufas com sabor marcante | Média |
| Ferrero Rondnoir | Trufa com toque europeu, textura única | Média/Alta |
| Doces artesanais | Sabor caseiro e originalidade nos recheios | Variável |
Um pouco mais sobre cada marca
Cacau show
Essa é, talvez, a marca que mais consumi até hoje. Tem loja em praticamente toda cidade, o que facilita muito. As trufas da linha LaNut e LaCreme são as minhas preferidas. A de brigadeiro com chocolate ao leite é simplesmente viciante. E o melhor: sempre tem promoções.
Kopenhagen
É o tipo de trufa que eu compro quando quero me presentear. Sim, é mais cara, mas o sabor é outro nível. A trufa de gianduia é uma das mais cremosas e intensas que já comi. Também curto muito as edições especiais que eles lançam no fim de ano.
Lindt
A famosa trufa Lindor, com aquele recheio que derrete na boca, me conquistou de primeira. Se você gosta de trufa mais refinada, com chocolate nobre, essa marca é pra você. A de chocolate amargo 70% é maravilhosa para quem não curte doces muito doces.
Brasil cacau
Descobri essa marca meio sem querer e fiquei impressionada. As trufas são bem feitas, saborosas e o preço é mais acessível. Uma que sempre compro é a de maracujá com chocolate branco — o azedinho combina demais com o doce.
Ferrero rondnoir
Ela é diferente das outras porque tem uma pegada mais crocante, com um recheio menos cremoso e mais estruturado. Mas o sabor do chocolate amargo com avelã faz valer a pena. Gosto muito de ter em casa quando recebo visitas.
Trufas artesanais
Essas são uma caixinha de surpresas. Já comi trufas artesanais de pequenas chocolaterias que deram um banho nas grandes marcas. A dica aqui é: aproveite as feirinhas locais, encomendas pelo Instagram e lojas de bairro — muitas vezes, a trufa mais incrível está pertinho de você.
- Qual a melhor marca de chocolate: Lindt ou Godiva?
- Chocolate Suíço Cailler é bom?
- Qual a diferença do chocolate belga para o nobre?
- O chocolate Melken é bom?
- Qual o melhor: Cacau, Sicão ou Melken?
- O chocolate Genuine Branco é bom?
- Quais são as melhores marcas de chocolate nobre?
- Qual é a melhor marca de chocolate importado?
- Quais são os chocolates da Kopenhagen?
- Qual chocolate da Nestlé não tem glúten?
- Qual marca de chocolate não tem glúten?
- Quais são os 4 tipos de chocolate?
- Quais são os ingredientes do chocolate em pó Dois Frades?
- Marcas de chocolate vegano: qual é a mais saborosa?
- Qual a melhor marca de chocolate branco para derreter e moldar?
- Chocolates Godiva é bom? O preço alto se justifica?
- Qual é o melhor chocolate meio amargo do mercado?
Ranking final das minhas favoritas
Com base nas minhas experiências, esse é o meu ranking pessoal:
- Lindt
- Kopenhagen
- Trufas artesanais
- Cacau Show
- Brasil Cacau
- Ferrero Rondnoir
Claro que isso é bem subjetivo — tem dias que prefiro uma mais doce, em outros, vou direto no amargo. Mas essa ordem resume bem o que considero qualidade + sabor + experiência.
Escolher a melhor trufa vai muito além de marca. É sobre o momento, o gosto pessoal, a textura, o tipo de chocolate. Eu amo testar novidades e acho que cada marca tem sua joia rara. Se você nunca provou uma trufa Lindor, se dê esse presente. Mas se quer uma opção boa e acessível, vá de Cacau Show ou Brasil Cacau sem medo.
E se tiver uma dica de trufa maravilhosa que eu ainda não conheço, me conta nos comentários — prometo provar e talvez até atualizar esse ranking!