Quais são as melhores marcas de chocolate com maior percentual de cacau?

Se tem uma coisa que eu não resisto, é um bom chocolate amargo. Ao longo dos anos, fui descobrindo marcas incríveis que realmente valorizam o sabor do cacau, sem exagerar no açúcar ou nos aditivos artificiais. E vou te contar: quando a gente começa a experimentar chocolates com alto teor de cacau, a percepção de sabor muda completamente.

Hoje quero compartilhar com você algumas das minhas marcas favoritas de chocolate com maior percentual de cacau — aquelas que realmente valem a pena, tanto pelo sabor quanto pela qualidade dos ingredientes.

O que significa um chocolate com maior percentual de cacau?

Antes de listar minhas marcas preferidas, vale esclarecer algo que me confundia bastante no começo.

Quando lemos “70% cacau” ou “85% cacau”, estamos falando do conteúdo total de derivados do cacau na composição do chocolate, que pode incluir massa de cacau, manteiga de cacau e até cacau em pó.

Quanto maior esse percentual:

• Menos açúcar o chocolate vai ter;
  • Mais intenso será o sabor do cacau;
  • Melhores costumam ser os benefícios à saúde (ricos em antioxidantes, por exemplo).

Minhas marcas preferidas de chocolate com alto teor de cacau

Com base nas minhas experiências pessoais, separei aqui as marcas que mais me conquistaram ao longo do tempo. Algumas são nacionais e bem acessíveis, outras são importadas e um pouco mais sofisticadas. Mas todas têm em comum a qualidade e o respeito ao ingrediente principal: o cacau.

1. Lindt (Suíça)

A primeira vez que provei o Lindt Excellence 85% eu fiquei surpresa. É um chocolate encorpado, mas sem ser áspero. Eles também oferecem versões com 90% e até 99% de cacau.

Pontos fortes:

• Derrete suavemente na boca;
  • Ótimo equilíbrio entre amargor e suavidade;
  • Embalagem refinada e fácil de encontrar.

2. Amma (Brasil)

Orgulho nacional! A Amma é uma marca brasileira que trabalha com cacau orgânico da Bahia. O chocolate 85% deles tem um sabor complexo, frutado e intenso, que me lembra muito os vinhos artesanais.

O que mais gosto:

• Ingredientes orgânicos;
  • Produção sustentável;
  • Embalagens lindas e informativas.

3. Dengo (Brasil)

A Dengo é outra marca brasileira que me encantou. Eles têm versões com 70%, 80% e até 100% de cacau, feitas com cacau de pequenos produtores.

Destaques:

• Apoio à agricultura familiar;
  • Sabor limpo e sofisticado;
  • Textura cremosa mesmo com altos teores de cacau.

4. Green & Black’s (Reino Unido)

Conheci essa marca numa viagem e desde então virei fã. O Green & Black’s 85% é um dos meus preferidos para combinar com café.

Vantagens:

• Certificação orgânica;
  • Sabor profundo e levemente adocicado;
  • Ótimo para quem está começando com chocolates amargos.

5. Chocolat du Jour (Brasil)

É uma marca premium brasileira, mais cara, mas que entrega um produto de altíssima qualidade. O chocolate com 80% de cacau é uma verdadeira experiência sensorial.

Motivos para amar:

• Design elegante;
  • Produção artesanal;
  • Aroma intenso e persistente.

Comparativo das marcas com alto percentual de cacau

Abaixo fiz uma tabelinha rápida com as marcas que mencionei e seus diferenciais, para facilitar a visualização:

Marca País Teores disponíveis Destaque principal
Lindt Suíça 70%, 85%, 90%, 99% Equilíbrio entre amargor e suavidade
Amma Brasil 75%, 85%, 100% Orgânico e sustentável
Dengo Brasil 70%, 80%, 100% Cacau de pequenos produtores
Green & Black’s Reino Unido 70%, 85% Orgânico e de sabor aveludado
Chocolat du Jour Brasil 70%, 80% Luxuoso e artesanal

https://produtosreviews.com.br/t/qual-a-melhor-marca-de-chocolate-para-cozinhar-ghirardelli-ou-callebaut/1510

https://produtosreviews.com.br/t/qual-marca-de-chocolate-tem-os-bombons-mais-recheados/3620

Dicas pra quem está começando com chocolates amargos

Se você ainda não está acostumado com chocolates com mais de 70% de cacau, não desista logo de cara! Aqui vão algumas dicas que funcionaram pra mim:

• Comece com 70% e vá subindo aos poucos;
  • Coma pedaços pequenos e deixe derreter na boca;
  • Evite comer junto com doces ou bebidas açucaradas;
  • Experimente harmonizar com café, vinho ou frutas secas.

Conclusão: vale a pena investir em chocolates com mais cacau?

Na minha opinião: sim, vale muito! O sabor é mais autêntico, o corpo agradece (menos açúcar, mais antioxidantes) e você aprende a valorizar o verdadeiro gosto do chocolate.

Se você, assim como eu, já está um pouco cansado dos chocolates super doces e industrializados, experimentar essas marcas pode ser uma verdadeira redescoberta.

E se você já tiver uma marca preferida de chocolate amargo, me conta nos comentários! Adoro conhecer novidades e trocar experiências sobre esse universo delicioso.

7 curtidas

Nossa, que post maravilhoso! Eu sempre tive receio de experimentar chocolate acima de 70% cacau achando que ia ser amargo demais. Mas agora fiquei super curiosa com o da Dengo. Alguém sabe se dá pra encontrar fácil em mercados ou só pelo site?

5 curtidas

Eu costumo encontrar Dengo em lojas próprias e algumas cafeterias especiais. Mas já comprei pelo site deles e chegou super rápido. Recomendo começar com o de 70% deles, tem um toque mais suave.

5 curtidas

Gente, só passando pra dizer que a Amma mudou minha vida! Eu sou vegana e eles têm opções maravilhosas sem leite. Inclusive, o de 85% tem um sabor frutado incrível. Quem quiser chocolate puro, esse é o caminho!

4 curtidas

Confesso que sempre fui mais fã dos ao leite, mas resolvi dar uma chance pro Lindt 85% depois de ler esse post. Achei forte no começo, mas depois do segundo pedaço… virou vício kkk
Alguém mais sentiu isso? Que o paladar acostuma?

5 curtidas

Total! A primeira vez que comi um chocolate 85% achei meio estranho, mas hoje eu nem consigo comer chocolate muito doce. Me dá até dor de cabeça!
A dica é deixar derreter na boca e não mastigar. Muda tudo.

4 curtidas

Alguém aí já provou o Valrhona? Não apareceu no post, mas é um dos meus preferidos. Eles têm uma linha com 85%, 90% e até blends especiais com sabores cítricos. É importado, meio caro, mas pra quem curte explorar… vale a pena.

5 curtidas

Qual desses vocês recomendam pra uma pessoa que quer começar no 70% e nunca comeu chocolate amargo na vida? Tô acostumada com Lacta, Nestlé, essas coisas…

5 curtidas