Quero saber se o Teclado CLEAR OBSIDIAN Basecamp 65 Keyboard é bom mesmo?
Cara, eu comprei o CLEAR OBSIDIAN Basecamp 65 tem uns dois meses e foi uma das melhores aquisições pro meu setup. Sempre fui fã de teclado mecânico, e o que mais me chamou atenção nesse foi o formato 65%, que economiza espaço, mas ainda mantém as teclas essenciais (setas, delete etc).
A construção dele é absurda, corpo bem sólido, e os switches são suaves pra digitar eu peguei com os Red, e é uma delícia tanto pra jogar quanto pra escrever.
Ele já vem com keycaps bem bonitas, mas claro que dá pra trocar, o que é ótimo pra quem curte personalizar. Enfim, recomendo demais, principalmente se você quer um teclado compacto, bonito e com qualidade real.
Confesso que comprei meio no impulso porque achei ele lindo demais, mas me surpreendi com a qualidade.
Nunca tinha usado um teclado 65% e achei que fosse estranhar muito, mas em menos de dois dias já estava super adaptada.
Os switches são super responsivos e silenciosos (o meu veio com os Brown), então dá pra usar de boa até em call de trabalho sem parecer uma datilógrafa descontrolada.
Ele é um pouco mais caro do que outros teclados da mesma faixa, mas acho que o acabamento compensa. E o RGB dele é um show à parte, totalmente personalizável via software. Até meu namorado ficou com inveja e tá pensando em pegar um igual.
Tô usando o Basecamp 65 tem umas 3 semanas e vou te dizer: ele é ótimo pra quem joga e trabalha no mesmo PC, tipo eu.
O tempo de resposta dele é muito bom, as teclas são bem firmes, não tem aquele feeling de coisa “mole”, sabe?
E o som que ele faz é muito satisfatório, meio “thocky”, nada exagerado. A única coisa que eu mudaria é que ele poderia ter uma opção wireless seria perfeito.
Mas no geral, pelo preço que paguei, valeu cada centavo. Muito melhor do que uns teclados gamers que só têm LED piscando e plástico leve.
Sou designer e passo o dia no teclado, então o conforto e a ergonomia são importantes pra mim. Eu tinha um teclado 100% antes, e depois de testar o Basecamp 65, fiquei apaixonada pelo formato menor.
Deixa meu espaço de trabalho mais limpo, e ainda assim não sinto falta de nenhuma tecla. A digitação é super fluida, e o teclado é pesadinho na medida certa, não escorrega na mesa, o que pra mim é essencial.
Um ponto que me surpreendeu foi a qualidade das keycaps são bem grossas, com textura agradável. Nunca tinha comprado nada da marca Clear Obsidian antes, mas agora fiquei de olho no resto da linha.
Gente como saber se o teclado é bom?
Tenho mais de 15 teclados mecânicos na coleção, desde modelos vintage até os mais modernos, e o Basecamp 65 entrou fácil no meu top 5.
O que me conquistou nele foi a qualidade de construção e o cuidado com os detalhes. Ele vem com estabilizadores pré-lubrificados de fábrica que já são bons de cara, sem aquele barulho de metal batendo que a gente vê em teclados mais baratos.
Achei ele bem equilibrado em termos de som e sensação. Não é aquele teclado barulhento que parece que você tá batendo em uma máquina de escrever, mas também não é “sem alma”. Vale muito se você quer algo que entrega bem acima da média.
Pra mim, ele é um teclado bom, mas não perfeito. Uso no trabalho com redação e também pra estudar, então digito bastante.
A experiência de digitação é ótima, sim, mas achei o teclado um pouco alto talvez eu precise de um wrist rest (apoio de pulso).
O som é bonito, nada muito escandaloso, e a iluminação é bem uniforme. Senti falta de uma conexão bluetooth ou 2.4GHz, porque no home office gosto de ter essa liberdade.
Mas no fio, é impecável. Se não fosse por isso, daria nota 10. Ainda assim, tô curtindo muito e recomendaria pra quem busca algo premium.
Pra mim, o principal na hora de escolher um teclado gamer é o tipo de switch. Eu prefiro os mecânicos com switch vermelho, porque são mais silenciosos e macios, o que me dá uma resposta rápida nos jogos de FPS.
Já testei os azuis, mas o barulho me incomoda demais. Outra coisa que olho é o tempo de resposta, porque não adianta ter luzinha bonita e o teclado ser lento.
Gosto também de ter teclas macro e anti-ghosting, principalmente quando jogo RPGs ou MOBAs. Ah, e iluminação RGB é legal, mas não é o que define a escolha pra mim se for confortável, rápido e responsivo, já ganhou ponto.
Na minha experiência, um bom teclado gamer começa pela ergonomia. Ficar horas jogando com um teclado desconfortável acaba com o pulso.
Eu sempre procuro um que tenha apoio de pulso ou um formato mais anatômico. Outro ponto que levo em conta é a durabilidade das teclas.
Já tive teclado bonito, caro, mas que em seis meses algumas letras já estavam apagadas. Hoje eu pesquiso sobre a qualidade da construção, se é em plástico ABS ou PBT, por exemplo.
E como gosto de montar setups mais personalizados, procuro um teclado com keycaps removíveis e compatível com software pra programar macros e ajustar a iluminação por jogo.
Eu costumo escolher teclados pelo barulho e pela sensação que me dão ao digitar. Pode parecer besteira, mas aquele clique do switch azul me dá uma sensação de controle absurdo.
Então, sempre dou preferência pra teclados com switch mecânico azul. Mas aí entra outro ponto: o tamanho.
Como meu espaço é meio limitado, eu prefiro os modelos 60% ou TKL, sem o teclado numérico. São mais compactos e deixam mais espaço pro mouse, o que ajuda muito quando jogo CS ou Valorant.
Também dou uma boa olhada nas avaliações antes de comprar, principalmente sobre ghosting e input lag.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais as melhores marcas de teclado para programadores?
- Teclado Flakes Power é bom?
- Teclado bom e barato?
- Qual o teclado mais usado pelos Pro Player?
- Teclado HyperX Alloy Origins Core é bom?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem estuda bastante?
- Teclado Redragon Fizz é bom?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem precisa de teclados ergonômicos?
- Quais são as melhores opções de teclado PC bom e barato?
- Qual a melhor marca teclado gamer para comprar?
- Como saber se um teclado gamer é bom?
- Qual a melhor marca de teclado para programadores?
- Quais as melhores marcas de teclado para quem passa muito tempo no computador?
- Qual a melhor marca de teclado sem fio?
- Teclado Fire Phoenix é bom?
- Qual o melhor tipo de teclado para FPS?
- Qual a melhor marca de teclado mecânico atualmente?
Eu já me dei mal comprando teclado só porque tava barato e ‘parecia gamer’. Então hoje em dia minha escolha é mais racional.
Primeiro vejo o tipo de jogo que eu mais jogo. Como curto muito MMO, teclado com muitas teclas programáveis é essencial pra mim.
Gosto daqueles que têm software próprio pra configurar atalhos, porque me ajuda demais em raids ou PvP.
Outra coisa que olho é a conexão prefiro sempre teclado com fio. Pode até parecer old school, mas o wireless às vezes dá umas travadas ou tem delay, e pra mim isso já mata a experiência.
Olha, eu sou o tipo de pessoa que valoriza estética e funcionalidade juntas. Escolher teclado gamer, pra mim, é meio como escolher peça de roupa: tem que combinar com meu setup.
Então, além dos aspectos técnicos como tipo de switch e taxa de polling (geralmente busco 1000Hz), também olho o design e a personalização de luz.
Não precisa ser um carnaval, mas quero poder mudar o padrão de luz pro clima do jogo. Também prefiro teclados mais pesados e com estrutura de metal, porque eles não deslizam fácil na mesa.
E sempre testo antes, se possível porque às vezes o que é bom no papel, não funciona na prática.