Mary Kay ainda é uma boa marca ou ficou ultrapassada?

Nos últimos anos, muita gente tem me perguntado se ainda vale a pena investir nos produtos da Mary Kay. Com tanta concorrência no mercado de beleza, é natural que a gente fique em dúvida sobre marcas mais tradicionais. Por isso, resolvi escrever este post com base nas minhas experiências pessoais, testando diversos produtos da marca ao longo dos anos.

A tradição da mary kay ainda tem força?

Eu conheci a Mary Kay por volta de 2010, quando uma amiga virou consultora e me apresentou o famoso kit de cuidados com a pele TimeWise. Na época, era tudo muito inovador: a textura dos produtos, o efeito na pele, a proposta de autocuidado. Confesso que me senti impactada.

Hoje, mais de uma década depois, o mercado mudou bastante. Temos marcas coreanas, brasileiras com alta tecnologia e preços acessíveis, além de opções veganas, naturais e cruelty-free. Isso me fez repensar: será que a Mary Kay acompanhou essa evolução?

Pontos fortes que a marca ainda mantém

Apesar da concorrência acirrada, a Mary Kay ainda entrega qualidade em vários quesitos. Vou listar o que considero pontos positivos baseados na minha vivência:

1. Linha de cuidados com a pele eficiente
Os produtos da linha TimeWise continuam sendo bons. A versão 3D, por exemplo, deixa a pele mais firme e iluminada com o uso contínuo.

2. Maquiagens com boa pigmentação
Já usei bases, batons, sombras e, no geral, me surpreendi com a fixação e durabilidade.

3. Atendimento personalizado
Ter uma consultora acompanhando suas escolhas pode ser um diferencial para quem gosta de orientação e experimentação.

4. Produtos que funcionam em peles maduras
Minha mãe, por exemplo, se dá muito bem com os cremes anti-idade da marca. Ela sente a pele mais hidratada e com menos linhas finas.

O que deixou a desejar (na minha opinião)

Nem tudo são flores. Com o tempo, notei algumas limitações nos produtos e na abordagem da marca:

1. Pouca inovação recente
Enquanto outras marcas apostam em ativos modernos como niacinamida, ácido hialurônico puro ou peptídeos, a Mary Kay ainda parece presa em fórmulas mais antigas.

2. Dificuldade em encontrar informações claras
Muitas vezes, é preciso depender da consultora para saber se o produto é vegano, se é testado em animais, qual a composição exata… Isso pode afastar um público mais exigente.

3. Preço nem sempre competitivo
Alguns produtos são tão caros quanto os de marcas de luxo, mas sem o mesmo apelo moderno ou embalagem inovadora.

Comparando com outras marcas do mercado

Abaixo, fiz uma tabela comparativa simples com base na minha experiência:

Categoria Mary Kay Marcas concorrentes (Ex: Sallve, Adcos, Eudora)
Inovação em fórmulas Média Alta
Acessibilidade de compra Depende de consultora Online e lojas físicas
Preço Médio-alto Médio
Qualidade dos produtos Boa Boa a excelente
Variedade de opções veganas Pouca Alta
Embalagens sustentáveis Raras Mais presentes

Então… Ainda vale a pena?

Depende. Se você já conhece a marca, gosta do atendimento personalizado e se adapta bem aos produtos, a Mary Kay ainda pode ser uma ótima escolha. Principalmente para quem tem pele madura ou quer um cuidado mais clássico.

Por outro lado, se você busca inovação constante, fórmulas limpas, embalagem sustentável e compra prática, talvez seja interessante explorar outras marcas.

Eu ainda tenho alguns produtos da Mary Kay na minha rotina – principalmente o hidratante facial e um blush em bastão que é maravilhoso. Mas confesso que tenho buscado outras marcas para suprir novas necessidades, como ativos específicos, skincare mais moderno e preços mais justos.

No fim, o que funciona pra mim pode não funcionar pra você. O importante é testar, comparar e escolher com consciência. E, claro, estar aberta às mudanças que o mercado oferece.

Se você também já teve experiência com a Mary Kay, conta aqui nos comentários. Vou adorar saber sua opinião!

7 curtidas

Achei muito bom seu relato, Fernanda. Eu também usei MUITO Mary Kay entre 2012 e 2016, principalmente o kit TimeWise. Funcionava super bem pra minha pele na época! Mas hoje em dia, com tanta marca nacional bombando (tipo Sallve, Creamy, Boticário), acabei deixando de lado. Você sabe se eles já têm uma linha mais natural ou vegana?

6 curtidas

Pelo que eu pesquisei, eles não são considerados veganos e ainda têm algumas práticas não tão claras quanto à questão do teste em animais. Isso pesou pra mim na hora de migrar pra outras marcas. Acabei trocando por produtos da Simple Organic e Bioart.

5 curtidas

Gente, eu ainda uso o sérum anti-idade da Mary Kay e AMO! Ele segura bem a oleosidade da minha pele madura, o que é difícil de achar. Entendo que outras marcas sejam mais modernas, mas às vezes o que é mais antigo funciona melhor pra gente, né?

4 curtidas

Concordo com você! No meu caso, o que me afasta é a dependência da consultora. Acho que eles poderiam modernizar isso. Eu queria comprar direto no site, comparar, ver resenha… Mas depende sempre da revendedora.

4 curtidas

E as maquiagens da Mary Kay, alguém ainda usa? Lembro que o corretivo iluminador era excelente! Mas não sei se hoje em dia bate de frente com os produtos da Boca Rosa, Mari Maria, etc…

5 curtidas

Eu usei recentemente uma base matte da Mary Kay e achei OK… mas nada que me fizesse abandonar minha base da Eudora Glam. Acho que as nacionais subiram muito o nível nos últimos anos.

4 curtidas

Eu também curtia o corretivo deles! Mas ultimamente tenho testado os da Tracta e o da linha BT Skin, da Bruna Tavares. São mais fáceis de encontrar e têm um acabamento mais moderno, sabe?

5 curtidas

Eu vendi Mary Kay por uns 4 anos. Vi muita cliente satisfeita, principalmente com as linhas de tratamento. Mas vou ser sincero: a marca estagnou. Eles ficaram muito presos a um público fiel e não acompanharam o novo consumidor, mais informado e exigente. Não sei até quando conseguem se manter assim.

5 curtidas