Quero saber quais são as melhores farinhas de trigo para bolo?
Eu já testei várias marcas de farinha de trigo, mas a que nunca me decepciona quando o assunto é bolo fofinho e macio é a Dona Benta tradicional.
O motivo? Ela tem um teor de proteína equilibrado, o que garante uma textura aerada, sem deixar o bolo pesado ou seco. Sempre que uso, percebo que a massa cresce bem e fica com aquela leveza perfeita para bolos amanteigados e fofos, como bolo de laranja ou de fubá.
Outro detalhe que faz diferença é que essa farinha não tem aquele gosto residual estranho que algumas marcas deixam.
Eu já testei algumas mais baratas e senti que o sabor não ficava tão bom. Então, se você quer uma farinha que realmente funcione para bolos e seja fácil de achar em qualquer mercado, essa é a minha recomendação número um!
Se tem uma coisa que eu valorizo em um bolo é a textura! Nada me deixa mais frustrado do que um bolo seco ou pesado. Depois de muitos testes, descobri que a Renata Tipo 1 Super Premium é imbatível para quem quer um bolo super macio e aerado.
Essa farinha tem uma moagem mais fina e absorve bem os líquidos, então o bolo cresce de forma uniforme e sem formar aquelas bolhas estranhas de ar na massa.
Outra coisa que me fez gostar dela é que, mesmo sem peneirar, ela já tem uma leveza natural. Sempre que faço bolos mais delicados, como pão de ló ou chiffon, essa farinha é minha escolha certa, é a melhor marca de farinha de trigo!
Já testei algumas farinhas importadas para ver se faziam tanta diferença assim nos bolos. A que mais gostei foi a King Arthur Unbleached Cake Flour, uma farinha americana própria para bolos.
Ela tem menos glúten do que as farinhas comuns e deixa o bolo com uma textura super leve, quase como de confeitaria.
Mas, sinceramente? Ela é bem cara e difícil de achar no Brasil. Então, acho que só vale a pena se você for muito exigente com textura e estiver disposto a pagar mais por isso. Caso contrário, existem marcas nacionais muito boas que dão um resultado semelhante!
Eu tenho uma amiga que é celíaca, então já testei várias farinhas sem glúten para fazer bolos para ela. A melhor que encontrei foi a Beladri Mix para Bolos.
Diferente de outras farinhas sem glúten, que costumam deixar a massa quebradiça e ressecada, essa mantém a umidade do bolo e dá uma textura muito próxima à de uma farinha de trigo normal.
Claro que, por ser sem glúten, o bolo nunca vai ficar exatamente igual ao tradicional, mas essa farinha chega bem perto! Se você quer um bolo sem glúten que fique gostoso e fofinho, recomendo testar essa.
Gente farinha de trigo engorda mesmo?
Uma vez eu tentei parar de comer farinha de trigo achando que ia emagrecer, mas a verdade é que não mudou quase nada. O que realmente fez diferença foi reduzir o consumo de açúcar e começar a me movimentar mais. Hoje eu como pão e macarrão sem culpa, mas com equilíbrio.
Eu sempre comi pão e massas e nunca tive problemas com peso. O que percebi é que quando exagero, seja em farinha, doces ou qualquer outra coisa calórica, acabo ganhando peso. Então, pra mim, o segredo é controlar as quantidades e não cortar completamente.
No meu caso, quando exagero em alimentos com farinha de trigo, sinto meu corpo mais inchado e pesado. Pode não ser exatamente “engordar”, mas me sinto desconfortável. Por isso, tento não abusar e prefiro alternar com outras opções como aveia e quinoa.
Eu achava que precisava cortar farinha pra emagrecer, mas quando comecei a focar na qualidade da minha alimentação e na quantidade de comida que eu comia, consegui perder peso sem precisar tirar o pãozinho do café da manhã. Hoje sei que o problema não é a farinha, e sim o contexto da alimentação toda.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo para salgados?
- Qual a farinha de trigo mais saudável?
- Qual a melhor marca de farinha de trigo para pão?
- Quais são as melhores marcas de farinhas de trigo para bolo?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo tipo 1?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo importada?
- Qual é a melhor marca de farinha de trigo integral?
- Qual é a melhor marca de farinha mais saudável que existe?
- Qual a melhor marca de farinha com menor índice glicêmico?
- Qual é a melhor marca farinha de trigo italiana?
- Qual farinha de trigo é melhor, Dona Benta ou Vilma?
- Qual a melhor farinha de trigo do Rio Grande do Sul?
- Farinha de trigo Venturelli é boa?
- Qual a melhor marca de farinha para fazer pizza?