Para comprar um notebook novo em 2024, vocês optariam por Dell ou Vaio? Por que?
Na minha opinião, eu escolheria a Dell. Tenho um Inspiron que comprei há alguns anos e ele nunca me deixou na mão.
O suporte técnico deles é excelente, sempre fui muito bem atendido, mesmo fora da garantia. Além disso, os modelos da Dell geralmente oferecem um ótimo equilíbrio entre desempenho e preço.
Por exemplo, a linha XPS é incrível para quem busca algo premium, mas ainda assim dentro de um preço justo comparado com outras marcas.
Já considerei a Vaio no passado, mas achei os preços bem mais altos pelo que eles entregam. Pra mim, a Dell leva a melhor nesse quesito.
Eu iria de Vaio, com certeza. Já tive um Vaio no passado e ele durou anos comigo sem perder o desempenho.
É uma marca que transmite muita confiança, especialmente em termos de acabamento e durabilidade.
A Dell também é boa, mas acho os notebooks deles mais pesados e menos elegantes. Como eu uso meu notebook tanto para trabalho quanto para lazer, gosto de algo que tenha uma aparência mais refinada, e nisso a Vaio ganha.
Mesmo que o custo seja um pouco maior, acho que vale o investimento pela qualidade geral do produto.
Eu sempre optaria pela Dell, principalmente porque já tive experiências com o suporte técnico deles e foi incrível.
Uma vez, meu notebook teve um problema no teclado e eles resolveram super rápido, até enviaram um técnico na minha casa.
Isso pesa muito na hora de escolher. Também acho que a Dell tem mais variedade de configurações e modelos, desde os mais simples até os ultrabooks top de linha.
Para 2024, acredito que a marca continuará se destacando por esse atendimento e pela relação custo-benefício.
Se a minha prioridade fosse mobilidade e design compacto, eu escolheria a Vaio. Eles são conhecidos por fabricar notebooks leves e muito finos, ideais para quem trabalha fora de casa ou viaja bastante.
Eu uso notebook no meu dia a dia para edições simples de texto e apresentações, e a bateria dos modelos Vaio costuma durar bastante.
Sei que a Dell também oferece modelos portáteis, mas, na minha opinião, eles são mais robustos e menos focados nesse público específico.
Pra ser sincero, eu prefiro a Dell, principalmente pelo preço. A Vaio é ótima, mas os modelos deles geralmente são mais caros e nem sempre oferecem especificações melhores.
Por exemplo, comparei um Dell Inspiron com um Vaio FE, e o Dell tinha mais RAM, um SSD maior e custava menos.
Além disso, os notebooks Dell são muito fáceis de encontrar em promoção e com descontos. Para mim, investir em um Dell faz mais sentido financeiramente.
Eu sou suspeito pra falar porque sempre fui fã da Vaio desde os tempos em que era ligada à Sony. Para mim, é uma marca com muita tradição e que sempre entregou qualidade em seus produtos. Mesmo hoje, os notebooks Vaio têm um diferencial em design e materiais. Eles passam aquela sensação de exclusividade, sabe? Eu sei que a Dell é uma escolha mais comum, mas acho que a Vaio ainda tem um toque especial, algo que me faz inclinar para ela.
Galera como faço pra escolher um bom notebook?
Se eu tivesse que escolher, seria Dell, sem dúvida. Eu gosto muito de jogar e também preciso de um notebook que aguente programas pesados, como editores de vídeo.
A linha G da Dell, por exemplo, é perfeita para isso e custa bem menos que um notebook gamer de outras marcas.
Além disso, o desempenho dos modelos Dell com processadores mais recentes é excelente. Já testei um Vaio e achei bom, mas ele não se destacou tanto em performance quanto os modelos da Dell.
Olha, quando fui comprar meu notebook, a primeira coisa que analisei foi o processador. Eu trabalho com programas pesados, então sabia que precisava de algo no mínimo com um Intel i5 ou Ryzen 5. Também não abri mão de pelo menos 8GB de RAM e um SSD, que faz muita diferença na velocidade. Outra coisa que aprendi na prática é verificar o tamanho e peso, porque carrego o notebook pra todo lado. Ah, e cuidado com as promoções: nem sempre o mais barato vale a pena se não atender suas necessidades.
Pra mim, escolher um bom notebook começa com a pergunta: “O que eu preciso fazer com ele?”. No meu caso, como sou estudante, foquei num modelo que fosse bom pra pesquisas e edição de textos, mas que também rodasse uns jogos leves. Escolhi um com tela de 14 polegadas, que acho um tamanho ideal, e fiz questão de um teclado confortável porque digito muito. Também pesquisei bastante sobre a bateria, porque ficar preso na tomada é horrível!
Minha dica principal é não ir só pelo preço ou pela marca. Quando comprei o meu, foquei em ler muitas análises de usuários e até assistir vídeos de review no YouTube. No final, escolhi um notebook com SSD de 512GB, porque precisava de bastante espaço pra arquivos grandes. Também olhei a qualidade da construção, porque já tive modelos que quebraram fácil. Por último, vi a garantia e o suporte técnico, porque nunca se sabe, né? Melhor prevenir!
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- O que diminui a vida útil do notebook?
- Qual a melhor marca de laptop para designers gráficos?
- Qual a melhor marca de laptop para negócios: Lenovo ThinkPad ou Dell Latitude?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Notebook marca Dell é bom?
- Qual é a melhor marca de notebook no mercado?
- Qual a melhor marca de notebook para criativos: Microsoft Surface ou Apple MacBook?
- Asus ou Acer: qual tem melhor custo-benefício?
- Qual o melhor notebook para edição de fotos?
- Qual o melhor notebook para trabalhar com Photoshop?
- Qual a melhor marca de notebook para gamers: Alienware ou Razer?
- Asus ou Dell: qual escolher para trabalho pesado?
- Qual o melhor notebook para renderizar?
- Notebook: Asus ou Samsung?