Qual é a melhor farinha de trigo nacional?

Quero saber qual é a melhor farinha de trigo nacional?

7 curtidas

Olha, eu já experimentei várias marcas de farinha de trigo ao longo dos anos, mas a que mais me surpreende pela constância na qualidade é a Farinha de Trigo Dona Benta.

Ela tem uma textura bem fininha, não empelota fácil e dá uma leveza incrível pros bolos. Eu uso muito pra fazer pães também, e nunca tive problema com crescimento ou textura.

Inclusive, quando usei outra marca, notei que a massa ficou mais pesada. Pode até não ser a mais barata, mas a diferença no resultado final compensa muito. Aqui em casa, já virou padrão: se não for Dona Benta, eu nem animo de fazer receita nova.

5 curtidas

Pra mim, a Renata é a melhor farinha nacional. Uso desde os tempos que eu fazia pão caseiro pra vender e, sinceramente, ela nunca me deixou na mão.

A farinha é muito branca, tem um bom teor de glúten (ótimo pra panificação) e o rendimento é ótimo. O pão cresce que é uma beleza, e a textura fica macia, sabe?

Fora que a embalagem é reforçada, o que evita aqueles acidentes chatos com farinha espalhada pela cozinha. Já testei marcas mais caras e importadas, mas volto sempre pra Renata, porque sei exatamente o que esperar dela, é uma das melhores farinha de trigo marcas de qualidade!

7 curtidas

Eu sou do tipo que adora cozinhar, e vivo testando receitas novas de bolos fofinhos a massas mais elaboradas.

A Farinha de Trigo Anaconda é a que mais me dá segurança na hora de preparar qualquer receita. Ela é bem equilibrada, nem tão fraca nem tão forte, o que a torna super versátil.

Já usei pra fazer cuca, lasanha, pão de fermentação natural… e sempre com bons resultados. Não é tão conhecida quanto outras, mas quem cozinha bastante sabe o valor de uma farinha confiável. Além disso, o custo-benefício dela é ótimo, principalmente em pacotes maiores.

5 curtidas

O que é melhor, faria de trigo normal ou integral?

4 curtidas

Pra quem faz confeitaria mais artesanal, como eu, a escolha da farinha é essencial. A Nita é a
minha queridinha.

É uma farinha de trigo que tem uma granulação muito fina, perfeita pra bolos delicados e massas que precisam de leveza.

Ela absorve muito bem os ingredientes líquidos e não forma grumos. Gosto também porque ela tem uma ótima estabilidade o que é essencial quando você trabalha com receitas mais técnicas.

No começo eu comprava mais pela curiosidade, mas hoje em dia virou minha referência quando quero garantir qualidade.

5 curtidas

Não sou profissional da cozinha, mas sou um apaixonado por fazer pizza em casa. E depois de muita tentativa e erro, descobri que a Farinha de Trigo Rosa Branca Premium é a que me dá os melhores resultados.

Ela tem um teor de proteína mais alto, o que ajuda demais no desenvolvimento do glúten e na elasticidade da massa. As pizzas ficam crocantes por fora, com aquela beirada infladinha e macia por dentro.

Quando comecei a levar pizza mais a sério, pesquisei bastante e vi que muita gente recomendava essa marca. Resolvi testar e não larguei mais. Até meus amigos notaram a diferença.

4 curtidas

Quando eu comecei a me preocupar mais com a alimentação, a primeira mudança que tentei foi trocar a farinha branca pela integral. No começo foi estranho, porque eu sempre fui acostumada com pão fofinho, bolo bem leve…

E a farinha integral dá uma textura diferente, mais pesada, mais densa mesmo. Mas com o tempo fui ajustando as receitas. Hoje, por exemplo, quando faço bolo, misturo metade da farinha branca com a integral, e o resultado fica ótimo: mais saudável e ainda gostoso.

Outra coisa que percebi foi o impacto na digestão. Parece besteira, mas a farinha integral me ajuda a ter um intestino mais regulado.

Sem contar que dá uma sensação de saciedade maior não fico com fome meia hora depois de comer. Então, apesar de às vezes ainda usar a branca em receitas específicas, a integral virou a queridinha aqui em casa.

5 curtidas

Sinceramente, eu não sou radical. Tem gente que diz que a farinha branca é “vilã”, mas acho que tudo depende do equilíbrio. Quando quero um pão mais rústico, com sabor mais intenso, vou na farinha integral.

Agora, se é pra fazer um pão doce ou uma massa mais leve, a branca funciona melhor, sem dúvida. Já tentei fazer cuca com farinha integral e ficou meio “pesadona”, sabe?

Também não posso negar que a farinha branca é mais versátil e mais fácil de trabalhar. Mas quando quero cuidar da alimentação, fazer escolhas melhores, dou preferência à integral.

Às vezes misturo as duas, principalmente quando estou tentando adaptar alguma receita clássica pra uma versão mais saudável. No fim, acho que o segredo tá aí: não se prender só a um tipo, mas saber quando usar cada uma.

4 curtidas

Eu era do tipo que nem pensava nisso. Pegava qualquer farinha no mercado e pronto. Mas aí comecei a ler mais sobre alimentação, principalmente porque tenho histórico de diabetes na família.

Descobri que a farinha integral, por ser menos processada e conter mais fibras, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.

Comecei trocando só nos pães, depois fui testando em bolos, panquecas, até massas salgadas. No começo estranhei um pouco o sabor mais terroso e a textura, mas hoje me acostumei tanto que quando como algo feito com farinha branca, até acho meio sem graça.

Claro que não é todo mundo que curte essa pegada mais “natural”, mas pra mim fez toda a diferença na saúde. Me sinto mais disposta, com mais energia e menos “peso” depois das refeições.

5 curtidas

Dá uma olhada nesses links, pode gostar!

4 curtidas

Vou ser sincero: eu até tentei entrar nessa onda de comer tudo integral, mas não consegui me adaptar. Fiz pão, fiz bolo, até panqueca…

E tudo ficou seco, pesado, com gosto meio estranho. Talvez eu tenha errado nas proporções, não sei. Mas aqui em casa ninguém curtiu.

Pra mim, a farinha branca ainda é imbatível em termos de textura e sabor. Claro, sei que a integral é mais saudável e tudo mais, mas prefiro fazer esse equilíbrio de outra forma, tipo adicionando mais legumes e fibras em outras partes da dieta.

Não acho que precise abrir mão do sabor e da leveza em tudo. Talvez um dia eu tente de novo com outras receitas, mas por enquanto, fico com a boa e velha farinha de trigo branca mesmo.

5 curtidas

Quando comecei a usar farinha integral, achei que seria só uma substituição simples… mas não é bem assim. Aprendi que ela absorve mais líquido, que precisa de mais tempo pra hidratar, que não cresce igual… E foi aí que meu lado curioso na cozinha despertou de vez.

Comecei a pesquisar receitas específicas, entender como equilibrar os ingredientes e isso me fez evoluir muito como cozinheira amadora.

Hoje, eu uso muito mais a farinha integral, principalmente porque ela me dá a sensação de estar cuidando do meu corpo. E sinceramente?

Os sabores ficam mais ricos, mais intensos. É diferente do que a gente aprende quando criança, com aquelas massas branquinhas, fofinhas.

A farinha integral tem personalidade. Claro que de vez em quando eu uso a branca, principalmente pra fazer massas de festa, mas a integral virou minha aliada diária. Me sinto bem e ainda aprendi um monte no processo, recomendo ver esse vídeo também, pode ajudar!

5 curtidas