Quero saber qual é a melhor farinha de trigo nacional?
Olha, eu já experimentei várias marcas de farinha de trigo ao longo dos anos, mas a que mais me surpreende pela constância na qualidade é a Farinha de Trigo Dona Benta.
Ela tem uma textura bem fininha, não empelota fácil e dá uma leveza incrível pros bolos. Eu uso muito pra fazer pães também, e nunca tive problema com crescimento ou textura.
Inclusive, quando usei outra marca, notei que a massa ficou mais pesada. Pode até não ser a mais barata, mas a diferença no resultado final compensa muito. Aqui em casa, já virou padrão: se não for Dona Benta, eu nem animo de fazer receita nova.
Pra mim, a Renata é a melhor farinha nacional. Uso desde os tempos que eu fazia pão caseiro pra vender e, sinceramente, ela nunca me deixou na mão.
A farinha é muito branca, tem um bom teor de glúten (ótimo pra panificação) e o rendimento é ótimo. O pão cresce que é uma beleza, e a textura fica macia, sabe?
Fora que a embalagem é reforçada, o que evita aqueles acidentes chatos com farinha espalhada pela cozinha. Já testei marcas mais caras e importadas, mas volto sempre pra Renata, porque sei exatamente o que esperar dela, é uma das melhores farinha de trigo marcas de qualidade!
Eu sou do tipo que adora cozinhar, e vivo testando receitas novas de bolos fofinhos a massas mais elaboradas.
A Farinha de Trigo Anaconda é a que mais me dá segurança na hora de preparar qualquer receita. Ela é bem equilibrada, nem tão fraca nem tão forte, o que a torna super versátil.
Já usei pra fazer cuca, lasanha, pão de fermentação natural… e sempre com bons resultados. Não é tão conhecida quanto outras, mas quem cozinha bastante sabe o valor de uma farinha confiável. Além disso, o custo-benefício dela é ótimo, principalmente em pacotes maiores.
O que é melhor, faria de trigo normal ou integral?
Pra quem faz confeitaria mais artesanal, como eu, a escolha da farinha é essencial. A Nita é a
minha queridinha.
É uma farinha de trigo que tem uma granulação muito fina, perfeita pra bolos delicados e massas que precisam de leveza.
Ela absorve muito bem os ingredientes líquidos e não forma grumos. Gosto também porque ela tem uma ótima estabilidade o que é essencial quando você trabalha com receitas mais técnicas.
No começo eu comprava mais pela curiosidade, mas hoje em dia virou minha referência quando quero garantir qualidade.
Não sou profissional da cozinha, mas sou um apaixonado por fazer pizza em casa. E depois de muita tentativa e erro, descobri que a Farinha de Trigo Rosa Branca Premium é a que me dá os melhores resultados.
Ela tem um teor de proteína mais alto, o que ajuda demais no desenvolvimento do glúten e na elasticidade da massa. As pizzas ficam crocantes por fora, com aquela beirada infladinha e macia por dentro.
Quando comecei a levar pizza mais a sério, pesquisei bastante e vi que muita gente recomendava essa marca. Resolvi testar e não larguei mais. Até meus amigos notaram a diferença.
Quando eu comecei a me preocupar mais com a alimentação, a primeira mudança que tentei foi trocar a farinha branca pela integral. No começo foi estranho, porque eu sempre fui acostumada com pão fofinho, bolo bem leve…
E a farinha integral dá uma textura diferente, mais pesada, mais densa mesmo. Mas com o tempo fui ajustando as receitas. Hoje, por exemplo, quando faço bolo, misturo metade da farinha branca com a integral, e o resultado fica ótimo: mais saudável e ainda gostoso.
Outra coisa que percebi foi o impacto na digestão. Parece besteira, mas a farinha integral me ajuda a ter um intestino mais regulado.
Sem contar que dá uma sensação de saciedade maior não fico com fome meia hora depois de comer. Então, apesar de às vezes ainda usar a branca em receitas específicas, a integral virou a queridinha aqui em casa.
Sinceramente, eu não sou radical. Tem gente que diz que a farinha branca é “vilã”, mas acho que tudo depende do equilíbrio. Quando quero um pão mais rústico, com sabor mais intenso, vou na farinha integral.
Agora, se é pra fazer um pão doce ou uma massa mais leve, a branca funciona melhor, sem dúvida. Já tentei fazer cuca com farinha integral e ficou meio “pesadona”, sabe?
Também não posso negar que a farinha branca é mais versátil e mais fácil de trabalhar. Mas quando quero cuidar da alimentação, fazer escolhas melhores, dou preferência à integral.
Às vezes misturo as duas, principalmente quando estou tentando adaptar alguma receita clássica pra uma versão mais saudável. No fim, acho que o segredo tá aí: não se prender só a um tipo, mas saber quando usar cada uma.
Eu era do tipo que nem pensava nisso. Pegava qualquer farinha no mercado e pronto. Mas aí comecei a ler mais sobre alimentação, principalmente porque tenho histórico de diabetes na família.
Descobri que a farinha integral, por ser menos processada e conter mais fibras, ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue mais estáveis.
Comecei trocando só nos pães, depois fui testando em bolos, panquecas, até massas salgadas. No começo estranhei um pouco o sabor mais terroso e a textura, mas hoje me acostumei tanto que quando como algo feito com farinha branca, até acho meio sem graça.
Claro que não é todo mundo que curte essa pegada mais “natural”, mas pra mim fez toda a diferença na saúde. Me sinto mais disposta, com mais energia e menos “peso” depois das refeições.
Dá uma olhada nesses links, pode gostar!
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo para salgados?
- Qual a farinha de trigo mais saudável?
- Qual a melhor marca de farinha de trigo para pão?
- Quais são as melhores marcas de farinhas de trigo para bolo?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo tipo 1?
- Quais são as melhores marcas de farinha de trigo importada?
- Qual é a melhor marca de farinha de trigo integral?
- Qual é a melhor marca de farinha mais saudável que existe?
- Qual a melhor marca de farinha com menor índice glicêmico?
- Qual é a melhor marca farinha de trigo italiana?
- Qual farinha de trigo é melhor, Dona Benta ou Vilma?
- Qual a melhor farinha de trigo do Rio Grande do Sul?
- Farinha de trigo Venturelli é boa?
- Qual a melhor marca de farinha para fazer pizza?
- A farinha Globo Superiore é boa?
- A farinha de trigo Globo é boa?
Vou ser sincero: eu até tentei entrar nessa onda de comer tudo integral, mas não consegui me adaptar. Fiz pão, fiz bolo, até panqueca…
E tudo ficou seco, pesado, com gosto meio estranho. Talvez eu tenha errado nas proporções, não sei. Mas aqui em casa ninguém curtiu.
Pra mim, a farinha branca ainda é imbatível em termos de textura e sabor. Claro, sei que a integral é mais saudável e tudo mais, mas prefiro fazer esse equilíbrio de outra forma, tipo adicionando mais legumes e fibras em outras partes da dieta.
Não acho que precise abrir mão do sabor e da leveza em tudo. Talvez um dia eu tente de novo com outras receitas, mas por enquanto, fico com a boa e velha farinha de trigo branca mesmo.
Quando comecei a usar farinha integral, achei que seria só uma substituição simples… mas não é bem assim. Aprendi que ela absorve mais líquido, que precisa de mais tempo pra hidratar, que não cresce igual… E foi aí que meu lado curioso na cozinha despertou de vez.
Comecei a pesquisar receitas específicas, entender como equilibrar os ingredientes e isso me fez evoluir muito como cozinheira amadora.
Hoje, eu uso muito mais a farinha integral, principalmente porque ela me dá a sensação de estar cuidando do meu corpo. E sinceramente?
Os sabores ficam mais ricos, mais intensos. É diferente do que a gente aprende quando criança, com aquelas massas branquinhas, fofinhas.
A farinha integral tem personalidade. Claro que de vez em quando eu uso a branca, principalmente pra fazer massas de festa, mas a integral virou minha aliada diária. Me sinto bem e ainda aprendi um monte no processo, recomendo ver esse vídeo também, pode ajudar!