Preciso comprar alguns cabos que sejam reforçados e, por isso, queria indicações de qual a melhor marca de cabo tipo C.
Olha, depois de quebrar a cabeça com vários cabos ruins, descobri que o cabo da Anker é o que mais me dá confiança hoje em dia.
Ele é mais caro, mas vale cada centavo. Uso no celular, no notebook e até pra carregar o power bank. O acabamento é impecável, o material é trançado e resistente, e o conector não fica frouxo depois de um tempo como já vi acontecer com outras marcas.
Já deixei cair no chão, puxei sem querer e o cabo continua firme e forte. Nunca mais volto pra aqueles cabos de camelô ou até de marca famosa que são mais marketing do que qualidade.
Pra mim, a melhor marca é a Baseus. Descobri eles por acaso numa loja online e fiquei impressionado.
Os cabos são muito bem construídos, têm suporte a carregamento rápido (uso com o meu carregador de 65W sem problema) e custam bem menos do que marcas tipo Belkin ou Anker.
Eu tenho um modelo com ponta em L, que uso no tablet enquanto assisto filmes deitado, e é super prático. O diferencial deles é que fazem cabos com design inteligente e não cobram uma fortuna por isso.
Já testei várias marcas e, sinceramente, a que mais me surpreendeu foi a Ugreen. Os cabos têm uma qualidade muito acima da média, parecem feitos pra durar mesmo.
Tenho um que uso diariamente no trabalho, enrolando e desenrolando toda hora, e ele ainda tá novinho. Ele não esquenta, entrega dados rapidinho e aguenta carga pesada.
Acho que a galera ainda subestima essa marca, mas olha… eu recomendo pra todo mundo. Já até dei de presente pra minha irmã.
Como saber se o cabo é bom?
Minha escolha vai contra a maioria aqui, mas pra mim a melhor marca é a Samsung mesmo, principalmente os cabos originais que vêm com os carregadores mais novos. Sei que parece básico, mas eles entregam exatamente o que prometem.
Tenho um de um Galaxy antigo que tá comigo há uns 3 anos e nunca me deixou na mão. Claro que não é tão bonito quanto um trançado da Anker, mas em termos de compatibilidade, segurança e eficiência, é difícil bater. E como é da própria marca do celular, acho mais confiável.
Então, eu já passei por vários perrengues com cabo tipo C. O que aprendi na prática é que nem todo cabo é igual, mesmo parecendo. Hoje, quando vou comprar, eu olho primeiro se ele tem certificação de carga rápida, tipo “PD” (Power Delivery) ou “QC” (Quick Charge).
Mas não fico só nisso. Uma vez comprei um cabo que dizia ser PD, mas esquentava muito, e aí percebi que o revestimento era muito fino, mal isolado. Desde então, só pego cabos mais reforçados, de preferência com malha de nylon, que são mais resistentes.
E outra coisa que me ajuda muito: vejo a espessura do cabo quando ele é muito fininho, desconfio. Já os mais robustos costumam durar bem mais e aguentam mais corrente. Ah, e se possível, levo um carregador confiável pra testar antes de comprar. Se o celular carrega lento ou nem reconhece o cabo, já descarto.
Eu confesso que só fui entender o que faz um cabo tipo C ser bom depois de perder um HD externo por usar um cabo vagabundo. No meu caso, o problema nem foi na hora de carregar, mas sim na transferência de dados.
Eu trabalho com arquivos grandes, e um cabo ruim simplesmente corrompeu uma transferência. Desde então, eu me atento a alguns detalhes: primeiro, vejo se ele é USB 3.1 ou 3.2, que tem aquelas conexões azuis ou algum indicativo na embalagem.
Esses modelos têm velocidades bem mais altas, e não é só questão de carregar rápido, mas de transferir bem. Também olho as avaliações de outros usuários online, especialmente se alguém mencionou usar o cabo pra HD ou notebook.
É um combo de resistência, velocidade e compatibilidade. E fujo dos cabos que não mostram essas especificações com clareza.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de smartphone para fotografia?
- Dicas de celular Samsung com ótimo custo-benefício
- Discussão sobre o smartphone mais impressionante do mercado
- Duelo de titãs: A54 vs. M54
- Buscando celular custo-benefício até R$ 1500
- Escolha entre celular A14 ou M14
- Qual a melhor marca de celular do momento?
- Qual celular comprar com até R$1000?
- Qual o melhor smartphone da Samsung?
- Quais as melhores opções de smartphone até R$ 1000?
- Sugestões para o melhor celular da Motorola
- Que celular vale a pena por menos de R$ 2000?
- Que celular consigo comprar de no máximo R$ 3 mil?
- Qual é melhor, Samsung S24 ou iPhone 14?
- Qual o melhor S23 ou iPhone 15?
- Qual a melhor câmera, iPhone 14 ou Samsung S23 Ultra?
- Qual a melhor câmera de celular, iPhone ou Samsung?
- Qual bateria dura mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual é a melhor opção entre o Samsung S23 e o iPhone 13?
- Qual compensa mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual Samsung bate de frente com o iPhone?
- Qual celular é mais seguro contra hackers?
- O Samsung S23 é melhor que o iPhone?
- Qual celular é mais seguro, iPhone ou Samsung?
- Vale a pena trocar do iPhone para um Samsung?
- O POCO é melhor que o Redmi?
- Qual Xiaomi tem a melhor bateria?
- Quais são as vantagens de ter um iPhone 11?
- iPhone 13 vantagens e desvantagens
- Qual é melhor, Xiaomi ou Samsung?
- O Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom?
- Qual é melhor, Poco X6 ou Note 13 Pro?
- Qual o Xiaomi com a melhor câmera?
- Qual o melhor celular da Xiaomi lançado?
- Qual a linha mais alta da Xiaomi?
- Celulares com carregamento ultrarrápido: quais valem a pena?
- Quem é melhor, Samsung ou iPhone?
- Quais são as 3 melhores marcas de celular?
- Celular Realme GT 7T é bom? Vale a pena comprar?
- Qual a melhor marca de celular pensando em autonomia de bateria?
- Celular Realme GT 7 é bom?
- Qual é o melhor celular para jogos?
Pra mim, a qualidade de um cabo tipo C começa pelo básico: ele carrega direito? Eu comprei uns baratos no camelô achando que dava na mesma, mas duraram poucas semanas. Depois disso, virei meio chato com isso.
Agora, só compro de marcas conhecidas, tipo Anker, Baseus, Ugreen, que são um pouco mais caras, mas valem cada centavo. Aí sim eu noto que o carregamento é rápido de verdade e constante meu celular não fica esquentando nem parando de carregar do nada.
Também vejo se o cabo tem proteção contra sobretensão, que é algo que as boas marcas costumam indicar na embalagem.
Eu uso um app de medição de corrente (tipo Ampere) pra ver se o cabo está entregando o que promete. Com o tempo, você percebe fácil quando um cabo é confiável ou não, só pelo jeito que o celular responde.
O que mais me ajuda a saber se um cabo tipo C é bom é a experiência com o tempo. Já comprei cabos bonitinhos, com led, coloridos, achando que eram bons… e em dois meses já estavam quebrando perto do conector.
Hoje, minha dica é: fuja de firula. Vai no simples e bem construído. Gosto de cabos com reforço nas pontas, aquele acabamento que segura bem o conector pra ele não dobrar fácil.
Também dou preferência pra aqueles com malha trançada, porque além de mais resistentes, eles não enrolam com tanta facilidade. Se o cabo começar a apresentar falhas de conexão, tipo o celular carregando e parando o tempo todo, já descarto.
E outro sinal é o tempo de carregamento: se demora mais que o normal, é sinal de que o cabo não está passando a energia direito. Já troquei só o cabo e meu celular voltou a carregar super rápido!