Quero saber qual a melhor marca de celular pensando em autonomia de bateria?
Olha, eu já tive Samsung, Motorola, Xiaomi e agora tô com um Realme GT 7T, e posso dizer sem sombra de dúvidas que esse último foi o que mais me surpreendeu na questão de bateria.
Eu trabalho na rua o dia inteiro, uso bastante o GPS, WhatsApp, e ainda escuto música em streaming quase o tempo todo.
Mesmo assim, chego em casa com uns 30% de bateria. E isso porque nem tô no modo economia! O carregamento também é um absurdo de rápido, tipo… meia hora e já tá em quase 100%. A Realme me conquistou nesse ponto, viu? Fiquei impressionado.
Já testei algumas marcas, mas a que mais me entregou em termos de autonomia de bateria foi a Xiaomi, especialmente nos modelos da linha Poco. Atualmente tô com o Poco X5 Pro, e o bicho é guerreiro.
Fico o dia inteiro longe da tomada, usando redes sociais, e até jogando de vez em quando, e mesmo assim ele aguenta firme até a noite.
Uma vez fiquei um fim de semana inteiro sem carregar porque fui pra um sítio e só usei pra fotos e mensagens, e o celular aguentou de boa. Isso nunca aconteceu com meus antigos Samsung ou até com um iPhone que tive. Pra mim, Xiaomi é sinônimo de bateria duradoura.
Comprei um Motorola Moto G Power no ano passado só por causa da fama da bateria e realmente… que celular resistente! Ele não tem o melhor desempenho do mundo, mas se o assunto é autonomia, pode confiar.
Às vezes passo dois dias inteiros sem carregar. O segredo dele é que não tem muito processo rodando em segundo plano, e o sistema é mais “limpo”, então não suga tanta energia. Fora que o carregador turbo da Motorola é super competente.
Claro que se for comparar com celulares mais tops de linha em outros quesitos, ele perde, mas em bateria é imbatível.
Gente como saber se a bateria do celular é boa?
Sempre ouvi falar bem dos iPhones, mas quando comprei o iPhone 12, me decepcionei com a autonomia de bateria.
Tive que começar a andar com power bank na mochila. Depois disso, mudei pra um celular da Realme GT 7, e que diferença!
A bateria dura fácil o dia todo, mesmo com uso pesado. E quando preciso carregar, ele vai de 0 a 100% em menos de 40 minutos.
Eu realmente não conhecia essa marca antes, achava que era só mais uma chinesa qualquer, mas queimei a língua. Bateria excelente, desempenho ótimo e preço justo. Hoje recomendo pra todo mundo que me pergunta.
Olha, eu aprendi do jeito difícil a reconhecer quando uma bateria é realmente boa. Comprei um celular top de linha, mas a bateria parecia de entrada descarregava em 4 horas com uso moderado.
Hoje em dia, quando pego um novo celular, eu passo os primeiros dias só observando o desempenho da bateria. Se com 100% ela aguenta pelo menos o dia todo com brilho médio, redes sociais, um pouco de vídeo e chamadas, aí sim considero boa.
Outra coisa que faço é checar o consumo em segundo plano nas configurações. Já tive aparelho que perdia 15% só com os apps rodando escondidos.
Se a bateria cai muito rápido em standby, tem algo errado. E, claro, nada como observar depois de alguns meses: se ela continua firme, então é sinal de que é de boa qualidade.
Sempre que me perguntam isso, eu respondo que pra mim o termômetro é o carregador. Parece besteira, mas se a bateria é boa, você não fica desesperado atrás do carregador no meio do dia.
Tenho um costume que ajuda: carrego o celular à noite, uso o dia todo e só volto a carregar na noite seguinte. Se consigo manter essa rotina por meses, é porque a bateria é boa. Outro detalhe que eu percebo é o tempo de carregamento.
Já tive celular que prometia “carregamento turbo”, mas demorava horrores. Quando a bateria é de qualidade, ela segura a carga e aceita a carga rápida de forma eficiente. Ah, e claro, se começar a esquentar demais durante o uso normal, pode apostar que tem algo errado com a saúde dela.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de smartphone para fotografia?
- Dicas de celular Samsung com ótimo custo-benefício
- Discussão sobre o smartphone mais impressionante do mercado
- Duelo de titãs: A54 vs. M54
- Buscando celular custo-benefício até R$ 1500
- Escolha entre celular A14 ou M14
- Qual a melhor marca de celular do momento?
- Qual celular comprar com até R$1000?
- Qual o melhor smartphone da Samsung?
- Quais as melhores opções de smartphone até R$ 1000?
- Sugestões para o melhor celular da Motorola
- Que celular vale a pena por menos de R$ 2000?
- Que celular consigo comprar de no máximo R$ 3 mil?
- Qual é melhor, Samsung S24 ou iPhone 14?
- Qual o melhor S23 ou iPhone 15?
- Qual a melhor câmera, iPhone 14 ou Samsung S23 Ultra?
- Qual a melhor câmera de celular, iPhone ou Samsung?
- Qual bateria dura mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual é a melhor opção entre o Samsung S23 e o iPhone 13?
- Qual compensa mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual Samsung bate de frente com o iPhone?
- Qual celular é mais seguro contra hackers?
- O Samsung S23 é melhor que o iPhone?
- Qual celular é mais seguro, iPhone ou Samsung?
- Vale a pena trocar do iPhone para um Samsung?
- O POCO é melhor que o Redmi?
- Qual Xiaomi tem a melhor bateria?
- Quais são as vantagens de ter um iPhone 11?
- iPhone 13 vantagens e desvantagens
- Qual é melhor, Xiaomi ou Samsung?
- O Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom?
- Qual é melhor, Poco X6 ou Note 13 Pro?
- Qual o Xiaomi com a melhor câmera?
- Qual o melhor celular da Xiaomi lançado?
- Qual a linha mais alta da Xiaomi?
- Celulares com carregamento ultrarrápido: quais valem a pena?
- Celular Realme GT 7T é bom? Vale a pena comprar?
Pra mim, a melhor maneira de saber se a bateria é boa mesmo é analisar a estabilidade dela. Já reparou quando você está com 50% e do nada cai pra 20%?
Isso é um sinal claro de que a bateria tá viciada ou com problema. Eu tive um celular assim e foi frustrante. Agora, com o que tenho hoje, a carga desce de forma bem linear.
Além disso, costumo usar apps que mostram a saúde da bateria tipo o AccuBattery. Eles mostram a capacidade real comparada com a original de fábrica. Se a saúde estiver acima de 85%, mesmo depois de muitos ciclos, então é uma bateria resistente.
Outra coisa que percebo é o comportamento com jogos e vídeos: se consigo jogar sem perder 20% em 10 minutos, já é um ótimo sinal.
A primeira coisa que faço quando compro celular novo é testar a autonomia em uso contínuo. Eu passo um sábado inteiro mexendo no celular redes sociais, vídeo, música, câmera, tudo.
Se ele durar até a noite com uma única carga, então sei que a bateria é boa. Já tive celulares que não duravam nem 6 horas com esse tipo de uso. Outra coisa que sempre reparo é se o aparelho desliga quando a carga está baixa. Já viu celular que desliga com 10%?
Isso mostra que a calibração da bateria tá errada, e isso não é um bom sinal. Eu gosto de celular que te avisa e realmente vai até 1% antes de apagar. Parece bobo, mas demonstra uma bateria bem gerenciada e saudável.