Tô entre Samsung, Apple e Xiaomi. Cada uma tem seus fãs, mas queria saber qual entrega mais pelo preço que cobra.
Olha, depois de tantos anos trocando de celular a cada dois ou três anos, eu finalmente encontrei uma marca que me passa confiança real: Samsung.
Comprei um Galaxy S22 há mais de um ano e ele continua com desempenho excelente, sem travamentos, com atualizações constantes e a bateria ainda está muito boa.
Já deixei ele cair (sem capinha!) e, por sorte, não aconteceu nada grave. Fora que a Samsung tem uma política bacana de atualizações de sistema, coisa que muita marca ignora. Pra mim, hoje ela é a melhor quando penso em desempenho e durabilidade.
Eu testei vários celulares ao longo dos últimos anos, mas o que mais me impressionou em termos de resistência e desempenho foi o iPhone, especialmente a linha 13 pra frente.
O iOS é muito otimizado, então mesmo com menos memória RAM, ele roda tudo muito suave. E o aparelho em si é muito resistente já mergulhou na piscina, caiu no chão de concreto, e segue firme e forte.
Só acho que tem que saber cuidar da bateria (evitar deixar carregar a noite toda, por exemplo), porque senão ela vai embora rápido.
Mas no geral, o iPhone tem me entregado o melhor combo de performance com durabilidade.
Pra mim, Xiaomi ainda é a melhor escolha em termos de custo-benefício, principalmente quando falamos de desempenho.
Eu uso um Poco F5 atualmente e ele é uma máquina! Roda jogo pesado, edito vídeo direto nele e ainda tem uma bateria que dura quase dois dias.
Sobre durabilidade, ele me surpreendeu já caiu da bancada da cozinha e só rachou a película. O segredo é pegar um modelo intermediário premium ou flagship.
Muita gente critica o MIUI, mas se você sabe mexer, dá pra configurar tudo pro celular ficar super fluido. Só falta mesmo melhorar um pouco a política de atualizações.
Gente como escolher um bom celular?
Sinceramente, nunca fui muito fã da Apple ou da Samsung, sempre achei muito marketing. Mas aí resolvi testar o OnePlus por indicação de um amigo, e, olha, foi a melhor decisão.
Eu comprei o OnePlus 10T e ele é extremamente rápido, com um carregamento absurdo de rápido (carrega em menos de meia hora!) e ainda tem um sistema super limpo, sem bloatware.
Quanto à durabilidade, tô usando há mais de 1 ano e ele não perdeu desempenho nem ficou com a bateria viciada. É uma marca pouco falada aqui no Brasil, mas quem conhece sabe o valor que tem.
Gente, eu juro que achei que celular bom mesmo era só Samsung ou Apple, até que eu comprei um Asus Zenfone. Atualmente tô com o Zenfone 9 e ele me surpreendeu demais.
É compacto, rápido, a bateria segura o dia inteiro e o acabamento do aparelho é muito resistente. Eu sou super desastrado e ele já caiu várias vezes só uns arranhões.
Fora que a Asus tem se mostrado bem séria com as atualizações de software, o que me dá mais segurança de que o aparelho não vai “envelhecer” rápido. Recomendo demais pra quem quer desempenho e longevidade.
Depois de tanta frustração com celulares que travavam em menos de 2 anos, eu resolvi investir de verdade e comprei um iPhone 14 Pro.
Foi caro? Foi. Mas também foi o melhor celular que já tive. O desempenho é surreal eu abro 10 apps ao mesmo tempo e ele não dá nenhum sinal de lentidão.
A câmera é impecável, e a bateria dura bem mais do que eu esperava. E sobre durabilidade… bom, o meu anterior, um iPhone 8, durou quase 6 anos! Então quando penso em longo prazo, o investimento acaba compensando.
Pra mim, o mais importante na hora de escolher um celular é a câmera. Eu trabalho com fotografia e, mesmo não sendo fotógrafo profissional, gosto de registrar tudo em boa qualidade.
Sempre olho a quantidade de megapixels, mas não me deixo enganar só por isso. Analiso também o tipo de lente, abertura, se tem estabilização óptica e, principalmente, o desempenho em fotos noturnas.
Gosto de ver testes no YouTube comparando imagens reais, porque os números no papel nem sempre dizem tudo.
Outro ponto: a memória interna. Como tiro muitas fotos, prefiro celulares com pelo menos 256 GB, já que nem todos têm entrada pra cartão SD hoje em dia.
Quando fui trocar meu celular, eu fiquei super perdida com tantas opções. O que me ajudou foi listar o que realmente era importante pra mim: bateria duradoura, fluidez nos aplicativos (uso muito apps de faculdade, redes sociais e YouTube), e um preço justo.
Não precisava ser top de linha, mas também não queria um que travasse com o tempo. Acabei optando por um aparelho intermediário com 8 GB de RAM e processador Snapdragon, que aguenta o tranco sem engasgar.
Ah, e uma coisa que ninguém fala muito, mas que valorizo muito: tempo de suporte do fabricante. Gosto de saber que o celular vai receber atualizações por alguns anos, não só um.
Escolher celular, pra mim, é uma questão de equilíbrio técnico e custo-benefício. Sempre começo definindo o que vou fazer com ele: no meu caso, muita planilha, videochamadas, e multitarefa.
Então dou prioridade pra processador potente (tipo Snapdragon 8 ou Dimensity da MediaTek), e pelo menos 12 GB de RAM. Depois olho a durabilidade da construção (gosto de corpo em alumínio, vidro com proteção Gorilla Glass, etc.).
Outro fator crucial: frequência de atualizações de segurança. Marcas como Samsung e Google estão mandando bem nisso.
E, claro, levo em consideração se ele tem 5G, NFC e suporte a Wi-Fi 6. Se for pra investir, tem que durar no mínimo uns 3 a 4 anos.
Aqui no Forúm temos alguns tópicos que pode gostar, dá uma olhada!
- Qual a melhor marca de smartphone para fotografia?
- Dicas de celular Samsung com ótimo custo-benefício
- Discussão sobre o smartphone mais impressionante do mercado
- Duelo de titãs: A54 vs. M54
- Buscando celular custo-benefício até R$ 1500
- Escolha entre celular A14 ou M14
- Qual a melhor marca de celular do momento?
- Qual celular comprar com até R$1000?
- Qual o melhor smartphone da Samsung?
- Quais as melhores opções de smartphone até R$ 1000?
- Sugestões para o melhor celular da Motorola
- Que celular vale a pena por menos de R$ 2000?
- Que celular consigo comprar de no máximo R$ 3 mil?
- Qual é melhor, Samsung S24 ou iPhone 14?
- Qual o melhor S23 ou iPhone 15?
- Qual a melhor câmera, iPhone 14 ou Samsung S23 Ultra?
- Qual a melhor câmera de celular, iPhone ou Samsung?
- Qual bateria dura mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual é a melhor opção entre o Samsung S23 e o iPhone 13?
- Qual compensa mais, o S23 ou o iPhone 14?
- Qual Samsung bate de frente com o iPhone?
- Qual celular é mais seguro contra hackers?
- O Samsung S23 é melhor que o iPhone?
- Qual celular é mais seguro, iPhone ou Samsung?
- Vale a pena trocar do iPhone para um Samsung?
- O POCO é melhor que o Redmi?
- Qual Xiaomi tem a melhor bateria?
- Quais são as vantagens de ter um iPhone 11?
- iPhone 13 vantagens e desvantagens
- Qual é melhor, Xiaomi ou Samsung?
- O Xiaomi Redmi Note 13 Pro é bom?
- Qual é melhor, Poco X6 ou Note 13 Pro?
- Qual o Xiaomi com a melhor câmera?
- Qual o melhor celular da Xiaomi lançado?
- Qual a linha mais alta da Xiaomi?
- Celulares com carregamento ultrarrápido: quais valem a pena?
- Quem é melhor, Samsung ou iPhone?
- Quais são as 3 melhores marcas de celular?
- Celular Realme GT 7T é bom? Vale a pena comprar?
- Qual a melhor marca de celular pensando em autonomia de bateria?
- Celular Realme GT 7 é bom?
- Qual é o melhor celular para jogos?
- Qual a melhor marca de cabo tipo C?
Como trabalho com redes sociais, preciso de um celular que me ajude a gravar vídeos com boa qualidade, fazer edições rápidas e ainda aguentar horas de uso intenso.
Então minhas prioridades são: boa câmera frontal, modo retrato com fundo desfocado bem feito, e um modo vídeo que funcione bem mesmo em movimento
. E não pode faltar uma tela com taxa de atualização alta (uso muito reels e TikTok, então 120 Hz faz diferença!).
Também dou muito valor a um bom microfone embutido, porque o som do vídeo é tão importante quanto a imagem. E, claro, um carregamento rápido ajuda muito quando o tempo é corrido.
Eu sou aquele tipo de pessoa que pesquisa tudo antes de comprar. Quando fui escolher nosso novo celular aqui em casa, fiz uma tabela comparando os modelos. O que analisei?
Tabela que usei para comparar:
| Critério | O que procurei |
|---|---|
| Processador | Que seja pelo menos octa-core |
| RAM | 6 GB ou mais |
| Armazenamento | Mínimo de 128 GB |
| Tela | AMOLED, Full HD+ |
| Bateria | 5000 mAh com carregamento rápido |
| Câmera | Mínimo de 50 MP e boa frontal |
| Atualizações | Suporte por 2 anos ou mais |
| Preço | Até R$ 2.500 |
Com essa tabela, fui eliminando os modelos que não atendiam pelo menos 5 desses itens. No fim, escolhemos um intermediário premium da Xiaomi, que tá dando conta direitinho.