Como escolher bons produtos de skincare?

Oi, gente! Tudo bem?

Hoje eu resolvi trazer um tema que faz parte da minha rotina há um bom tempo e que, sinceramente, transformou a minha pele: skincare. Já testei vários produtos, cometi erros, acertei outros, mas aprendi muita coisa nesse processo.

Se você também quer montar uma rotina de cuidados com a pele e não sabe por onde começar, vou te contar tudo o que aprendi na prática — de forma clara, pessoal e direta ao ponto.

Como saber se o produto de skincare é bom?

Essa é uma pergunta que eu também me fazia muito no início. Com tanta opção no mercado, a gente acaba ficando perdida. Hoje eu sigo alguns critérios que me ajudam a identificar se um produto realmente vale a pena:

Principais pontos para avaliar um bom produto de skincare:

Critério O que observar
Composição Ingredientes comprovadamente eficazes como ácido hialurônico, niacinamida, ceramidas.
Tipo de pele O produto precisa ser específico para o seu tipo de pele (oleosa, seca, mista etc).
Testes dermatológicos Prefira produtos testados dermatologicamente e com selo de aprovação.
Marca confiável Verifique a reputação da marca no mercado.
Feedback de usuários Avaliações em sites e fóruns ajudam muito a entender como o produto age na prática.

Eu já comprei produto só porque estava “na moda” e me arrependi… Por isso hoje eu não deixo de olhar esses pontos antes de investir.

Quais produtos são bons para fazer skin care?

Essa pergunta é super comum, e a verdade é que não existe uma única resposta. Vai depender do seu tipo de pele e das suas necessidades. Mas, com base na minha experiência, esses são os produtos essenciais para uma rotina equilibrada:

Produtos básicos para skincare diário:

Manhã:

• Gel de limpeza facial suave
  • Tônico facial (opcional)
  • Vitamina C
  • Hidratante leve
  • Protetor solar com FPS 30 ou mais

Noite:

• Demaquilante (se usou maquiagem)
  • Gel ou espuma de limpeza
  • Sérum com ativos (ácido hialurônico, niacinamida, etc.)
  • Hidratante mais denso ou com ativos noturnos

Dica pessoal: Eu comecei com produtos básicos e aos poucos fui adicionando séruns e tônicos. Isso me ajudou a entender melhor o que a minha pele precisava.

Qual é a melhor marca de produtos de skin care?

Essa pergunta rende bastante! Eu testei muitas marcas e, sinceramente, não existe uma única melhor marca. Mas posso listar aquelas que mais funcionaram pra mim e que são referência entre dermatologistas:

Marca Pontos fortes
La Roche-Posay Eficaz para peles sensíveis e acneicas. Ótima linha de protetor solar.
Vichy Hidratantes e tônicos de alta qualidade.
CeraVe Fórmulas simples e eficientes, com ótimo custo-benefício.
Skinceuticals Produtos de alta performance, especialmente vitamina C e antioxidantes.
Simple Marca acessível, sem fragrância e boa para peles sensíveis.

Obs: Eu uso o hidratante facial da CeraVe há mais de um ano e ele funciona perfeitamente na minha pele mista.

Pode usar vitamina c de dia?

Sim! Pode e deve! A vitamina C é um antioxidante poderoso que protege a pele contra os danos dos radicais livres — que são intensificados pela exposição solar e poluição.

Importante:
Sempre use protetor solar após a aplicação da vitamina C, porque isso potencializa os efeitos e protege a pele de possíveis reações ao sol.

Posso usar sérum e hidratante juntos?

Sim! E essa combinação é maravilhosa, principalmente à noite. O sérum geralmente tem uma textura mais leve e concentra ativos poderosos. Já o hidratante vem depois, selando esses ativos na pele.

Como eu costumo usar:

1. Lavo o rosto com gel de limpeza
  2. Aplico o sérum (ex: ácido hialurônico)
  3. Depois, passo o hidratante por cima

Essa camada dupla de tratamento deixa minha pele mais viçosa e hidratada ao longo do dia.

Qual a ordem certa do skincare?

Essa dúvida é super comum, mas é importante entender que a ordem influencia na eficácia dos produtos. Depois de muitos testes, hoje eu sigo essa sequência, que é considerada ideal por dermatologistas:

Ordem recomendada para o skincare

Manhã:

1. Limpeza
  2. Tônico (opcional)
  3. Vitamina C ou sérum leve
  4. Hidratante
  5. Protetor solar

Noite:

1. Demaquilante (caso use maquiagem)
  2. Limpeza facial
  3. Tônico (opcional)
  4. Sérum com ativos de tratamento
  5. Hidratante

Dica de ouro: não exagere na quantidade de produtos. Às vezes, menos é mais.

Escolher bons produtos de skincare não precisa ser complicado. Eu mesma demorei um tempo para montar minha rotina ideal, mas tudo começou com o básico e muita observação da minha própria pele.

A dica mais importante que posso te dar é: entenda o que a sua pele precisa e escolha produtos que se encaixem nessa necessidade. Assim, os resultados vão aparecer naturalmente — e sua pele vai agradecer!

Se alguém quiser compartilhar o que funciona na sua rotina, deixa aqui nos comentários. Trocar experiências é sempre enriquecedor!

7 curtidas

Adorei o post! :clap: Eu sempre ficava perdida na ordem dos produtos, principalmente de manhã. Agora entendi que o protetor vem sempre por último! Vou ajustar minha rotina já.

5 curtidas

Eu também fazia errado! Às vezes passava o hidratante depois do protetor achando que hidratava mais :sweat_smile:
Agora entendi que eu tava anulando o efeito da proteção solar!

5 curtidas

Alguém aqui já usou o sérum de vitamina C da Skinceuticals? Tô pensando em investir, mas o preço é meio salgado. Será que vale mesmo?

4 curtidas

Pra mim valeu cada centavo. A textura é leve, absorve rápido e deixa a pele com um brilho saudável.
Mas se você quiser uma opção mais em conta, já testei o da Tracta e me surpreendeu!

4 curtidas

Gente, minha pele é super oleosa… Será que a CeraVe tem hidratante que não deixa a pele ainda mais brilhosa?

5 curtidas

Eu tenho a pele oleosa e uso o CeraVe Facial Loção Hidratante PM (mesmo sendo noturna, uso às vezes de dia com protetor).
É bem leve, sem fragrância e não pesa nada.

5 curtidas